João Fonte Santa - O Colapso da Civilização
  
  
O COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO 
João Fonte Santa 
 
"What will these hands ne're be cleane? No more o'that my Lord, no more o'that: you marre all with this starting (...) Heere's the smell of the blood still: all the perfumes of Arabia will not sweeten this little hand. Oh, oh, oh" 
The Tragedy of Macbeth - William Shakespeare 
 
O Colapso da Civilização é o título da mais recente apresentação de trabalho de João Fonte Santa. Trata-se de uma exposição de arqueologia futurista, onde temos acesso aos vestígios calcificados da civilização, embalados e catalogados, momentos antes do seu eminente colapso. Uma Pompeia radioativa, cibernética, neoliberal, sob um céu 3D. 
O Colapso da Civilização é um pot-pourri visual de uma sociedade que se pensava invulnerável e que acreditava que a eternidade se resumia àquele breve instante de gravidade zero em que o Mundo é perfeito! 
Como em todas as histórias esta exposição começa com uma frase: "Há muito, muito tempo atrás numa terra muito distante..." 
  
 João Fonte Santa, "3ª aparição da virgem a Friedrich von Hayek nas ruínas do Centro para a Investigação do Desconhecido", 2013-14 
                         
  
Na senda das mais recentes propostas expositivas onde, como curador e artista, João Fonte Santa questionou e trouxe a debate o atual contexto sociopolítico internacional com um olhar interventivo e crítico, esta exposição traz nova produção, em formatos inéditos, sobre papel e sobre tela, onde política, humor, ironia e visões apocalípticas se abraçam. 
  
Está em pré-venda o livro "54 Centrais Nucleares". O lançamento será realizado na galeria, no próximo dia 26 de junho. Clique no título para mais informação.  
  
 
BIOGRAFIA 
João Fonte Santa ( Évora, 1965) Vive e trabalha em Lisboa.  
Estudou Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. 
Começou por dedicar-se à produção de banda-desenhada underground. Lentamente, contudo, o seu trabalho afirmar-se-ia no campo da pintura, tendo começado a expor desde meados dos anos de 1990. 
Trabalhando a partir de um extenso banco de imagens e referências provindas sobretudo da cultura pop, a obra de Fonte Santa é o resultado de uma visão acutilante e particularmente crítica do mundo.  
Das suas exposições coletivas, destacam-se: Rádio Europa Livre (2011, Plataforma Revólver); O Declínio do Mundo pela Magia Negra (Casa das Artes, Tavira); Dive in (2013, Plataforma Revólver); O Fim da Violência (2013, Casa Bernardo, Caldas da Rainha); Nós (2014, Plataforma Revólver). Das suas exposições individuais, destacam-se: O Crepúsculo Dos Deuses (Galeria VPF Cream Art, Lisboa); Pintura Para Uma Nova Sociedade (Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira); O Aprendiz Preguiçoso, Festival Sonda (Atelier-Museu António Duarte, Caldas da Rainha); Frozen Yougurt Potlash (Galeria VPF Cream Art, Lisboa). 
  
 
  
   
  
  
  
  
Direção | Director 
Victor Pinto da Fonseca 
  
Mais informação | For more information 
vpfcreamart@artecapital.net  
(+351) 213 433 259 
(+351) 961 106 590 
Horário | Opening Hours 
Ter/Sáb: 14:00 - 19:00 | Tue/Sat: 2pm -7pm 
Encerrado nos feriados | Closed on holidays 
VPF Cream Art Gallery  
Rua da Boavista 84 1º 
1200-068 Lisboa Portugal 
Como chegar | How to get here 
Autocarro | Bus 774, 714
 
Elétrico | Tram 25E
 
Metro | Subway Cais do Sodré 
  
  
  
  
 |