Links

ENTREVISTA



JORGE MOLDER


Jorge Molder, a quem em 2010 foi atribuído o Grande Prémio Fundação EDP / Arte, um dos mais importantes prémios das artes visuais em Portugal, conversou com a Artecapital a propósito não só da exposição que tem neste momento no Círculo de Bellas Artes de Madrid, mas também sobre a situação actual do panorama artístico nacional.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



BENJAMIN GENOCCHIO


A 56ª BIENAL DE VENEZA DE OKWUI ENWEZOR É SOMBRIA, TRISTE E FEIA
Okwui Enwezor comprometeu-se a reimaginar a Bienal de Veneza. Concebeu o que só pode ser descrito como a bienal mais sombria, triste e feia de que há memória; uma mostra que, em nome da acção global e da mudança social, massacra o visitante com teoria política, em vez de nos dar os prazeres e a estimulação da grande arte. A sua visão do mundo é desolada, irada e deprimente.
LER MAIS

::: NEW PLACES, OLD BONES ::: SÃO TRINDADE
(+)

PERSPETIVA ATUAL

JOÃO CARLOS DE ALMEIDA E SILVA


PUBLI/CIDADES: UMA LEITURA DAS CONDIÇÕES DE CONSUMO DE HABITAÇÃO A PARTIR DO OPTIMISMO DA DIVULGAÇÃO PUBLICITÁRIA
A publicidade em revistas de arquitectura preenche uma parte significativa da totalidade do objecto publicado, pelo que, o seu papel no modo como o leitor recebe e interpreta o discurso editorial nelas produzido, é uma parte importante da mensagem veiculada. Pelas suas características, a publicidade actua frequentemente como uma forma específica de reprodução de imagens com o objectivo de tornar “público” um determinado produto, marca ou objecto.
LER MAIS


OPINIÃO

ALBERTO MORENO


OS CORVOS OLHAM-NOS
Um corvo dá-nos as boas vindas dentro de uma jaula. Não houve animal vivo na terra que melhor tenha sabido transmitir o suspense, elemento essencial da continuidade narrativa no Cinema. O Indie Lisboa, abriu mais um ano as suas asas e ofereceu-nos uma boa e coerente selecção de filmes, onde os filmes com mais orçamento coexistem com filmes com menos recursos, mas de talento.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

PEDRO CASTELO


BIJOY JAIN, STUDIO MUMBAI
Bijoy Jain é o arquitecto fundador do Studio Mumbai, um escritório de arquitectura com sede na Índia que tem alcançado nos últimos anos reconhecimento mundial com a construção de casas privadas impressionantemente situadas nas paisagens luxuriantes da Índia, numa prática desenvolvida por artesãos locais e arquitectos.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


FRANCESCA BELMONTE – A EMERGÊNCIA DE UMA ALMA VELHA JOVEM
Não é condição necessária e indispensável ser-se velho para se ser “velho”. A cantora e compositora londrina Francesca Belmonte anuncia-nos o lançamento do seu LP de estreia “Anima” no próximo dia 1 de Junho que, com uma notória determinação criativa, artística e humana que contrariam o que o estado embrionário da sua carreira a solo e os seus 25 anos de idade poderiam fazer crer, encontramos já impregnado de maturidade e autenticidade pessoais e musicais e, em simultâneo, de honestidade e humildade.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

YOKO ONO, "CUT PIECE" (1965)




DOUGLAS GORDON - DESIGNING VIDEO INSTALLATIONS







:: Encerramento (expectavelmente temporário) da controversa mesquita na 56ª Bienal de Veneza

:: IMAGENS MIGRATÓRIAS #3 – Jefta van Dinther| 16 Maio, Rivoli

:: 9ª edição das GAB-A, Galerias Abertas das Belas-Artes



PREVIEW

Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio


O HANGAR é um projeto que procura dar início a uma série de estratégias capazes de derrubar as barreiras entre a prática artística, a investigação e seu contexto urbano, concebido com a intenção de preencher o vazio existente entre a arte e o público, bem como criar pontes de intercâmbio cultural entre Lisboa, África e América do Sul.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

VASCO ARAÚJO

DEMASIADO POUCO, DEMASIADO TARDE


Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

Considerando que a missão das instituições museológicas no século XXI passa por documentar, analisar e reflectir sobre os objectos artísticos da sociedade em que se inserem, o feliz encontro, promovido pelo curador da exposição e director do CIAJG Nuno Faria, entre o artista Vasco Araújo e a colecção de arte africana do artista José de Guimarães é um modo pertinente de indagar e discutir a própria colecção do museu e questionar o papel e a autoridade dos museus etnográficos na pós-colonização.
LER MAIS Hugo Dinis

COLECTIVA

HYBRIDIZE OR DISAPPEAR


MNAC - Museu do Chiado , Lisboa
A exposição, com curadoria de João Laia, pretende analisar a forma como a cultura visual contemporânea se tem transformado de modo a conciliar dimensões aparentemente opostas. “Hybridize or Disappear” propõe um repensar de vários conceitos que emergem da aparição do digital, dos seus novos meios de produção, das suas potencialidades.
LER MAIS Liz Vahia

BRUCE NAUMAN

BRUCE NAUMAN


Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris
O edifício assinado por Jean Nouvel para a Fundação Cartier acolhe um conjunto de sete peças de Nauman, permitindo um diálogo único entre vários momentos do percurso do incontornável artista americano. Não existindo um planeamento determinado da exposição, cabe ao espectador a gestão da visita composta pelos cinco espaços principais da fundação.
LER MAIS Jorge Vieira Rodrigues

RENATO FERRÃO

CASCATAS E DESABAMENTOS


Sismógrafo, Porto
Os dioramas de Renato Ferrão são compostos, maioritariamente, por imagens de cascatas, tratando-se de apropriações paisagísticas – recolhidas, reenquadradas e adensadas pelo maneio experimentalista do artista –, sendo que a construção e a manipulação da mecânica interna dos objectos é um atributo diligente da sua acção artística.
LER MAIS Sara Castelo Branco

NÁDIA DUVALL

VISGRAAT


Galeria António Prates , Lisboa
Todo o trabalho de Nádia Duvall, desde os desenhos de diferentes formatos ou sobre diferentes suportes, passando pela sua obra escultórica, é resultado da performance. Não só do ponto de vista conceptual como do ponto de vista da execução.
LER MAIS Bárbara Valentina

FRANCISCO TROPA

PROTÓTIPOS


Galeria Quadrado Azul (Novo espaço em Lisboa), Lisboa
Quando entramos no universo artístico de Francisco Tropa, temos a vaga sensação de entrar no gabinete de um alquimista. O seu trabalho nasce da estupefacção que nos leva a colocar as mesmas questões vezes sem conta, cientes da impossibilidade da resposta.
LER MAIS Maria Beatriz Marquilhas

CHRISTIAN MARCLAY

THE CLOCK


Museu Coleção Berardo, Lisboa
O que distingue uma obra cinematográfica de uma instalação vídeo? Não é o suporte, nem a utilização de material de arquivo, tão comum em documentários; será a duração? Se este factor não é por si suficiente para fazer essa distinção, é sem dúvida um elemento a ter em conta.
LER MAIS Bárbara Valentina