Links

ENTREVISTA



RUI POÇAS


Rui Poças está associado aos nomes dos realizadores que vêm construindo alguns dos mais importantes filmes nacionais. Aparte da sua carreira de director de fotografia, que o leva a viajar grande parte do ano, Rui Poças aventurou-se em 2010 num projecto ímpar de divulgação da criação fotográfica, a Pickpocket Gallery.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



JOSÉ BARRIAS


A TUMULTUOSA FERTILIDADE DO HORIZONTE
As histórias são um engodo e os significantes repetem um passado que de certo modo é já futuro. Eu julgo que o Ernesto de Sousa teria gostado desta história, tendo sido como foi um cultor da subversão dos sentidos e um defensor da tradição como aventura. A sua vida foi sempre a afirmação tumultuosa da fertilidade do horizonte, mas por mesmo constantemente grávida de alarmes, de esperas e de reconhecimentos.
LER MAIS

::: NEW PLACES, OLD BONES ::: SÃO TRINDADE
(+)

PERSPETIVA ATUAL

NATÁLIA VILARINHO


UM PROJECTO FOTOGRÁFICO NA CASA INDEPENDENTE
A Casa Independente, pioneira de uma nova vaga do Intendente, acolheu o workshop “Narrativas Fotográficas do Intendente”, uma formação intensiva de dez dias com a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel, que pisca o olho à construção de um arquivo de imagens do bairro.
LER MAIS


OPINIÃO

ANA CRISTINA ALVES


PSICOLOGIA DA ARTE – ENTREVISTA A ANTÓNIO MANUEL DUARTE
António Manuel Duarte é professor auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e impulsionador e coordenador da disciplina de “Psicologia da Arte”. A Artecapital foi perceber como esta disciplina estuda a forma como apreciamos arte.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

SAM JACOB


O FIM DA ARQUITECTURA
Talvez a morte não seja uma coisa má. Ao morrer, poderia a arquitectura reencarnar como arte? Poderia o arquitecto renascer como um artista imaginando um novo tipo de práctica? Talvez, Griffiths diz-nos, seja mais fácil fazer arquitectura, abordando-a pela arte.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


CHOCOLAT – A RELEVANTE EXTRAVAGÂNCIA DO VERDADEIRO ROCK
Eis “Tss Tss”, segundo LP da banda canadiana Chocolat de Montréal liderada por Jimmy Hunt na guitarra e voz e a quem se deve a principal veia criativa da banda, garantindo-nos e recordando-nos que o rock, o verdadeiro rock, quando é bom e acontece ser bem servido como é por Chocolat, está de boa saúde, actual e longe do seu ocaso.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

WIM WENDERS E PETER HANDKE NO MOMA




AI WEIWEI ENTREVISTADO POR OLAFUR ELIASSON







:: 9ª edição das GAB-A, Galerias Abertas das Belas-Artes

:: Exposição de Cartazes de Ernesto de Sousa no Museu Berardo

:: Picasso de 140 milhões de dólares na Christie’s - recorde mundial em leilão



PREVIEW

Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas


Art Brussels é uma feira de arte contemporânea que tem lugar em Bruxelas no final de Abril. Durante 4 dias galerias emergentes e consagradas reúnem-se com o propósito sobretudo de dar a conhecer novos talentos das artes.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

FRANCISCO TROPA

PROTÓTIPOS


Galeria Quadrado Azul (Novo espaço em Lisboa), Lisboa

Quando entramos no universo artístico de Francisco Tropa, temos a vaga sensação de entrar no gabinete de um alquimista. O seu trabalho nasce da estupefacção que nos leva a colocar as mesmas questões vezes sem conta, cientes da impossibilidade da resposta.
LER MAIS Maria Beatriz Marquilhas

CHRISTIAN MARCLAY

THE CLOCK


Museu Coleção Berardo, Lisboa
O que distingue uma obra cinematográfica de uma instalação vídeo? Não é o suporte, nem a utilização de material de arquivo, tão comum em documentários; será a duração? Se este factor não é por si suficiente para fazer essa distinção, é sem dúvida um elemento a ter em conta.
LER MAIS Bárbara Valentina

COLECTIVA

ORACULAR SPECTACULAR: DESENHO E ANIMISMO


Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães
“Oracular Spectacular: Desenho e Animismo” é uma exposição colectiva mas que se encontra organizada por núcleos individuais. Cada um dos seus artistas carrega um universo próprio e isso reflecte-se também na montagem da própria exposição. Entramos em cada um dos núcleos e relacionamo-nos de forma diferente com as obras.
LER MAIS Liz Vahia

Marc Behrens

A MAGNET BETWEEN PROTEINS AND SUGAR


Sismógrafo, Porto
Marc Behrens apresenta A Magnet Between Proteins and Sugar sob o signo de uma multidisciplinaridade que convoca a imagem, a palavra, o corpo enquanto instrumento político, a música e a narrativa multimédia para construir uma autêntica genealogia de objectos e memórias, cruzando o trabalho pessoal do autor com uma perspectiva familiar e íntima, biografia e auto-biografia confundindo-se e influenciando-se.
LER MAIS Joaquim P. Marques Pinto

Monika Sosnowska

MONIKA SOSNOWSKA: ARCHITECTONISATION


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
O Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves acolhe a primeira exposição em Portugal de Monika Sosnowska. “Arquitectonização” dialoga com a arquitectura de Álvaro Siza projectada para este espaço e pretende fundir a linguagem da arquitectura com a gramática da escultura enquanto formas expressivas.
LER MAIS Joaquim P. Marques Pinto

ISAAC JULIEN

PLAYTIME


Galería Helga de Alvear, Madrid
Isaac Julien começou por se notabilizar no cinema no início dos anos 90, tendo vencido o Prémio da Crítica no Festival de Cannes pelo filme Young Soul Rebels (1991). Particularmente na última década, o artista encetou uma exploração sobre o campo da arte através da fotografia e da vídeo-arte, tendo ficado conhecido pelos seus filmes-instalação perfilhados numa acuidade visual.
LER MAIS Sara Castelo Branco

COLECTIVA

PODE O MUSEU SER UM JARDIM?


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
Ainda que o título da exposição se constitua no modo interrogativo, a intenção do curador está claramente sitiada na proposta de uma visão do museu enquanto jardim: um lugar de deambulação, experiência, sinestesia e contemplação de diferentes formas, cores e objectos conciliados num espaço.
LER MAIS Sara Castelo Branco