Links

ENTREVISTA



MARTA MESTRE


5 anos depois de estar a viver e a trabalhar fora de Portugal, a Artecapital foi falar com a curadora Marta Mestre, em jeito de marco, sobre a experiência "brasileira", o panorama artístico português, a recepção da arte latino-americana e a curadoria como um trabalho de negociação e construção de sentidos.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



CATARINA FIGUEIREDO CARDOSO


JANEIRO 2016: SER COLECCIONADOR É…
A colecção é autobiográfica e confessional. É a obra de arte do coleccionador que não é artista, ou outra obra de arte do coleccionador artista. É uma promessa de amor que concentra todas as ambições e esperanças: beleza, identidade, distinção, posse, estatuto social, conquista, exibição, narcisismo, busca e realização.
LER MAIS

::: NEW PLACES, OLD BONES ::: SÃO TRINDADE
(+)

PERSPETIVA ATUAL

TAL R EM CONVERSA COM FABRICE HERGOTT


À PROCURA DE FORMAS
Gosto de acreditar que uma pintura pode ser explicada através da forma. Mas para a experienciar, tens que confrontá-la. Só então podes notar que alguma coisa se move ali, algo que te olha e te torna inseguro sobre o que realmente estás a ver.
LER MAIS


OPINIÃO

MIRIAN TAVARES


ABSOLUTELY
Passados mais de 20 anos, Pedro Cabral Santo continua a atuar, individual ou coletivamente, de forma experimental e transgressora, política e filosófica e, sobretudo, profundamente artística naquilo que a arte possui de seminal: inauguradora de tendências, primeva e disseminadora de sensações, de sentimentos e, sobretudo, de pensamentos.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

WILL WILES


RESOLUÇÕES DE ANO NOVO PARA A ARQUITETURA E DESIGN EM 2016
Vamos chamar a estas as minhas resoluções de Ano Novo, em nome da arquitetura e do design, as coisas que eu gostaria de deixar para trás em 2016.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


AGORA QUE 2015 TERMINOU
Agora que 2015 terminou, celebramos alguma da excelente música que o passado ano trouxe com um conjunto adicional de sugestões de artistas que nos acompanharam ao longo de 2015 e aos quais ainda não havíamos dedicado a merecida referência.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

JOHN BERGER / WAYS OF SEEING , EPISODE 1 (1972)




GERHARD RICHTER IN THE STUDIO







:: QUATRO, de João Botelho, com sessões especiais no Cinema Ideal (Lisboa)

:: Pauliana Valente Pimentel mostra The Behaviour of Being na Galeria das Salgadeiras



PREVIEW

KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev


O festival apresenta em Lisboa, Porto e Coimbra as mais recentes tendências do filme de ficção alemão, bem como um programa cuidadosamente selecionado de curtas metragens e documentários.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

COLECTIVA

IDENTIDADES – VARIÁVEIS CONVERGENTES


Casa Museu Abel Salazar, Porto

As obras de André Alves, Rodrigo Oliveira, Vítor Israel, Miguel Leal, Ana Vieira, Raquel Melgue e Isaque Pinheiro dialogam com o espólio de Abel Salazar – também ele sujeito às opções dos artistas e da curadora, procurando funcionar como uma peça global.
LER MAIS JOÃO SOUSA PINTO

FRANCISCO TROPA

Noche Triste


Galeria Gregor Podnar, Berlim
Ao entrar no espaço expositivo, somos de imediato confrontados com a ambiência, as cores fortes que captam o olhar e uma noção de quase simetria. Como habitualmente nas exposições do artista, o espectador tem a sensação de estar num espaço paralelo de incrível subtilidade e excelência estética.
LER MAIS Catarina Pires

COLECTIVA

UM HORIZONTE DE PROXIMIDADES. UMA TOPOLOGIA A PARTIR DA COLECÇÃO ANTÓNIO CACHOLA


Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande - Açores
As afinidades electivas de Sérgio Mah e António Cachola cruzam-se numa oportunidade de visitar algumas das obras mais marcantes de uma das mais importantes colecções de arte contemporânea portuguesa.
LER MAIS JORGE VIEIRA RODRIGUES

PEDRO TUDELA

AVEC LE TEMPS...


Espaço MIRA, Porto
A sua obra tanto habita o espaço como o absorve por completo. Desde a música que se propaga por toda a área até à iluminação vermelha, desde as imagens fixas nas paredes à projeção de outras em fluxo, a galeria altera-se por completo e ganha uma nova vida que, apesar de tudo, conhece o fim, ou seja, a morte.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

STAN DOUGLAS

INTERREGNUM


Museu Coleção Berardo, Lisboa
As três obras, duas em vídeo e uma em fotografia, unem-se pela singularidade dos momentos que revelam: o 25 de Abril em The Secret Agent, o fim do colonialismo em Angola em simultâneo com a emergência do disco sound e o multiculturalismo nos EUA em Disco Angola e, em Luanda-Kinshasa, o início do free-jazz e de um certo experimentalismo musical iniciado com Miles Davis.
LER MAIS BÁRBARA VALENTINA

HUGO DE ALMEIDA PINHO

UPCOMING IMAGES


Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural, Porto
Partindo da especificidade lumínica das caixas de luz dos mupis, em Upcoming Images as imagens são apresentadas durante o processo de montagem fílmica e revelação fotográfica, citando assim um impulso auto-reflexivo vinculado aos modos de manifestação e fixação imagética.
LER MAIS SARA CASTELO BRANCO

PEDRO COSTA E RUI CHAFES

FAMÍLIA


Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra
O que une Rui Chafes e Pedro Costa é o modo como produzem: encontram-se “na solidão que necessitam para a sua realização e na dureza existente em ambos os trabalhos”.
LER MAIS ALEXANDRA JOÃO MARTINS