Links

ENTREVISTA



BRIAN GRIFFIN


Para Brian Griffin, um dos mais importantes fotógrafos da actualidade, a fotografia deve muito ao acaso e à sorte, reconhecendo na pintura muita da sua inspiração. Por ocasião da sua vinda a Lisboa, a Artecapital teve a oportunidade de o entrevistar informalmente.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



JOSÉ RAPOSO


ARTISTS' FILM BIENNIAL
A segunda edição da Artists' Film Biennial em Londres, dedicada à imagem em movimento, surge num momento de crescente interesse em artistas cujo posicionamento no discurso contemporâneo resulta de uma articulação de tradições estéticas oriundas do cinema.
LER MAIS

João Fonte Santa - O Colapso da Civilização
(+)

PERSPETIVA ATUAL

PAULA PINTO


O TEU CORPO É O MEU CORPO (1965-1975): HISTÓRIA DE UMA OBRA QUE SE METAMORFOSEOU AO LONGO DA BIO-BIBLIOGRAFIA DE ERNESTO DE SOUSA
O TEU CORPO É O MEU CORPO é composto por uma série de documentos que permaneceram inéditos e inacabados no arquivo de Ernesto de Sousa. O presente texto cartografa a história desses documentos, que sem nunca terem existido enquanto obra acabada, se metamorfosearam ao longo da vida-obra ou da bio-bibliografia de Ernesto de Sousa.
LER MAIS


OPINIÃO

MIKE WATSON


Em louvor da beleza
A ênfase do crítico Clement Greenberg na beleza abstracta como a componente específica do artista plástico, que influenciou uma geração de pintores desde Pollock até Rothko, deu lugar desde os anos 1950/60 ao enfoque da arte contemporânea no repensar da sociedade e no papel que a arte tem nela. É raro que um trabalho artístico esteja agora absolutamente desprovido de qualquer conteúdo político, conceptual ou social.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

MARIANA PESTANA E DIOGO AGUIAR


ENTREVISTA A JOSÉ ANTÓNIO PINTO
Esta entrevista a José António Pinto enquadra-se no contexto de um de seis projectos que integram a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza de 2014. O projecto (concebido e realizado por Mariana Pestana e pelo colectivo LIKEarchitects) incorporou a activação de um edifício devoluto no centro da cidade com o objectivo de reflectir sobre o sintoma da transitoriedade.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


SHAMIR: MULTI-CAMADA AOS 19
Quando entra em cena, percebemos que a sua voz é a sua marca pessoal. Surpreende pelo contraste. É aguda, aveludada, delicada. Tem algo de frágil, de vulnerável. Tem algo de feminino, de sedutor. Assemelha-se a um falsetto, sem o ser. Mas, em simultâneo, é variada, de alcance amplo e consegue atingir tons graves. Como que duas vozes distintas no mesmo corpo.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

PETER FONDA IN CONVERSATION




“THE CULTURE SHOW” DISCUSSES BANKSY







PREVIEW

Novas exposições no Inhotim | Brasil


O Inhotim é a única instituição brasileira que exibe continuamente um acervo internacional de arte contemporânea. O Inhotim vai inaugurar a 4 de setembro novas exposições com trabalhos de artistas do Leste Europeu, Ásia e Estados Unidos, propondo um olhar diferente sobre a produção artística contemporânea.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

MARINA ABRAMOVIC

512 Hours


Serpentine Gallery, Londres
O site da Serpentine chama-lhe “New Durational Performance by Marina Abramovic”, estratégia de comunicação que nos remete para a capacidade de Marina repetir o acto performático durante dias e semanas, como aconteceu recentemente na retrospectiva sobre a sua obra “The Artist is Present” (2010) no MoMA.
Bárbara Valentina

DENNIS HOPPER

Dennis Hopper: The Lost Album


Royal Academy of Arts, Londres
Com mais de 400 fotografias, a exposição Dennis Hopper: The Lost Album revela o desejo do registro de uma juventude americana dos anos de 1960. O cenário é Los Angeles, a trilha sonora envolve The Byrds, Jefferson Airplane, tudo em preto e branco e um único leitmotiv: liberdade.
LER MAIS Isadora Hofstaetter Pitella

DIOGO PIMENTÃO

Collinear Breath


Galeria Múrias Centeno (Lisboa), Lisboa
Tal como em exposições anteriores, as obras expostas em Collinear Breath revelam uma inquietação permanente em relação à prática do desenho, extrapolando os seus limites e convenções a outras dimensões e processos. Ainda que papel e grafite continuem os materiais por excelência, omnipresentes na prática de Diogo Pimentão, esta supera a simples prática do desenho.
LER MAIS Andreia Poças

YAYOI KUSAMA

Obsessão Infinita


Instituto Tomie Ohtake , São Paulo
Um milhão e meio de visitas. Esse é o público que a exposição Obsessão infinita, de Yayoi Kusama, acumulou nos primeiros 10 meses de itinerância pela América Latina. A mostra reúne, cronologicamente, mais de 100 obras da renomada artista japonesa apresentando claramente três fases de sua dedicação à arte.
LER MAIS Isadora Hofstaetter Pitella

JOÃO FONTE SANTA

O Colapso da Civilização


VPF Cream Art, Lisboa
O Colapso da Civilização propõe uma espécie de amostra visual dessa sociedade do futuro, restos recuperados não propriamente de um cataclismo destruidor, mas de uma ruína civilizacional, um progressivo desaparecimento de um tipo de pressupostos sociais que pautaram correntes e linhas de pensamento no século XIX e XX.
LER MAIS Liz Vahia

Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos

BES Photo 2014 | 10ª Edição


Museu Coleção Berardo, Lisboa
No prémio que comemora 10 anos de existência e 4 de um profícuo alargamento geográfico ao Brasil e aos países de língua oficial portuguesa (os PALOP), a prática da fotografia tem vindo a arriscar deixar de caber na tradicional gaveta da modalidade artística. Há uma exploração multifacetada do mesmo suporte fotográfico.
LER MAIS Rita Xavier Monteiro

ANDREA BRANDÃO

MOMENTO I


Espaço Arte Tranquilidade, Lisboa
Um percurso que se relaciona com o corpo e o espaço, afinal o nosso corpo é a medida de compreensão do espaço, e aqui o espaço não é condicionamento, nem tão pouco um mero receptáculo, mas parte integrante de um diálogo. Cada peça está intimamente relacionada com aquele lugar e com a experiência da artista, dentro e fora dele.
LER MAIS Cláudia Ramos