Links

ENTREVISTA



DELFIM SARDO


De 10 a 13 de Julho realiza-se a primeira edição da Est Art Fair, uma feira de arte contemporânea no Estoril que, além da presença das galerias nacionais e internacionais, apresenta uma forte programação curatorial. A Artecapital teve a oportunidade de falar com Delfim Sardo, que juntamente com Filipa Oliveira e Moacir dos Anjos, constitui o grupo curatorial.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



JOSÉ RAPOSO


ARTISTS' FILM BIENNIAL
A segunda edição da Artists' Film Biennial em Londres, dedicada à imagem em movimento, surge num momento de crescente interesse em artistas cujo posicionamento no discurso contemporâneo resulta de uma articulação de tradições estéticas oriundas do cinema.
LER MAIS

João Fonte Santa - O Colapso da Civilização
(+)

PERSPETIVA ATUAL

JULIANA DE MORAES MONTEIRO


GRUPO EMPREZA E A MORADA INFERNAL DA ARTE
A exposição no Museu de Arte do Rio é uma excelente oportunidade para acompanhar a arriscada aventura do Grupo EmpreZa, fundado há 13 anos, e as ações árduas e difíceis empreendidas por eles no campo da performance, fruto de um intenso exercício de pesquisa e elaboração.
LER MAIS


OPINIÃO

ANA CATARINO


Project Herácles, quando arte e política se encontram no Parlamento Europeu
Em Maio de 2011, a revista italiana Domus, abriu um concurso de ideias aos seus leitores tendo por título “Projecto Herácles, uma Ponte Euro-Africana”. Como se poderá materializar esta ponte? Importava pouco, ou mesmo nada, que as propostas representassem ideias fazíveis ou que pelo contrário escolhessem navegar por um universo mais especulativo.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

ANTÓNIO COXITO


ÍNDICES, LISTAGENS E DIAGRAMAS: the world is all there is the case
A palavra "índice" provém do latim índex, indicar. Inicialmente, essas indicações não eram organizadas em listagens, processo que requereu uma posterior sistematização. Na Antiga Roma, um índex era uma tira de tecido agarrada ao papiro, onde se encontrava escrito o assunto do texto e, por vezes, o seu autor. Ainda hoje em inglês, book índex refere-se a essa tira que alguns livros exibem saindo de dentro das suas folhas.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


SHAMIR: MULTI-CAMADA AOS 19
Quando entra em cena, percebemos que a sua voz é a sua marca pessoal. Surpreende pelo contraste. É aguda, aveludada, delicada. Tem algo de frágil, de vulnerável. Tem algo de feminino, de sedutor. Assemelha-se a um falsetto, sem o ser. Mas, em simultâneo, é variada, de alcance amplo e consegue atingir tons graves. Como que duas vozes distintas no mesmo corpo.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

PETER FONDA IN CONVERSATION




“THE CULTURE SHOW” DISCUSSES BANKSY







PREVIEW

O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE


A exposição contribui para o desenvolvimento da história do design em Portugal, dando a conhecer a produção realizada durante o Estado Novo. Foram destacadas obras, móveis, autores e fabricantes, que contam os antecedentes e a emergência do design em Portugal e contribuem para a identificação de momentos de ruptura e para a valorização dos seus protagonistas permitindo a sua salvaguarda patrimonial.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

MARINA ABRAMOVIC

512 Hours


Serpentine Gallery, Londres
O site da Serpentine chama-lhe “New Durational Performance by Marina Abramovic”, estratégia de comunicação que nos remete para a capacidade de Marina repetir o acto performático durante dias e semanas, como aconteceu recentemente na retrospectiva sobre a sua obra “The Artist is Present” (2010) no MoMA.
Bárbara Valentina

Dennis Hopper

Dennis Hopper: The Lost Album


Royal Academy of Arts, Londres
Com mais de 400 fotografias, a exposição Dennis Hopper: The Lost Album revela o desejo do registro de uma juventude americana dos anos de 1960. O cenário é Los Angeles, a trilha sonora envolve The Byrds, Jefferson Airplane, tudo em preto e branco e um único leitmotiv: liberdade.
LER MAIS Isadora Hofstaetter Pitella

DIOGO PIMENTÃO

Collinear Breath


Galeria Múrias Centeno (Lisboa), Lisboa
Tal como em exposições anteriores, as obras expostas em Collinear Breath revelam uma inquietação permanente em relação à prática do desenho, extrapolando os seus limites e convenções a outras dimensões e processos. Ainda que papel e grafite continuem os materiais por excelência, omnipresentes na prática de Diogo Pimentão, esta supera a simples prática do desenho.
LER MAIS Andreia Poças

YAYOI KUSAMA

Obsessão Infinita


Instituto Tomie Ohtake , São Paulo
Um milhão e meio de visitas. Esse é o público que a exposição Obsessão infinita, de Yayoi Kusama, acumulou nos primeiros 10 meses de itinerância pela América Latina. A mostra reúne, cronologicamente, mais de 100 obras da renomada artista japonesa apresentando claramente três fases de sua dedicação à arte.
LER MAIS Isadora Hofstaetter Pitella

JOÃO FONTE SANTA

O Colapso da Civilização


VPF Cream Art, Lisboa
O Colapso da Civilização propõe uma espécie de amostra visual dessa sociedade do futuro, restos recuperados não propriamente de um cataclismo destruidor, mas de uma ruína civilizacional, um progressivo desaparecimento de um tipo de pressupostos sociais que pautaram correntes e linhas de pensamento no século XIX e XX.
LER MAIS Liz Vahia

Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos

BES Photo 2014 | 10ª Edição


Museu Coleção Berardo, Lisboa
No prémio que comemora 10 anos de existência e 4 de um profícuo alargamento geográfico ao Brasil e aos países de língua oficial portuguesa (os PALOP), a prática da fotografia tem vindo a arriscar deixar de caber na tradicional gaveta da modalidade artística. Há uma exploração multifacetada do mesmo suporte fotográfico.
LER MAIS Rita Xavier Monteiro

ANDREA BRANDÃO

MOMENTO I


Espaço Arte Tranquilidade, Lisboa
Um percurso que se relaciona com o corpo e o espaço, afinal o nosso corpo é a medida de compreensão do espaço, e aqui o espaço não é condicionamento, nem tão pouco um mero receptáculo, mas parte integrante de um diálogo. Cada peça está intimamente relacionada com aquele lugar e com a experiência da artista, dentro e fora dele.
LER MAIS Cláudia Ramos