Links

ENTREVISTA



FELIX MULA


Felix Mula venceu o último prémio NOVO BANCO Photo, com o projecto “Idas e Voltas”, um trabalho onde as memórias individuais, o património colonial, o choque entre o rural e o urbano convivem. Filho de um fotógrafo de estúdio de Maputo, diz que escolheu o próprio caminho, num meio artístico onde o fotojornalismo era a grande influência na área da fotografia.
LER MAIS

O ESTADO DA ARTE



JO JOELSON


TELEPHONE WITHOUT A WIRE – PARTE 1
O Colégio das Artes, em Coimbra, recebe até 21 de Setembro a instalação audiovisual “Telephone Without A Wire” da dupla britânica London Fieldworks (LFW). A instalação parte da ideia de tradução e de interacção entre sistemas de conhecimento. Os vídeos presentes nesta exposição foram todos filmados durante um período de trabalho de campo que a dupla realizou na floresta amazónica em 2009.
LER MAIS

::: NEW PLACES, OLD BONES ::: SÃO TRINDADE
(+)

PERSPETIVA ATUAL

NATÁLIA VILARINHO


OS PÁSSAROS DE BUCHENWALD
Conta-se que os pássaros desapareceram por completo da floresta de Buchenwald enquanto o forno crematório do campo de concentração se manteve activo e só voltaram quando o campo fechou e as pessoas começaram lentamente a perceber o que afinal se passava na Alemanha em pleno século XX. Christine Henry parte da associação entre pássaros e liberdade para criar um conjunto de peças cuja mensagem nos é difícil de digerir.
LER MAIS


OPINIÃO

MARIA LIND


NAZGOL ANSARINIA – OS CONTRASTES E AS CONTRADIÇÕES DA VIDA NA TEERÃO CONTEMPORÂNEA
Em qualquer volta por Teerão, é-se inevitavelmente confrontado por uma característica urbana que é específica desta metrópole: numerosos murais de larga escala nas laterais dos edifícios. Quer se esteja a viajar num dos muitos viadutos ou se enverede por uma rua pequena, ali estão eles. Desde 2004, mais de 800 murais foram encomendados pelo Gabinete de Embelezamento de Teerão, uma escala de produção que pode ser comparada com a Rússia imediatamente após a revolução.
LER MAIS

ARQUITETURA E DESIGN

EMMA TUCKER


DREAM OUT LOUD E O DESIGN SOCIAL NO STEDELIJK MUSEUM
Trabalhos de 26 designers compõem esta exposição, que se foca maioritariamente em projectos pensados para tratar questões sociais, incluindo desastres humanitários ou ecológicos. A exposição também apresenta projectos que desafiam o consumismo diário, promovendo a reparação ou a reciclagem.
LER MAIS

MÚSICA

RICARDO ESCARDUÇA


AGORA QUE 2016 VAI A MEIO
Neste período em que entra num estado algo suspensivo, aproveitamos o ritmo abrandado para sugerir um conjunto adicional de artistas com trabalhos lançados neste ano e aos quais não havíamos ainda dado a merecida voz.
LER MAIS

BLOGSITE EM RESIDÊNCIA

In the studio with David Hockney RA




ALEXANDER KLUGE: O CAPITAL







A Conversa Inacabada: Codificação / Descodificação | Museu Colecção Berardo, Inauguração 21 Set, 19h



PREVIEW

26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov


Mais de 200 fotógrafos, em 15 espaços da cidade de Braga, questionam a Felicidade e como a procuramos nas sociedades contemporâneas.
LER MAIS

EXPOSIÇÕES ATUAIS

COLECTIVA

EXPOSIÇÕES DA FEIRA DO LIVRO DO PORTO


Galeria Municipal do Porto, Porto

A Galeria Municipal do Porto apresenta duas novas exposições que inauguram em simultâneo, ambas em consonância com a Feira do Livro e onde a literatura prevalece como temática.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

TRISHA DONNELLY

TRISHA DONNELLY


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
Nessa singular ocasião, o histórico edifício foi ocupado por múltiplas práticas artísticas e marcado pela dupla nacionalidade da artista, europeia e norte-africana. O espaço tornou-se, assim, multicultural, etnográfico e diverso. Desse modo, Serralves possibilitou um renovado olhar sobre a casa de arquitetura Art Déco dos anos 30, algo que, agora, acontece de novo mas de modo totalmente distinto.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

Haegue Yang

PARQUE DE VENTO OPACO EM SEIS DOBRAS


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
O trabalho invulgar desta artista coreana, expressamente encomendado para a ocasião, prova o alcance e a potencialidade da relação entre as duas instituições e o seu sério compromisso na procura de representar a arte mais contemporânea e atual.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

PEDRO TUDELA

...(OUTRO)


Kubikgallery, Porto
Esta exposição é propícia à análise e interpretação pessoal, propondo um desafio à visão e ao pensamento, emergindo da obra de arte uma experiência sensorial e cognitiva. Ora, esta experiência e forte sensibilidade artística são vivenciadas tanto pelo público como pelo próprio artista, que se embrenha profundamente na sua obra.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

SILVESTRE PESTANA

SILVESTRE PESTANA: TECNOFORMA


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
Todo o trabalho de Silvestre Pestana mostra-se complexo e profundo, embora o artista explique que as obras se tornaram maiores do que as intenções iniciais. Justifica que, quando começou a sua produção artística, os meios eram inferiores aos atuais e, por isso, recorrentemente se expunha uma problemática sem lhe conseguir dar resposta.
LER MAIS CONSTANÇA BABO

RUI CHAFES

ASCENSÃO


Igreja de São Cristovão, Lisboa
Pensar numa igreja para albergar uma exposição de Rui Chafes é pensar no lugar perfeito. É a obra de arte a voltar ao lugar que foi seu, século após século, até a Igreja Cristã deixar de ser o principal comprador e a arte perder o seu carácter religioso. Mas nem toda a arte perdeu religiosidade.
LER MAIS BÁRBARA VALENTINA

GIORGIO GRIFFA

QUASI TUTTO


Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto
Cada pintura de Griffa tem uma identidade própria, uma filosofia particular e, ao mesmo tempo, mantém uma lógica de continuidade em relação às obras que antecede e sucede. Essa ideia de trabalho global é refletida no título da exposição, Quasi Tutto. O quase tudo pode prender-se a várias possíveis significações que atribuem simbolismo ao título: ser quase todo o trabalho do artista, cada obra funcionar quase individualmente ou cada tela estar quase toda preenchida.
LER MAIS CONSTANÇA BABO