Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ALEMANHA AUMENTA O ORÇAMENTO NACIONAL DE AQUISIÇÃO DE ARTE EM 600 POR CENTO

2020-08-08




Na segunda-feira passada, o governo alemão anunciou um aumento surpresa de seis vezes ao orçamento de aquisição da Coleção Federal de Arte como parte de uma nova iniciativa cultural para ajudar artistas, galerias e o comércio da arte afetados pela pandemia. Os fundos do ministério aumentam de 590.000 mil Euros para 3,5 milhões de Euros.

O estímulo visa “fornecer uma ajuda rápida e eficaz para impulsionar a produção de arte durante a difícil situação atual”, de acordo com a ministra da cultura Monika Grütters. É uma adenda à iniciativa New Start de 1,17 biliões, um resgate atribuído inicialmente ao setor cultural, lançado em junho e que foi comparado ao Federal Art Project da era da Depressão nos Estados Unidos.

A maior parte deste pacote de ajuda de junho foi destinado a instituições que ainda não recebem financiamento público. O foco colocado em instituições foi criticado por organizações como a Associação de Artistas Visuais de Berlim, que acusou o Ministério da Cultura de ignorar as necessidades dos freelancers.

A iniciativa de resposta à pandemia tem como objetivo comprar cerca de 150 obras em feiras de arte, a pequenas galerias e diretamente de ateliers de artistas, com a condicionante de que os artistas ou organizações não se podem candidatar para serem contempladas e que nenhuma aquisição deve ser avaliada acima de $24.000 USD. Todas as decisões serão baseadas em recomendações de cinco jurados, que servem por um período de cinco anos: Ulrike Groos do Kunstmuseum Stuttgart, Anna-Catharina Gebbers do Hamburger Bahnhof, Friedrich Meschede do Kunsthalle Bielefeld e Roland Nachtigäller do Museum Marta Herford. A Coleção Federal de Arte foi fundada em 1970 e possui cerca de 1.700 obras de arte, que são emprestadas a museus nacionais.

Fonte: Artforum