Links


PREVIEW


QUEER LISBOA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA QUEER | 14 A 22 SET, CINEMA SÃO JORGE E CINEMATECA PORTUGUESA

Artecapital

2018-09-13



 

 

 

A 22.ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer arranca esta sexta-feira, dia 14 de setembro, com uma programação de 100 filmes de 32 diferentes países e mais de 30 convidados internacionais. O festival inaugura às 21h com a antestreia nacional de Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vencedor do Grande Prémio da 57.ª Semana da Crítica da última edição do Festival de Cannes, com a presença de toda a equipa artística e técnica do filme no palco da Sala Manoel de Oliveira. Diamantino é uma abordagem delirantemente queer e metafísica ao estado do mundo, onde Carloto Cotta interpreta uma estrela mundial do futebol em plena crise existencial, e à mercê das suas manipuladoras e mercenárias irmãs, numa cruzada onde se confronta com expressões neofascistas, a crise dos refugiados na Europa, a modificação genética e a busca da fonte da genialidade. Esta coprodução da Maria & Mayer (Lisboa), da Syndrome Filmes (Rio de Janeiro) e da Films du Bélier (Paris), tem estreia prevista em sala em finais de novembro. 

No sábado, dia 15 de setembro, tem início o programa “O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida”, que congrega um ciclo de cinema, uma exposição e o lançamento de um livro de ensaios. O ciclo, a ter lugar na Cinemateca Portuguesa e no Cinema São Jorge, pretende dar a conhecer os realizadores do vídeo-ativismo do VIH/sida, colocando estas obras de emergência em diálogo com algumas das longas-metragens mais emblemáticas sobre este tema. Neste fim-de-semana vai ser possível ver Bright Eyes (1986), de Stuart Marshall (sábado, dia 15 de setembro, 17h, Sala 3), um dos primeiríssimos documentários sobre a sida; e Buddies, de Arthur J. Bressan Jr. (1985), aquela que é considerada a primeira ficção sobre a sida, apresentada aqui em cópia recentemente restaurada, com sessão no domingo, às 19h30, na Sala Manoel de Oliveira. O arranque do ciclo na Cinemateca Portuguesa dá-se no sábado, às 21h30, com a exibição de Kids (1995), de Larry Clark, um dos expoentes do cinema indie norte-americano e que foi também o primeiro argumento escrito por Harmony Korine.

No sábado, às 16h30, no foyer do Cinema São Jorge é lançado o livro “O vírus-cinema: cinema queer e VIH/sida”, uma edição da Associação Cultural Janela Indiscreta, com coordenação de António Fernando Cascais e João Ferreira, que reúne um total de 25 ensaios, onde 24 diferentes autores escrevem cada um sobre um filme que aborda esta temática, oferecendo-se assim diferentes perspetivas sobre os desafios que a epidemia representou para o cinema. Nesse mesmo sábado, às 18h, inaugura a exposição “O vírus”, na Galeria FOCO. Com curadoria de Thomas Mendonça, trata-se de um desafio lançado a um conjunto de jovens artistas para conceberem uma peça à volta da temática do VIH/sida e dos filmes programados no ciclo, procurando-se assim uma perspetiva de como a epidemia é vista e interpretada por uma nova geração.

 



Um dos destaques da Competição para a Melhor Longa-Metragem é a exibição de Sauvage (dia 15 de setembro, 22h, Sala Manoel de Oliveira). Primeira longa-metragem de Camille Vidal-Naquet, o filme teve honras de estreia na Semana da Crítica do Festival de Cannes, neste que é um assombroso e desarmante retrato do universo da prostituição masculina, localizado numa descaracterizada Estrasburgo, cidade-fronteira de uma Europa à beira do precipício - o mesmo precipício onde se encontra Léo, o herói do filme, numa admirável interpretação de Félix Maritaud (recentemente revelado em 120 battements par minute). Também integrado na Competição para a Melhor Longa-Metragem está Girl, de Lukas Dhont, um impressionante retrato de uma rapariga trans, Lara, que tem de conjugar as mudanças do seu corpo devido à redesignação sexual, com as exigências físicas do treino para bailarina profissional. O filme é exibido no domingo, dia 16 de setembro, às 22h, na Sala Manoel de Oliveira.

Convidados presentes neste primeiro fim-de-semana de festival são o realizador sueco Jerry Carlsson e o francês Thomas Hakin, para apresentarem, respetivamente, Shadow Animals e En Attendent, ambas as curtas-metragens integradas na Competição para a Melhor Curta-Metragem e apresentadas na sessão de Curtas 1, no domingo, dia 16 de setembro, às 19h15, na Sala 3. Nesta mesma Sala, às 21h30, o Queer Lisboa recebe o ator Yuri Yamamoto e o produtor Rogério Mesquita, que apresentarão a longa-metragem Inferninho, filme integrado na Competição Queer Art. Passado quase inteiramente no interior do bar do mesmo nome, Inferninho, realizado por Guto Parente e Pedro Diogenes, explora o sentido de comunidade ameaçado pela gentrificação, sobre um imaginativo e inusitado fundo teatral.

A Sala 2 do Cinema São Jorge acolhe no sábado, dia 15 de setembro, às 18h30 a primeira sessão do Queer Pop, com um programa dedicado a Janelle Monáe. No domingo, a essa mesma hora, a Sala 2 acolhe a apresentação e lançamento do livro Queerquivo - arquivo LGBT português. Projeto do dramaturgo e encenador André Murraças, trata-se de um novo arquivo LGBT português que nasceu da falta de registo de vidas conhecidas ou anónimas, e ligadas ao universo LGBT do nosso país. São quase cinquenta os textos escritos por diversas personalidades sobre aquelas pessoas que nos inspiraram, moldaram e transformaram. A apresentação conta com a leitura de vários textos.

 

Esta edição do Queer Lisboa reúne um conjunto de títulos que permitem uma reflexão sobre temas como os movimentos migratórios e o que eles implicam em termos identitários, os diferentes olhares entre ocidente e oriente. Além de filmes como And Breathe Normally, Room for a Man, ou Martyr, que integram as competições, o Panorama Special Focus complementa esta presença com filmes como Burka Songs 2.0, de Hanna Högstedt, um ensaio autorreflexivo sobre as leis francesas de restrição do uso da burka; ou Apricot Groves, filme arménio de Pouria Heidary Oureh, que dará lugar a um debate a seguir à sessão, com a presença da programadora Esra Özban. Fazem também parte deste programa um conjunto de curtas-metragens, de entre as quais Sewing Borders, de Mohamad Hafeda, uma imaginativa abordagem de alguns residentes de Beirute a noções de fronteiras espaciais, temporais e históricas. Ainda, em colaboração com o festival Olhares do Mediterrâneo, a ter lugar de 27 a 30 de setembro no Cinema São Jorge, terá lugar uma sessão conjunta no dia 29 de setembro, às 16h30, na Sala 3, do documentário Mr. Gay Syria, da realizadora Ayse Toprak.


A par da exibição da já anunciada ficção lésbica Disobedience, realizada por Sebastián Lelio e protagonizada por Rachel Weisz, Rachel McAdams e Alessandro Nivola, a secção Panorama deste ano acolhe ainda L’Amour Debout, de Michaël Dacheux, sobre o reencontro de dois jovens que agora vivem em Paris e tentam cada um perceber o seu caminho, depois da separação. Em sessão especial, o Queer Lisboa reúne três das mais importantes curtas-metragens queer portuguesas numa única sessão: Anjo, de Miguel Nunes; Flores, de Jorge Jácome; e Self Destructive Boys, de André Santos e Marco Leão.

O Queer Pop apresentará na sua primeira sessão um programa dedicado a Janelle Monáe, que, depois de ter explorado em “The ArchAndroid” e “The Electric Lady” momentos de um ciclo maior ao qual chamou “Metropolis”, e de ter experimentado vários projetos de cinema e TV, apresentou em 2018 o álbum “Dirty Computer”, cujas canções serviram o seu projeto audiovisual mais ambicioso. Já a segunda sessão será dedicada à Eurovisão, um Festival que, nascido em 1956, tem hoje uma história que, entre canções, gentes e factos, traduz, de certa forma a evolução política, social e musical da Europa. O camp habita há muito a história eurovisiva, mas depois da vitória de Dana International em 1998 a cultura queer definiu ali um espaço que conquistou então outra visibilidade e novos significados. Em complemento a esta sessão, será ainda exibido o documentário Punk Voyage, de Jukka Kärkkäinen e J-P Passi, sobre a banda finlandesa Pertti Kurikan Nimipäivät (PKN).

Nas Hard Nights, o regresso do cinema de dois realizadores, já anteriormente convidados do festival e cuja obra temos acompanhado: Bruce LaBruce, com o seu It is not the Pornographer that is Perverse..., um conjunto de quatro vinhetas interligadas, maioritariamente passadas em Madrid e protagonizadas por Colby Keller; e Émilie Jouvet, com My Body my Rules, um filme-performance que pretende dar voz e imagens a pessoas cujo corpo ou sexualidade são vistos como incomuns.

Produtor e realizador de documentários, áudio e realidade virtual, Rob Eagle dará um Workshop com o título Vidas queer no contar de histórias interativo. O Workshop, gratuito e aberto a todos os interessados, oferece uma perspetiva alargada das ferramentas à nossa disposição para contar histórias de vidas queer nos media interativos para além do cinema tradicional e sobre o que podemos construir sozinhos e com os recursos disponíveis em Lisboa.

 

O Queer Lisboa anunciou igualmente uma parceria com a ModaLisboa e o Doclisboa, para a programação de um conjunto de documentários sobre o universo da moda. A 51.ª edição da ModaLisboa decorre de 11 a 14 de outubro, e o Queer Lisboa antecipa este evento apresentando três documentários que revelam a importância da cultura queer na moda e de como a moda tem contribuído para o esbatimento de noções heteronormativas de género. Neste programa, destaque para o filme We Margiela (2017), da produtora holandesa mint film office, que acompanha o nascimento da emblemática casa de moda dirigida pelo enigmático Martin Margiela, responsável por uma verdadeira revolução nesta indústria e que dará também lugar a um debate com a presença de Eduarda Abbondanza, diretora da ModaLisboa e Rui Palma, fotógrafo de moda. Os outros destaques vão para o documentário Kevyn Aucoin - Beauty & the Beast in Me (2017), de Lori Kaye, um impressionante retrato do maquilhador Kevyn Aucoin, já falecido, feito com base nos seus próprios registos vídeo caseiros, que capturam a sua vida pessoal e profissional. Por fim, o Queer Lisboa anunciou a estreia nacional do documentário George Michael: Freedom - Director’s Cut (2018), de George Michael e David Austin, uma exaustiva viagem pela música e vida de uma das maiores estrelas pop contemporâneas cuja carreira atravessa mais de três décadas e que teve uma estreita relação com a moda, particularmente a partir do momento em que recusou aparecer publicamente na promoção das suas canções, dando azo ao mediático processo judicial do cantor, contra a Sony. O ciclo de documentários prosseguirá no Doclisboa 18. 

 

 

O encerramento do festival é feito com o documentário Bixa Travesty (2018), realizado por Claudia Priscilla e Kiko Goifman e vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde teve a sua estreia mundial, em fevereiro último. Neste mais recente trabalho da dupla de realizadores brasileiros cujo trabalho o Queer Lisboa tem programado desde as suas primeiras obras, a dupla propõe-nos um imaginativo e desafiante documentário, dominado pela presença no ecrã da eletrizante Linn da Quebrada. Autodenominada “bixa travesty” e artista multimédia, oriunda da periferia de São Paulo, Linn ganhou notoriedade nos palcos com a canção “Enviadescer”, em 2016, sendo desde então uma pertinente e ativista voz pela defesa dos direitos das minorias queer.

 

>>>

 

Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer

14 a 22 Set - Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa




Outros artigos:

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino