Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ADOLESCENTES DE LONDRES VESTIDOS COM ROUPAS PARA O BAILE DE FINALISTAS, GANHA O PRÉMIO TAYLOR WESSING

2020-11-27




Alys Tomlinson, a fotógrafa britânica que mora no norte de Londres, ganhou a edição 2020 do Prémio Taylor Wessing de Retrato Fotográfico com a série Lost Summer, tradicionalmente realizado na National Portrait Gallery de Londres.

A artista recorda-se, no início de 2020, de se preparar para partir para a Sicília para um projeto sobre fé e identidade durante a Semana Santa da Itália. Mas, após o bloqueio, a fotógrafa viu-se confinada ao seu apartamento no norte de Londres, todos os seus projetos indefinidamente arquivados, todos os seus planos suspensos.

Tomlinson - “há muito tempo” - quando sai da escola. “Todos nós escrevemos nos anuários uns dos outros e, de seguida, escrevemos com marcador permanente em todos os uniformes escolares e, de seguida, tivemos um baile de final de ano, um marco para este importante estágio de transição na nossa vida.”

“Proms desde então tornaram-se um grande negócio”, diz Tomlinson. “É um momento muito importante para os adolescentes, mas todos os bailes este ano foram cancelados. Todos estes adolescentes tinham as roupas, o que significavam, penduradas sem as puder usar.”

O primeiro sujeito da série foi Jack, filho de um amigo de Tomlinson e a sua namorada. Ela chegou com a máquina, o jovem casal vestiu-se, maquilhou-se e tirou as fotos. “Tornou-se um evento muito especial para eles”, disse. Por meio de amigos, redes sociais e escolas locais, Tomlinson fotografou um total de 44 adolescentes de junho a setembro.

Tomlinson espera que a série possa levar a uma pausa para refletir sobre o destino de um dos grupos mais afetados por esta pandemia na nossa sociedade. “Freqüentemente, há muita má publicidade sobre os adolescentes, especialmente em Londres”, diz Tomlinson. “Estas não são imagens alegres, mas eu queria retratá-las sob uma boa luz, porque conheci muitos personagens fortes que responderam a tudo o que aconteceu este ano com muita determinação e positividade. Eu realmente admirei a sua capacidade de se adaptar à situação”.

A exposição anual do Taylor Wessing deste ano é exibida online no site da National Portrait Gallery até 31 de março de 2021. A monografia The Lost Summer de Tomlinson será publicada a 7 de dezembro de 2020. Uma exposição do trabalho também estará no HackelBury Fine Art de 3 dezembro a 12 de março de 2021.

Fonte : The Art Newspaper