Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


LADRÃO NUM FATO HAZMAT TENTOU ROUBAR PINTURA DE BANKSY DE UM HOSPITAL INGLÊS

2020-05-27




Um ladrão oportunista teria sido encontrado a tentar roubar um trabalho de Banksy de um hospital em Southampton, Reino Unido, apenas alguns dias depois da obra ter sido instalada. O ladrão foi visto a vaguear pela pintura nas primeiras horas do dia 8 de maio, carregando um berbequim e vestindo um fato de proteção química.

Se o ladrão tivesse sido bem-sucedido, o assalto não apenas privaria os trabalhadores exauridos da linha da frente de um impulso moral muito necessário, mas também privaria o Serviço Nacional de Saúde de milhões em fundos, já que o hospital planeia leiloar o trabalho neste outono. .

Os seguranças do hospital expulsaram o ladrão depois de observá-lo a vasculhar o local através das câmeras de segurança. A polícia não foi chamada ao local.

"Um porta-voz do hospital confirmou a tentativa de roubo ao jornal. “A segurança viu-o e perguntou a um supervisor se deveria detê-lo. Eles foram instruídos a segui-lo e ele foi visto a passar pela obra pelo menos cinco vezes, claramente observando-a."

Banksy doou a pintura monocromática ao hospital em 6 de maio, apenas dois dias antes da tentativa de roubo. O trabalho monocromático, chamado "Game Changer", mostra um garoto a brincar com uma boneca enfermeira, enquanto outros brinquedos de super-heróis Batman e Homem-Aranha estão descartados numa lata de lixo.

O artista deixou uma nota para a equipa do hospital dizendo: "Obrigado por tudo que vocês estão a fazer. Espero que isto ilumine um pouco o local, mesmo que seja apenas a preto e branco."

O hospital espera leiloar o trabalho neste outono para arrecadar dinheiro para o NHS em dificuldades. O recorde atual de leilões de Banksy é de US$12 milhões, atingido pela pintura do parlamento britânico cheio de chimpanzés, vendido na Sotheby's em outubro de 2019. Embora o mercado da arte tenha sido atingido pela situação de saúde pública, a confiança do mercado nos artistas de rua não vacilou tanto quanto noutros artistas, com alguns especialistas a estimarem que a venda poderá gerar mais de US$6 milhões em fundos necessários.




Fonte: artnet.news