Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


VINCENT NAMATJIRA TORNA-SE O PRIMEIRO INDÍGENA A VENCER UM GRANDE PRÉMIO DE ARTE AUSTRALIANO

2020-09-29




Vincent Namatjira tornou-se no primeiro artista indígena a ganhar o Prémio Archibald da Austrália para retratos, no valor de $100.000 USD. O artista recebeu o prémio com a pintura Stand Strong for Who You Are, que retrata um jogador de futebol australiano aposentado, Adam Goodes.

Namatjira conheceu Goodes em 2018 o que o inspirou para pintar o atleta após assistir ao seu documentário The Final Quarter de 2019, que traça a carreira de Goodes e o ativismo anti-racismo. As pinturas figurativas de Namatjira geralmente abordam questões políticas e sociais e foram exibidas no Sydney Contemporary, Artspace Sydney, Art Basel Miami Beach, Art Basel Hong Kong entre outros locais.

De acordo com um relatório do The Guardian, Namatjira's foi selecionado como o vencedor pela Art Gallery of New South Wales entre 1.068 inscrições para o prémio.

“Quando vi o documentário de 2019 (The Final Quarter) sobre a última temporada de Adam no futebol da AFL, o corpo doía-me enquanto eu revivia as experiências de Adam com o racismo dentro e fora do campo”, disse Namatjira em comunicado. “Compartilhamos algumas histórias e experiências semelhantes - de desconexão da cultura, idioma e país, e as constantes pressões por ser um homem aborígene neste país. ”

Sobre o seu prémio, Namatjira disse durante a cerimônia de atribuição virtual: “Demorou apenas 99 anos. Estou muito orgulhoso de ser o primeiro, mas também tenho que agradecer a todos os finalistas indígenas e assistentes indígenas neste ano e nos anos anteriores. ”

Os trabalhos dos finalistas para o prémio serão exibidos na Galeria de Arte de New South Wales até 10 de janeiro, e a exposição estará posteriormente patente por New South Wales e Victoria no decorrer do próximo ano. O Prémio Archibald foi criado em 1921 e é um dos prémios de arte mais conceituados da Austrália.

Fonte: ARTnews