Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CHAMPS ÉLYSÉES - UMA DAS ESTRADAS MAIS POLUÍDAS DE PARIS - VAI SER TRANSFORMADA NUM "JARDIM DESLUMBRANTE"

2021-01-20




Os Champs-Élysées, uma avenida de 1,9 km de comprimento no centro de Paris, vai passar por uma grande reforma de € 250 milhões após os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.

A reforma foi anunciada pela presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, que disse que os planos vão transformar a estrada congestionada num "jardim extraordinário".

Projetada em 1697 por André Le Nôtre como uma extensão do jardim das Tulherias, hoje é a rua comercial mais famosa de Paris, repleta de cafés caros e lojas de produtos de luxo. É também uma das vias mais poluídas da capital francesa e nas últimas décadas tem sido evitada pela população local.

"A lendária avenida perdeu o seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi gradualmente abandonada pelos parisienses e sofreu o impacto de várias crises respectivamente: coletes amarelos, greves, crise económicas e de saúde etc.", disse o comité dos Champs Élysées em declaração.

O projeto, liderado pela agência PCA-Stream, pretende criar uma série de áreas verdes e reduzir o espaço para veículos para metade. Também irá criar túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar, estabelecer ciclovias com superfícies permeáveis ​​e totalmente pedonal na Place de la Concorde.

Outras partes da cidade que vão sofrer uma reforma por volta das Olimpíadas de 2024 incluem a área ao redor da Torre Eiffel, que será transformada “num parque extraordinário no coração de Paris”, disse Hidalgo ao Le Journal du Dimanche.

Fonte: The Art Newspaper