Links

NOTÃCIAS


ARQUIVO:

 


PAULA REGO NO MUSEU MUNCH EM OSLO

2025-10-23




Mais de uma centena de obras de Paula Rego vão estar patentes no Museu Munch, em Oslo, na Noruega, entre abril e agosto de 2026, naquela que será a primeira grande exposição da artista plástica portuguesa nos países nórdicos.

A exposição, intitulada 'Dance Among Thorns', explora, com "um misto de humor e seriedade", o diálogo entre poder e vulnerabilidade, desejo e raiva, temas centrais no trabalho da "influente artista política e ícone feminista", segundo o museu na sua página de Internet.

Segundo o museu norueguês, 'Dance Among Thorns' é a mais abrangente apresentação da artista desde a exposição retrospetiva na Tate Britain, em 2021, um ano antes da sua morte.

A exposição apresenta pinturas figurativas de cores intensas e imaginação exuberante, nas quais se reflete a influência do pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), acrescenta.

Uma das mais importantes pinturas de Paula Rego é 'The Dance' (1988) - uma grande tela com oito figuras a dançar numa praia, ao luar - obra que estabelece paralelos diretos com 'The Dance of Life' (1899), de Munch, assinala o museu.

A mostra que vai estar patente no museu Munch revela a amplitude da produção artística de Paula Rego - de colagens abstratas iniciais a esculturas têxteis e panoramas figurativos - na qual o humor e a gravidade coexistem em trabalhos que abordam temas universais como poder, sexualidade e emoções primordiais.

Além das obras de Paula Rego, a exposição inclui ainda três trabalhos em papel de Edvard Munch, reforçando o diálogo entre estes dois artistas.

A exposição vai estar patente ao público entre 24 de abril e 02 de agosto de 2026.