Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A VINGANÇA PRÉ-RAFAELITA

2013-07-16




Nada menos que cinco preços recordes caíram num único leilão de arte pré-rafaelita há uns dias na Christie’s em Londres. Durante quase todo o século XX esta arte vitoriana foi considerada uma pieguice desinteressante; o seu preço, era o mais barato do mercado. Agora, a sua revalorização está a ser espetacular.

O leiloeiro de arte vitoriana não parava de receber cifras de escândalo na recente venda da arte pré-rafaelita. A aguarela (nem mesmo óleo, que geralmente é mais valioso) Love Among the Ruins de Sir Edward Burne-Jones (1833-1898), foi vendida por 17 milhões de euros atingindo três marcas históricas: a de qualquer obra pré-rafaelita, a de maior perço conseguido pelo artista e a do preço máximo pago em leilão por uma obra de arte britânica em papel. O quadro Sisters de Sir John Everett Millais (1829-1896), concedido por 2,6 milhões de euros, também alcançou um recorde para o artista em leilão. E a escultura An athele wrestling with a python, de Lord Frederic Leighton (1830-1896), juntou-se ao partido: 569 438 euros.

Os números são a vanguarda de uma longa lista de vendas que teve lugar a 11 de julho e que foi um dia histórico para os incompreendidos membros da Irmandade Pré-rafaelita, uma associação de artistas fundada em Londres em 1848 que olhavam para o classicismo prévio ao artista Rafael de Sanzio como fonte de inspiração e rebelião contra os cânones da Royal Academy of Arts.

Ver mais em: www.elmundo.es