Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


O ICÓNICO “PUPPY” DE JEFF KOONS, DO MUSEU GUGGENHEIM DE BILBAO, APRESENTA UM NOVO VISUAL COM UMA MÁSCARA NO FOCINHO.

2020-10-31




O Museu Guggenheim de Bilbao revelou que o icónico cão “puppy” de Jeff Koon está com um novo visual. A famosa escultura de Koons, que recebe visitantes desde a inauguração do museu em 1997, apresenta uma máscara “facial” totalmente feita de flores como uma referência à atual pandemia da COVID-19.

O contorno da máscara ainda não está claramente visível, pois as flores recém-plantadas precisam de algumas semanas para crescer e florescer; os visitantes terão então a oportunidade de apreciar o novo efeito.

Jeff Koon disse: “Que honra poder fazer com que o Puppy comunique a importância de usar uma máscara durante este período de pandemia da COVID-19. Um residente de Bilbao enviou-me uma carta a perguntar se o Puppy podia usar uma máscara, o que eu achei uma ideia genial. Fiquei emocionado que o Museu concordou, agora o cãozinho, adornado com uma proteção facial feita de flores brancas e azuis, pode comunicar a importância de usar uma máscara para nos protegermos contra a propagação da COVID-19. Um dos atos mais importantes que podemos praticar durante esta pandemia é partilhar informação sobre como nos podemos proteger uns aos outros. Posso imaginar que o cãozinho gostou do amor que lhe foi dado e está muito feliz em comunicar segurança e bem-estar aos cidadãos de Bilbao e do mundo."

Juan Ignacio Vidarte, Diretor do Guggenheim Bilbao disse: “Achamos excelente a sugestão de um seguidor do Museu, pois inspirou-se na admiração e carinho que as pessoas têm por Puppy para encorajar todos a seguirem as orientações das autoridades sanitárias nestes tempos altamente difíceis. Afinal, Puppy transcendeu o seu status de obra de arte para se tornar num emblema do museu e da própria cidade de Bilbao, além de um ícone de otimismo. Além disto, a arte contemporânea está - e deve estar - ligada aos dias atuais, então faz todo o sentido aproveitar a popularidade do Puppy para apoiar uma causa que é de vital importância”.

O Museu Guggenheim de Bilbao aproveitou a troca habitual de flores do Puppy nesta época do ano para adicionar esta novidade. Desde a sua instalação, em 1997, o Puppy, escultura de um West Highland Terrier com 12,4 metros de altura, altera a sua aparência anualmente na primavera e no outono para se adaptar à nova estação.

Fonte: Guggenheim Bilbao


+ INFO : https://www.guggenheim-bilbao.eus/en/the-collection/works/puppy