Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ADMINISTRAÇÃO MAMDANI ALOCA UM RECORDE DE US$ 323 MILHÕES PARA CULTURA NO ORÇAMENTO DA CIDADE DE NOVA IORQUE

2026-07-03




O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova Iorque receberá a sua maior verba de sempre, de 323,8 milhões de dólares, no orçamento municipal deste ano. O anúncio foi feito depois de o presidente da Câmara de Nova Iorque, Zohran Mamdani, a presidente do Conselho Municipal, Julie Menin, e outros membros do conselho terem chegado a um acordo verbal sobre um orçamento equilibrado de 125,8 mil milhões de dólares para o ano fiscal de 2027, a 30 de junho.

O Departamento de Assuntos Culturais da cidade de Nova Iorque é o maior financiador municipal de iniciativas artísticas do país, apoiando instituições como o Metropolitan Museum of Art, o Museu Americano de História Natural, o Museu de Brooklyn, o Museu de Queens e o Jardim Botânico de Nova Iorque. A verba deste ano representa um aumento de 24,2 milhões de dólares em relação a 2026, o recorde anterior para o orçamento do Departamento de Assuntos Culturais. A verba é também 107 milhões de dólares superior ao Plano Financeiro Preliminar do Conselho Municipal, de março, que atribuiu 215,94 milhões de dólares à agência municipal.

Para além do aumento de verbas, o orçamento para o ano fiscal de 2027 estabelece um “Fundo de Estabilidade Cultural”, gerido pelo Departamento de Assuntos Culturais, que distribuirá 10 milhões de dólares anualmente nos próximos três anos fiscais “para auxiliar as organizações elegíveis que estejam a enfrentar circunstâncias inesperadas ou de emergência”.

Mamdani afirmou que “os artistas e as instituições culturais são o coração pulsante da cidade de Nova Iorque… Mas uma crise financeira devastadora ameaça expulsar precisamente os artistas que há muito definem a vida nesta cidade”. Acrescentou que este investimento nas organizações artísticas e culturais da cidade demonstra a crença da sua administração de que “as pessoas que fazem desta cidade o que ela é devem poder construir aqui as suas vidas”.


Fonte: Artforum