Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SEINFELD: O MISTERIOSO DESTINO DO RETRATO DE COSMO KRAMER

2024-05-10




Em “The Letter”, episódio 21 da terceira temporada da sitcom Seinfeld, Cosmo Kramer (interpretado por Michael Richards) concorda em ter o seu retrato pintado pela namorada de Jerry Seinfeld, Nina (Catherine Keener), uma artista. Como muitos personagens da série, Nina é fascinada pela aparência pouco ortodoxa e pelo comportamento excêntrico de Kramer, qualidades que ela captura na sua pintura grandiosa. Enquanto o amigo de Jerry, George Costanza (Jason Alexander), se sente culpado ao comprar uma das pinturas de Nina, um casal de idosos que visita o seu estúdio fica apaixonado pelo retrato de Kramer. Numa troca de diálogo agora icónica, eles partilham as suas impressões exageradamente articuladas sobre o assunto:

“Sinto uma grande vulnerabilidade. Um homem-criança clamando por amor. Um órfão inocente no mundo pós-moderno.”

“Eu vejo um parasita. Um canalha sexualmente depravado que procura apenas satisfazer os seus desejos mais básicos e imediatos.”

“A sua luta é a luta do homem. Ele eleva o meu espírito.”

“Ele é um bruto repugnante e ofensivo. No entanto, não consigo desviar o olhar.

“Ele transcende o tempo e o espaço.”

“Ele deixa-me doente.”

"Eu amo isso."

"Eu também."

Nenhum dos grandes livros sobre a história da produção de Seinfeld - incluindo o enciclopédico Seinfeld FAQ de Nicholas Nigro: tudo o que resta para saber sobre o programa sobre nada - menciona quem pintou o retrato de Kramer, deixando o artista anónimo. Isto é uma pena, pois eles teriam sido capazes de cobrar royalties significativos. Como certas fotografias do programa - notadamente, “The Timeless Art of Seduction”, um retrato desnecessariamente atraente de George - reproduções do retrato estão a ser vendidas em toda a Internet, fornecendo decoração para a duradoura e, graças à Netflix, à crescente base de fãs de Seinfeld.

Embora a sitcom tenha exibido o seu episódio final em 1998, permaneceu uma força proeminente na cultura popular americana. Os fãs do show não apenas recitam as suas piadas, mas também se vestem como as personagens. De acordo com a figurinista de Seinfeld, Charmaine Simmons, o estilo vintage de Kramer tornou-se tão popular entre o público que ela se viu a lutar para encontrar roupas “Kramercore” em antiquários antes que se esgotassem. “Em termos de moda”, disse ela ao The New York Times, “nós realmente criámos um monstro”.

Quanto ao retrato de Kramer, o seu destino, tal como o do seu autor, permanece um mistério. No programa, ele foi comprado pelo casal de idosos por incríveis US$ 5 mil. Desnecessário dizer que eles ficaram muito mais felizes com a compra do que George com a dele.


Fonte: Artnet News