Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


BIENAL DE ARQUITETURA DE VENEZA REVELA TÍTULO E TEMA DA EDIÇÃO 2025

2024-05-10




Carlo Ratti, curador da próxima Bienal de Arquitetura de Veneza, e o presidente da Bienal, Pietrangelo Buttafuoco, anunciaram o título e o tema da décima nona iteração do evento, que acontecerá de 10 de maio a 23 de novembro de 2025. Intitulado “Intelligens. Natural. Artificial. Collective,” a Bienal conectará disciplinas como arte, engenharia, biologia e ciência de dados ao design urbano e às mudanças climáticas. A exposição, que pretende evocar uma forma de inteligência coletiva que vai além da IA ​​contemporânea, “será sobre o ambiente construído e as muitas disciplinas que o moldam”, disse Ratti em comunicado. “A arquitetura está no centro, mas não sozinha.”

Ratti observou ainda que o título do evento é normalmente anunciado em inglês e italiano, mas que “em 2025 será condensado numa única palavra para ambas as línguas através do precedente comum em latim: intelligens”. Ele explicou que a palavra “está ligada ao termo moderno ‘inteligência’, mas também evoca um conjunto mais amplo de significados associados. Na verdade, a sílaba final, ‘gens’, significa ‘povo’ em latim.”

“O ambiente construído é um dos maiores contribuintes para as emissões atmosféricas, colocando a arquitetura entre os principais culpados pela degradação do nosso planeta”, continuou Ratti. “À medida que a crise climática se acelera, devemos resignar-nos a este papel, ou ainda somos capazes de oferecer soluções substanciais e não cosméticas, eficazes e rápidas de alcançar?” Os países participantes são incentivados a abordar a ideia comum de “Um lugar, uma solução”, demonstrando a engenhosidade local.

A Bienal será organizada sob quatro rubricas: “Transdisciplinaridade”, “Laboratório Vivo”, “Espaço para Ideias” e “Protocolo de Circularidade”. A seção “Transdisciplinar” concentrará-se em projetos colaborativos entre arquitetos e profissionais de outras áreas, enquanto o “Living Lab” sairá do Pavilhão Central, que estará fechado para reformas durante o evento, apresentando formas interativas de inteligência em Veneza e nas áreas externas do recinto de exposições. O “Espaço para Ideias” já está a funcionar na forma de uma plataforma no site da Bienal onde os visitantes podem encontrar ideias “promovendo uma heterogeneidade expansiva de vozes, visões e sugestões”. A secção “Protocolo de Circularidade” “visa estabelecer metas sem precedentes para a circularidade. Um Manifesto de Circularidade será desenvolvido para definir direções claras e um novo padrão para o futuro dos eventos culturais.”


Fonte: Artforum