Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ROUBO À LUZ DO DIA: A NOVA OBRA DE BANKSY EM LONDRES JÁ FOI ROUBADA?

2024-08-09




Banksy acaba de lançar mais uma nova obra de arte animal em Londres – a quarta esta semana! Desta vez, a silhueta de um lobo uivante apareceu numa antena parabólica branca que faz lembrar uma lua cheia em Peckham, no sul de Londres.

A obra já foi desmontada e levada por uma tropa de encapuzados, que a acederam escalando uma loja de caridade com uma escada. O motivo dos homens ainda não é claro, mas as suas ações foram captadas numa nova e chocante sequência de fotografias tiradas por curiosos. Este novo Banksy já foi roubado?.

Embora já não consigam apreciar a quarta obra de arte de Banksy esta semana, os londrinos ficaram mais uma vez intrigados com o seu possível significado.

Todos os quatro novos trabalhos do artista de rua anónimo usaram o mundo natural para fazer trocadilhos visuais com a arquitetura urbana quotidiana, permitindo-nos ver estas características sob uma nova luz. Vejamos, por exemplo, a cabra empoleirada precariamente numa saliência ou os elefantes que se aproximam uns dos outros a partir das janelas vizinhas bloqueadas, ambos no oeste de Londres. Ontem, três macacos apareceram a balançar ao longo de um viaduto em Brick Lane, no leste de Londres.

Segundo a BBC, esta nova série de obras terminará esta semana.

As obras de arte, todas no estilo de silhueta preta, marca registada do artista, foram reivindicadas por Banksy no Instagram. Não ofereceu qualquer explicação para as imagens, gerando uma série de especulações sobre o seu possível significado na secção de comentários.

A cada dia que passa, torna-se mais difícil estabelecer uma ligação significativa entre as quatro obras de arte. Num primeiro momento, acreditou-se que as obras poderiam aludir a um “bode expiatório” ou “ao elefante na sala”, proporcionando assim uma espécie de comentário político metafórico sobre o estado do mundo.

Alguns sugeriram que esta poderia ser uma resposta atual aos recentes distúrbios de extrema-direita que eclodiram em todo o Reino Unido após um esfaqueamento fatal na cidade de Southport, no norte do país. Em alternativa, podem referir-se a questões mais globais, como a guerra de Israel em Gaza ou a crise climática.


Fonte: Artnet News