Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


FESTIVAL TREMOR ANUNCIA PROGRAMAÇÃO PARA A 7ª EDIÇÃO

2020-02-28




Está fechada a programação para a sétima edição do Tremor. O festival que regressa entre os dias 31 de março e 4 de abril, vai curar uma exposição que pretende trazer um novo olhar sobre as narrativas identitárias do arquipélago. Com inauguração a 29 de março, Epicentro: Milagre ficará patente até 28 de junho e integrará criações de Berru, Francisco Lacerda, João Ferreira, Tito Mouraz e Petites Planètes (Vincent Moon e Priscilla Telmon). Novidade é também a extensão ao município de Vila Franca do Campo, este ano o palco para todas as actividades de sexta à tarde.

Epicentro: Milagre não cabe nos limites do que conhecemos das leis naturais, deslizando, por isso, para a fé, a crença, o delírio, a imaginação sobre a criação e destruição da natureza e da cultura, o espantoso divino, tremor e o terror. Com curadoria do Tremor, a mostra olhará a forma como a especificidade da ilha molda uma identidade cultural, a açorianidade à imagem de Vitorino Nemésio, apresentando artistas cujas obras e pesquisas incorporam o documental, o ficcional, a fantasmagoria ou o convite à imersão e, com isso, contribuindo para uma reflexão em torno dos conceitos associados ao território. Integrando propostas inéditas com linguagens no som, na fotografia, no cinema ou na instalação, a mesma terá como epicentro expositivo e performativo o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e contará com um programa paralelo de espectáculos e visitas guiadas orientadas pelos curadores e artistas.

Apostando novamente na formação de novos públicos, o Tremor 2020 organiza ainda um conjunto de actividades dedicadas ao público infantil e familiar. Ritmo, Som, Plasticidade são os motes do Mini Tremor deste ano, num programa que integra oficinas de artes plásticas e som, instalações artísticas, performances e música. As actividades serão orientadas pelo Estúdio 13, pela Black Sandbox Skate Park, José Alberto Gomes, André Menezes Melo e o colectivo artístico formado por Sérgio Couto, Jorge Queijo e Maria Mónica.

Completando o seu trabalho de ligação com a comunidade, o Tremor integrará ainda um total de cinco residências artísticas que vão propor criações e espectáculos inéditos nas áreas da música e artes performativas. Do projecto Atlas São Miguel, com direcção artística de Ana Borralho e João Galante, que fará subir a palco 100 açorianos de diferentes profissões e enquadramentos sociais, à nova colaboração com a Escola de Música de Rabo de Peixe, desta feita, com o músico Jerry the Cat, passando pela pela junção de Filho da Mãe, Norberto Lobo e Ricardo Martins e o novo episódio do trabalho da ondamarela com a Associação de Surdos de São Miguel. Destaque ainda neste cartaz para os concertos e propostas de músicos locais. O rapper Lil Kyra e a banda de metal In Peccatvm, os criadores Luís Gil Bettencourt e Mário Raposo e a tríade Luís Senra, Sofia Caetano e PMDS responsável por criar a banda sonora para o Tremor Todo-o-Terreno deste ano, adensam um alinhamento que prevê integrar mais de 250 artistas e habitantes locais.

Nos nomes confirmados para os concertos renovada aposta na diversidade de propostas que em 2020 voltam a trazer aos Açores artistas de várias gerações, géneros e espaços geográficos. No total são mais de 30 bandas, djs e produtores que farão de São Miguel o epicentro para uma experiência que, ao longo de 5 dias, integra concertos em salas, performances surpresa e apresentações na natureza: 33EMYBW, Angélica Salvi, Anna Meredith, Conferência Inferno, Dirty Coal Train, Ferro Gaita, Föllakzoid, Gabber Modus Operandi, GIO, Gonzo, Juana Molina, Kathryn Joseph, Ko Shin Moon, Larry Gus, Lena D'Água, MadMadMad, MC Yallah & Debmaster, Pelada, Push 1 stop & Wiklow, RomeroMartín, Samuel Martins Coelho, Sessa, Solar Corona, Vanishing Twin e Warmduscher. No universo do clubbing, escolha a propor diversas viagens sonoras com DJ Fitz, Flama Blanca, Goldfisch & Good In Da'Hood + Choppers (!Hûntz Hûntz!),Instituto Fonográfico Tropical e a dupla Milhafre & Gaivota.

A programação e alinhamento poderá ser consultada em http://www.tremor-pdl.com/.




FONTE: Tremor || Açores