Links


PREVIEW


MIAMI ART WEEK 2019 | 2-8 DEZ, MIAMI, EUA

Sérgio Parreira

2019-12-03



 

 

3 de Dezembro

Mesmo antes de se chegar já se vem com a sensação de que algo nos vai escapar e não há pré-produção possível que nos proteja desta agonia! Hoje, talvez seja esse o maior problema que esta semana de arte de Miami começa a gerar. Muita oferta. A qualidade de muitos destes eventos denominados de arte contemporânea é bastante questionável e acaba por gerar um “ruído” ensurdecedor capaz de nos distanciar do que é realmente relevante. Mas não há nada mais eficaz do que levar com o embate logo de início para reequacionar a estratégia! Este meu primeiro dia em Miami abençoou-me com a agressividade necessária, já experienciada em anos anteriores, e que espero me sirva finalmente de lição.

 

 

SCOPE Art Show

Uma feira com cerca de 15 anos com edições também em Nova Iorque e Basel. Seguramente uma feira a riscar da lista de visita durante esta semana simplesmente pela incoerência um pouco generalizada de tudo o que é apresentado. Fica-se com uma sensação ao visitar esta feira que há algumas galerias que estão deslocadas e que eventualmente acabaram ali por engano na ansiedade de estarem presentes, o que deixa o visitante menos descontraído um pouco ressentido por eles. A SCOPE talvez seja o parente mais modesto do “festival” que é a Art Miami e a Context.

 

>> SCOPE

 

 [Fotografias: Sérgio Parreira]

 

 

Art Miami (30º Aniversario) / Context Art Miami

Entenda-se antes de mais que estas são duas feiras distintas, pertencentes ao mesmo grupo que também apresenta a AQUA Miami – que já risquei do calendário… Também aqui acontece o mesmo que na SCOPE. Há galerias, que têm uma qualidade indiscutível e que procuram uma identidade mais exclusiva, que surgem aqui perdidas. Talvez haja um impacto “especial” na festa de inauguração destas feiras que pode eventualmente ser atenuado nos dias seguintes, mas o mote nestas duas feiras, transposto pelas galerias que nelas participam, é de tentar apresentar nos seus espaços as “obras” que ressaltem mais ao olho de quem vai a passar, num contexto sem seleção em que o juízo não faz menor ideia do que será o “gosto”.

 

>> ART MIAMI / CONTEXT

 

 

[Fotografias: Sérgio Parreira] 

 

 

UNTITLED, Art

A Untitled, Art é seguramente uma exposição de arte contemporânea com curadoria. A Untitled, Art tem uma localização privilegiada em Miami em South Beach, à semelhança da SCOPE, embora nada tenham em comparação. As diferenças são categóricas e as proposições completamente díspares. A Untitled, Art, é absolutamente uma paragem obrigatória!

 

>> UNTITLED

 

 

 [Fotografias: Sérgio Parreira] 

 

 

ICA Institute of Contemporary Art of Miami

O ICA Miami tem habitualmente neste primeiro dia de “Miami art & fairs hopping” de devolver a esperança no que ainda está para chegar! O ICA tem neste momento uma extraordinária exposição de Sterling Ruby com cerca de 100 obras de diversas técnicas desde a cerâmica, pintura, instalação e desenhos que demonstram a genialidade do artista.

 

>> ICA MIAMI

  

 

 

 

 [Fotografias: Sérgio Parreira] 

 

 

 

4 de Dezembro

 

ART BASEL MIAMI BEACH

A Art Basel Miami Beach dispensa grandes descrições ou apresentações. Eu diria que este ano para além das habituais secções das galerias, há a destacar a excecional secção do Meridians. A expectativa era grande e o trabalho curatorial de Magali Arriola não desiludiu. Cada projeto é absolutamente extraordinário e único havendo naturalmente obras que ressaltam mais a atenção devido à sua instalação, técnica e “produção”. Isaac Julien apresenta um incrível trabalho que pessoalmente me fez sentir um pouco nostálgico em relação à video-art e filme de artista que tende a desaparecer por completo destes eventos mais efémeros em que a tentativa, compreensível por parte dos galeristas, se orienta na direção de objetos mais tradicionais em termos técnicos. O que há uns anos nos poderia parecer como um território conquistado, o da institucionalização da video-art como objeto comercial, hoje tende a ser raro, elevando-se à categoria de especial quando nos é presenteado. Nesta curadoria de Arriola pode-se disfrutar de cinco propostas videográficas de um total de trinta e quatro obras.

 

>> Art Basel Miami Beach

 

 

>> Meridians

 

 

LES LALANNE AT THE RALEIGH GARDENS

O hotel de luxo Raleigh, que aparentemente irá reabrir em 2023 após requalificação, apresenta uma exposição bastante curiosa, talvez lúdica, mas de considerável qualidade, dispersa pelos redesenhados jardins que futuramente servirão o hotel em frente a South Beach. Peter Marino e Raymond Jungles idealizaram as arquiteturas dos jardins onde dispuseram um conjunto de 32 obras de Claude Lalanne e François-Xavier Lalanne, conhecidos enquanto duo, como Les Lalanne.

 

 

 

 

 

THE BASS

Extraordinárias exposições! Os Museus em Miami certamente a somar pontos e de certa maneira a criarem um contraponto de equilíbrio pela cidade. De destacar a exposição de Mickalene Thomas, “Better Nights”, e ainda as salas com o trabalho de Lara Favaretto. A artista Haegue Yang, que atualmente tem uma gigantesca instalação interativa no MoMA em Nova Iorque, também ocupa duas salas no segundo andar do Museu, onde ambos os espaços seguem uma lógica semelhante ao do MoMA, de entretenimento da audiência, que poderia funcionar se os trabalhos plasticamente não fossem por vezes simplesmente desinteressantes. Estas exposições que referi, durante esta semana, são cenário para “festas” privadas dos vários parceiros e entidades, o que posto em perspetiva é extremamente fácil imaginar e fica-se com a sensação que ambas estas funcionalidades, arte + playground, pesaram para a programação. Isto não é necessariamente pejorativo, mas seguramente que revela uma tendência.

 

 

 

PINTA MIAMI

Esta feira surpreendeu-me agradavelmente o ano passado. Era bastante sóbria focando-se nas origens culturais e similitudes dos artistas. Tinha inclusivé um espaço colossal com projetos de grande formato todos eles de uma elevada qualidade. A PINTA apresenta maioritariamente galerias da América latina, incluindo o Brasil, e também Espanha. Este ano a feira mudou de espaço dentro do complexo da MANA Wynwood onde acontecem pelo menos mais duas feiras (a evitar), e perdeu bastante qualidade e interesse comparativamente a 2018.

 

SATELLITE ART SHOW

Esta exposição tem como pressuposto apresentar projetos interativos de artistas oriundos de espaços sem fins lucrativos ou geridos unicamente por artistas independentes e também propostas de jovens galeristas. A exposição é bastante alternativa e despretensiosa. Num ambiente muito descontraído, o projeto ocupa um armazém abandonado também em Wynwood em que cada artista explora o que aparentemente seriam salas ou de escritórios ou lojas dentro de um antigo espaço comercial. Não sei até que ponto as obras são interativas, mas há uma intenção de que a mostra dos objetos fuja o mais possível ao convencional formato do “white cube”. A proposta tem mérito, não me parece que consiga vingar em Miami durante esta semana em que a oferta de eventos está particularmente inflacionada. O Satellite Art Show acontece anualmente ainda em Nova Iorque e Austin no Texas.
 

 

 

 

 

 

5 de Dezembro

 

LEANDRO ERLICH

A cidade de Miami Beach este ano juntou-se aos demais com uma encomenda de um projeto temporário ao artista argentino Leandro Erlich. Erlich desenvolveu uma instalação na praia de South Beach em que utilizou simplesmente areia da praia como técnica para simular o que aparenta ser um monumental engarrafamento de carros numa qualquer artéria congestionada de uma cidade. Trata-se da maior instalação pública em termos de dimensão física que o artista alguma vez realizou. O projeto é de facto muito interessante e realça a problemática tão pertinente do aquecimento global gerado pela ação do homem. A monumentalidade acaba por ser bastante relativa pois o areal no local escolhido é de perder de vista e a paisagem natural bastante mais imponente.

 

 

 

PULSE ART FAIR

A Pulse pertence ao grupo de feiras de arte Ramsay que recentemente adquiriu a VOLTA que tem edições em Nova Iorque e Basel. Inicialmente, pode dizer-se que esta aquisição foi um pouco inesperada e não de muito agrado, mas as feiras de arte, como qualquer outro negócio, se estão a passar por momentos económicos complicados, têm uma de duas opções, ou terminam ou passam de mãos. Foi o que aconteceu com a VOLTA e agora há que esperar pelas edições de 2020 para ver se o conceito também “transitou” ou se mantém fiel a proposta inicial. A PULSE tem uma localização fantástica em Mid-Beach (Entre South e North Beach) no Indian Beach Park. Entre coqueiros e extensos areais, a PULSE ergue a sua gigantesca estrutura temporária e oferece uma das mais simpáticas e animadas inaugurações da semana com um bastante razoável brunch das 10 da manhã às 14 horas. A feira este ano está consideravelmente mais interessante. Sente-se que houve uma preocupação curatorial diferente dos anos anteriores em que estive presente. Para além da zona das galerias, no exterior da feira uma colorida obra de Ralph Ziman recebe os visitantes e no interior há este ano duas salas distintas com projetos de video-art e new media denominado PULSE + Play com curadoria de Tatyana Orkshteyn. A PULSE celebra nesta edição 15 anos.

 

 

 

FAENA FESTIVAL

O Faena Festival, apenas na segunda edição, é capaz de ser um dos projetos mais interessantes a acontecer atualmente em Miami durante esta semana. Este festival cuja longevidade ainda não pode ditar grandes vereditos pauta até ao momento por uma grande coerência, elevadíssima qualidade, e pela capacidade de instalar e produzir obras de artistas convidados exclusivamente para este evento, sem nunca descurar algo extremamente importante, a praia como localização. O projeto tem simultaneamente o apoio físico e logístico da cadeia hoteleira de luxo Faena, com instalações no local e que facilitam o projeto com espaços para colocação de obras assim como auditórios para conferencias, projeção de vídeos e filmes. Os projetos que realizam na zona pública da praia foram até hoje muito bem “calculados” e habitualmente envolvem para além do objeto final, ações ou performances do mesmo artista ou projeto. Certamente um festival a seguir e a não perder nesta #artbaselweek.

 

 

 

NADA Miami – New Art Dealers Alliance

A NADA ocupa os Ice Palace Studios em Miami, que é um espaço recuperado tipo industrial extraordinário que se predispõe em perfeição à proposta. A NADA tem como conceito a promoção de novos artistas, novas propostas artísticas e ainda artistas emergentes, e responde categoricamente ao pressuposto - uma paragem obrigatória! Em Miami a NADA cultiva um ambiente muito descontraído, com um espaço exterior bastante convidativo com esplanadas, restaurantes e redes suspensas nos coqueiros dispersos num luxuriante jardim tropical. Na 17ª edição, a NADA 2019 tem um total de 135 expositores internacionais com estreantes como é o caso da Gasworks (Londres), a 80m2 Livia Benavides (Lima), Galería Alegría (Madrid) ou a Galerie Iragui (Moscovo).

 

 

 

 

6 de Dezembro

 

PEREZ ART MUSEUM MIAMI

O Pérez Art Museum, localizado na baixa de Miami, é uma instituição com 35 anos e mais um exemplo do excelente trabalho dos Museus locais. Atualmente apresenta uma exposição da artista Teresita Fernández composta maioritariamente por obras e instalações de grande escala. Paralelamente às exposições temporárias, o museu tem sempre exposta parte da coleção que é igualmente muito interessante. O Pérez Art Museum tem provavelmente a festa mais inclusiva da semana, convidando todos os profissionais, VIP’s e convidados, e imprensa de quase todas as feiras a acontecer na cidade, aos quais se juntam todos os amigos e sócios do museu. Um evento com concertos e todas as exposições abertas.

 

 

 

RUBELL MUSEUM

A família Rubell tem uma extensiva coleção de arte que tem sido ao longo dos últimos anos apresentada parcialmente num espaço com caraterísticas mais industriais e que até hoje era temporariamente aberto ao público e apresentado como a Rubell Family Collection. Durante os últimos anos estes colecionadores aventuraram-se na edificação daquele que é agora o recém-inaugurado Rubell Museum. O novo espaço foi desenhado pelo proeminente gabinete de arquitetura de Annabele Selldorf. Criou-se uma grande expetativa à volta deste novo espaço, por inúmeras razões, quase todas óbvias, mas principalmente pela generosidade da família Rubell em “oferecer” à cidade mais uma novíssima estrutura cultural. Pessoalmente, achei todo o Museu uma desilusão e a atribuição desta denominação parece-me, após a visita, um pouco presunçosa, pois escapa a este espaço quase tudo o que faz de um museu um museu, que é principalmente a narrativa, os conceitos, e sobretudo a vertente educacional. Não basta a uma excelente coleção apresentar-se num novo espaço para se tornar num museu. Por momentos esta coleção, e pelas suas características, relembrou-me a do Museu Berardo, se bem que o Museu Coleção Berardo teve a modéstia de colocar a palavra “coleção” na sua denominação e desenvolveu a parte educativa e de narrativa com bastante mais sucesso. Há que esclarecer que as obras são fantásticas, mas ao serem dispostas neste espaço da forma que o foram, um pouco sem “estudo” ou razão, parecem uma coleção de troféus ou conquistas dos proprietários, assim como este “Museu”. Para além dos “troféus”, há talvez duas dezenas de obras que aparentam ser resultado de aconselhamento especializado e eu diria que talvez as mais interessantes apresentadas neste espaço. De entre elas, obras de artistas asiáticos que foram colocadas todas na mesma sala como se uma região do planeta por si só pudesse ser uma categoria na história de arte contemporânea ou mesmo um fundamento curatorial.

 

 

 

EL ESPACIO 23

Outro recém-inaugurado espaço no bairro de Allapattah que quase que não visitei por ter acabado de levar com o Museu dos Rubell e erraticamente ter antecipado mais do mesmo. Felizmente, estava a apenas 15 minutos de Uber ao preço de 8 dólares, o que me fez decidir favoravelmente. O El Espacio 23 também pertence a um colecionador da zona de Miami, mas aqui as coisas mudam completamente de figura. Começamos pela denominação, que não ascende a Museu, pois não se pretende que o seja nem tem na sua designação o apelido do proprietário das obras. O El Espacio é arquitetonicamente muito interessante, funcional e simultaneamente “acolhedor”. As obras são maioritariamente de artistas sul americanos, latinos, de elevadíssimo interesse e qualidade, a abrangerem as mais variadas técnicas artísticas. O que há de extraordinário nesta coleção é que muitos dos artistas não são emergentes e muitos deles são pouco conhecidos. Ao contrário do Rubell Museum, neste espaço as obras guiam-nos por uma história cultural, política e temática com o mote: “Tempos de Mudança: Arte e Inquietude Social na Coleção de Jorge M. Perez”. Uma coleção privada de inquestionável interesse e qualidade, de certa forma discreta, num espaço que desenha uma identidade, transmite a mensagem e expressa-se uma ansiedade na ação.

 

 

 

GOOD TO KNOW | MANA Contemporary Miami

Coletivo curatorial que apresenta este projeto em parceria com a MANA Contemporary Miami. E o terceiro projeto anual do coletivo que se caracteriza pela apresentação de projetos artísticos site-responsive.

 


 

 

Sérgio Parreira 
@artloverdiscourse

 

:::


A Artecapital irá publicar o acompanhamento diário que Sérgio Parreira irá fazer dos vários eventos que irão decorrer ao longo da semana da Miami Art Week 2019.

 

 

 




Outros artigos:

2019-12-03


Miami Art Week 2019 | 2-8 Dez, Miami, EUA
 

2019-11-12


11ª edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival | 12 Nov a 18 Dez, Lisboa
 

2019-10-29


O Fio Invisível: Arte Contemporânea Portugal – Macau, China | 30 Out 2019 a 20 Jan 2020, UCCLA, Lisboa
 

2019-10-24


Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada - 30ª edição | 24 Out a 3 Nov, Fórum Luís de Camões, Amadora
 

2019-10-09


2a Edição Drawing Room Lisboa | 10 a 13 Outubro, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2019-09-10


13.ª edição MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror | 10-15 Set, Cinema S. Jorge, Lisboa
 

2019-09-06


Exposição Indústria, Arte e Letras. 250 Anos da Imprensa Nacional | 6 Set - 24 Nov, Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, Lisboa
 

2019-06-28


Blank, de Irma Blank | 29 Jun a 8 Set, Culturgest
 

2019-06-17


AR - Festival de Cinema Argentino | 5ª edição: 20-23 Jun, Cinema São Jorge Lisboa + 1ª edição: 28-30 de Jun, Cinema Trindade, Porto
 

2019-06-03


Fernando Lemos – exposições e eventos | 4, 5, 6 Junho, vários locais, Lisboa
 

2019-05-27


Artavazd Pelechian - retrospetiva integral e masterclass | 27-31 Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2019-04-19


DDD – Festival Dias da Dança 2019 | 24 Abr - 12 Mai, Porto, Matosinhos, Gaia
 

2019-04-10


Constelações: uma coreografia de gestos mínimos, Curadoria de Ana Rito & Hugo Barata | Inauguração 10 de Abril, 19h, Museu Colecção Berardo, Lisboa
 

2019-03-09


Lançamento do livro Atlantica: Contemporary art from Angola and its diaspora, Hangar Books | 9 Março, 16h-2h, MAAT & Espaço Espelho d’Água
 

2019-02-12


Retrospectiva "O Cinema de Michael Snow" | 16 a 28 Fev, Cinemateca
 

2019-02-06


9ª edição GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea | 7 a 17 Fev, Guimarães
 

2019-01-08


7ª edição - Encontros para Além da História | 12 e 13 Jan, CIAJG
 

2018-12-04


Field Works - Triangle Network 7ª Edição | 2 a 16 Dez, Hangar
 

2018-11-27


Parallel Review Lisboa | 28 Nov - 16 de Dez, Campo de Santa Clara, Lisboa
 

2018-11-14


LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, 12ª edição | 16 a 25 Nov, Lisboa e Sintra
 

2018-11-06


The New Art Fest | 9 a 30 Nov, Lisboa
 

2018-11-02


FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 31 Out a 18 Nov
 

2018-10-22


LAB#1 – « For a Brave New Brussels » ARTISTIC VERSUS TECHNOCENTRIC APPROACHES TO SMART CITIES | 22 a 26 Out, MAAT, Lisboa
 

2018-10-10


1ª edição Drawing Room Lisboa | 10 a 14 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2018-09-26


Festival Olhares do Mediterrâneo | 27 a 30 Set, Lisboa
 

2018-09-19


9a EDIÇÃO DO BAIRRO DAS ARTES | 20 Set, Lisboa
 

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino