Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


COMEÇA HOJE A TEFAF MAASTRICHT FEIRA DE ANTIGUIDADES

2015-03-13




Tem início hoje, dia 13 de Março, a TEFAF Maastricht (The European Fine Arts Fair), a feira mais importante de antiguidades do mundo.

A TEFAF Maastricht é considerada a feira de arte líder no mundo, definindo os padrões de excelência no mercado de arte. Trata-se de um evento com grande relevo a nível internacional, oferecendo uma variedade inigualável de períodos culturais e de disciplinas, abrangendo 7000 anos de história.

Apresentando 275 dos antiquários mais prestigiados em todo o mundo, que obedecem a rigorosos critérios de seleção, a TEFAF Maastricht é uma montra, em constante evolução, das melhores obras de arte presentes no mercado atual. A TEFAF também é única na forma como garante a autenticidade das peças expostas, pois cada uma delas é exaustivamente avaliada por um comité especial de 175 peritos internacionais em 29 categorias diferentes. Cada peça é individualmente analisada em termos de qualidade, autenticidade e estado de conservação.

Portugal conta com a participação dos antiquários Jorge Welsh e Luísa Vinhais (Jorge Welsh - Porcelana Oriental e Obras de Arte), que vão marcar presença com um conjunto de obras de arte em porcelana chinesa, lacas japonesas, bronzes do Benim, marfins Yoruba e outras antiguidades de alta qualidade e valor histórico-cultural.
Destaque para um conjunto de monumentais vasos de porcelana chinesa de exportação, dos períodos Kangxi e Qianlong, denominados "vasos soldado”. O nome deriva de uma troca histórica realizada entre Augusto o Forte, Eleitor da Saxónia e rei da Polónia e da Lituânia (1670-1733) e o 'Rei Soldado', Frederico Guilherme I, da Prússia (1688-1740), em 1717. Augusto o Forte, patrono da fábrica de Meissen e coleccionador ávido de porcelana da China, recebeu 151 vasos em troca de 600 soldados de cavalaria do seu exército. Altamente valorizados, o preço está na ordem dos seis dígitos. Também um raro conjunto de 4 figuras de porcelana chinesa com cabeça oscilante (denominadas “nodding-heads”) feitas para exportação do período Qialong (1736-1795), com 44.5 cm de altura, será apresentado.

Mais de 200 museus e 73 mil coleccionadores particulares e institucionais visitam anualmente esta Feira, que este ano decorre até 22 de Março.


Fonte: Jorge Welsh - Porcelana Oriental e Obras de Arte