Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

BIENAL DE FOTOGRAFIA 2016 COM CURADORIA DE DAVID SANTOS APOSTA NA RENOVAÇÃO

2016-01-07




Constituindo-se atualmente como o único evento cultural nacional exclusivamente dedicado à Fotografia portuguesa, a Bienal de Fotografia, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, chega a 2016 com a ambição de se renovar.
O Presidente do Município, Alberto Mesquita, entende que “é tempo de apostar no reforço da presença da Bienal de Fotografia no panorama cultural e artístico português com uma renovação, quer ao nível da sua vertente de Prémio, quer ao nível do seu programa Curatorial”.

Para a concretização destas novidades, a Bienal de Fotografia de 2016 (BF16) terá a Curadoria-Geral do historiador de arte David Santos. O antigo responsável do Museu do Neo-Realismo e ex-Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado está já a trabalhar no conjunto de alterações a introduzir, perspetivando-se uma nova dinâmica na vertente de Prémio e, no âmbito Curatorial, a presença de alguns dos mais reconhecidos nomes da fotografia contemporânea. A apresentação da programação completa da iniciativa, que terá o tema “Arquivo e observação”, está prevista para o mês de fevereiro.

Ao longo destas duas décadas e meia, a BF premiou e distinguiu artistas como António Júlio Duarte, Valter Vinagre, André Gomes, Duarte Belo, Bruno Sequeira ou Miguel Soares.

Na edição de 2012 a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira deu os primeiros passos para alguma renovação, introduzindo o conceito de Programa Curatorial. Nessa altura, já com a curadoria de David Santos, foram apresentadas exposições individuais de André Cepeda e Nikolai Nekh. Dois anos depois, na BF14, Sérgio B. Gomes (jornalista e editor de Plataformas e Multimédia do jornal “Público” e autor do blogue ARTE PHOTOGRAPHICA) assumiu a curadoria das exposições individuais de Augusto Brázio e Diogo Simões.


Fonte: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira