Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MOSTRA DE DESIGN PORTUGUÊS JÁ ACOLHEU MAIS DE 56 MIL VISITANTES

2016-03-24




Até até domingo, dia 27 de março, pode ser vista no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, a exposição “Ensaio para um Arquivo: o tempo e a palavra. Design em Portugal entre 1960 e 1974”, que inaugurou em outubro do ano passado e, até ao momento, já recebeu mais de 56 mil visitantes.

“Ensaio para um Arquivo: o tempo e a palavra. Design em Portugal entre 1960 e 1974” é um espaço expositivo, essencialmente documental, onde estão expostos catálogos de exposições, notas de vários eventos e as publicações mais importantes destes 14 anos, os mais decisivos para a afirmação do design em Portugal. Na exposição-arquivo é ainda dado protagonismo à palavra escrita e falada, sendo apresentadas as 635 fichas de inventário produzidas durante a investigação, com o registo de todas as peças que integraram quer a primeira exposição sobre design em Portugal, intitulada Exposição Internacional de Industrial Design (1965), bem como as peças presentes nas1ª e a 2ª Exposição de Design Português, em 1971 e 1973.

No dia 26 de março, às 11h30, sábado de Aleluia, aproveitando a folga entre a Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa, todos os interessados poderão percorrer o trajeto histórico do design português numa visita guiada gratuita a cargo de Maria Helena Souto, docente do IADE e curadora responsável pela exposição. Com a ajuda da especialista, os visitantes vão traçar um “mapa” desta disciplina e conhecer um tempo e uma ética, bem como os intervenientes e as instituições que contribuíram decisivamente para a promoção do Design nacional.

A exposição surgiu a partir do projeto de investigação “Design em Portugal (1960-1974): acções, intervenientes e repercussões do Núcleo de Arte e Arquitectura Industrial e do Núcleo de Design Industrial do Instituto Nacional de Investigação Industrial (I.N.I.I)” coordenado por Maria Helena Souto. Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e co-financiado pelo COMPETE, a iniciativa é mais um passo para impulsionar o design, a criatividade e a cultura nacional. A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.


Fonte: IADE