Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


A MANIFESTA 11 - BIENAL EUROPEIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA JÁ COMEÇOU

2016-06-14




Conhecida pelo carácter político e por abordar temas que refletem o contexto sociopolítico da cidade-sede, que muda a cada dois anos, a Manifesta 11 (Bienal Europeia de Arte Contemporânea) começou no dia 11 de junho em Zurique.

Num contexto marcado pela recessão económica e conflitos migratórios, a Manifesta 11 enfrenta um dilema: como produzir obras de arte que dialoguem com a realidade europeia?

Essa abertura para novas possibilidades é um dos traços do trabalho de Christian Jankowski, curador da Manifesta 11. A opção por Jankowski representa uma excepção na história do evento: é a primeira vez que um artista é curador da Manifesta. Foi escolhido devido à sua obra ter um caráter colaborativo, incluindo pessoas que não são do círculo das artes, e refletir sobre o papel das novas mídias digitais.

É justamente essa tentativa de expandir a arte para outros espaços que marca o tema desta edição: o trabalho. Intitulada "What People Do for Money: Some Joint Ventures", a Bienal terá uma exibição histórica – organizada em diversos museus da cidade –, na qual serão expostas obras que falam sobre a representação do trabalho ao longo da história. Além disso, 30 artistas foram comissionados para criar obras inéditas em colaboração com profissionais locais da cidade de Zurique. A lista de profissionais parceiros é diversificada, sendo composta por um dentista, um pastor, um meteorologista e um segurança, entre outros.

A Manifesta 11 terá uma plataforma central chamada Pavillion of Reflections (Pavilhão de reflexões). Desenhado e executado colaborativamente por 30 estudantes de Arquitetura da universidade ETH Zurich, liderados pelo Estúdio Tom Emerson, o pavilhão será uma estrutura flutuante sobre o lago Zurique, uma espécie de ilha urbana com um cinema a céu aberto e uma piscina integrada, além de área de alimentação e bar. A ideia é que o espaço funcione como ponto de encontro, diálogo e reflexão entre participantes e público. É no pavilhão que os estudantes de audiovisual da Universidade de Artes de Zurique ( ZHdK) exibirão os filmes que registraram o processo de criação dos 30 projetos colaborativos comissionados.