Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


INAUGURAÇÃO DA CASA DA AMÉRICA LATINA E UCCLA

2016-09-30




A Casa da América Latina vai inaugurar no dia 30 de setembro, pelas 12h00, a sua nova sede, que será partilhada com a UCCLA – União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa, na Avenida da Índia, no110, em Lisboa.

O evento contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Câmara de Maputo, David Simango, assim como de altas personalidades de referência nacional e das cidades que representam as duas instituições.

No mesmo dia será inaugurada a exposição "(Co)Habitar", que estará patente ao público até janeiro de 2017, realizando-se um cocktail de inauguração, pelas 18h30, que contará com a atuação do músico Rodrigo Amado.

No âmbito das comemorações da mudança, que se realiza após 18 anos de permanência da Casada América Latina na Avenida 24 de Julho, apresenta-se um programa de visitas guiadas, performances e conferências multidisciplinares com incidência na temática da “(co)habitação” – conceito que tanto se refere à partilha da nova sede entre as duas instituições, como à permanência simultânea de trabalhos artísticos oriundos de vários países da América Latina e de Língua Portuguesa num mesmo espaço.

O edifício, recentemente renovado, foi, no século XVIII, um armazém dos bergantins e galeotas reais, herdando daí a denominação de “Casa das Galeotas”.

“(Co)Habitar” reúne um conjunto de obras das artistas Lia Chaia e Andrea Brandão que exploram o espaço habitável em diferentes vertentes. Se, por um lado, as artistas foram convidadas, através do seu trabalho, a conviver temporariamente num mesmo espaço expositivo, por outro, as suas trajetórias de criação levaram-nas a cruzar e a habitar lugares reais ou imaginários que, com a sua carga histórica, cultural e política, alimentam de diferentes formas as suas práticas.

Assim, além de pensar a partilha do espaço por parte das duas instituições, nesta nova sede, a exposição propõe uma reflexão sobre a cidade como espaço heterogéneo, constituído por múltiplas camadas em constante conflito, mas também adaptação, articulação e encontro.

Em diálogo com o núcleo expositivo principal, que inclui um conjunto de obras, algumas site specific, criadas especialmente para este evento, serão apresentados vídeos de Daniel Barroca, Eurídice Kala, Cinthia Marcelle, e Carolina Saquel e performances de Joana Bastos, Lia Chaia e Eurídice Kala.

Com curadoria de Filomena Serra, Giulia Lamoni e Margarida Brito Alves, a exposição, que estará patente ao público até ao dia 30 de janeiro de 2017 – coincide com a inauguração da nova sede da Casa da América Latina e da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

A programação paralela à exposição terá início dia 1 de outubro, com a organização de uma visita guiada pelas curadoras, uma performance da artista Lia Chaia e uma conferência com o curador peruano Emílio Tazarona.


Fonte: