Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


MAAT LANÇA ‘MAAT EXT.’ NOVA PLATAFORMA DE CONTEÚDOS ONLINE

2020-09-18




Lançado a 16 de setembro, o maat ext. (leia-se: extended) é uma plataforma de conteúdos desenvolvida pelo MAAT - – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia que agrega, liga e expande o alcance das ações do museu na esfera digital.

“O maat ext. é uma experiência e um esforço que visa desafiar a métrica temporal do consumo de conteúdos offline de maneira a criar um espaço de produção de conhecimento, investigação e diálogo que possa dotar a prática institucional de um modo de narração contemporânea de histórias que seja intelectualmente flexível e criativamente temperamental», diz Beatrice Leanza, diretora-executiva do maat.

Extensão do website que foi redesenhado com base na renovada linguagem visual do museu, o maat ext. é um espaço digital onde diferentes formas de produção criativa coexistem, algumas desenvolvidas por e com os colaboradores envolvidos na programação do museu e outras especificamente desenvolvidas para este domínio.

Os conteúdos estão organizados em cinco secções principais definidas pelos respetivos formatos, cada qual prestando-se a diferentes estratégias de apropriação e de desvio inventivo da sua forma tipológica:

> Bulletin – um espaço para notícias concisas e precisas, artigos de opinião condensados, poesia e prosa relevantes.
> Open Sources – um repositório de conhecimento de que constam referências, leituras e bibliografias pertinentes e esclarecedoras;
> Longforms – espaço para ensaios e entrevistas escritas, recursos em suporte visual e informações que se destinam não a uma navegação rápida, mas a uma leitura aprofundada;
> Cinema – imagens em movimento feitas com qualquer dispositivo de gravação;
> Antenna – podcasts, playlists, cápsulas de som.

'Topics' consiste em linhas de leitura tematicamente específicas que se encontram dispersas pela plataforma. As etiquetas no topo da coluna desta secção relacionam-se mais com assuntos e preocupações que o museu está a aprofundar através da sua programação presencial: Explorations – investigar as transformações socioculturais e ambientais decorrentes da atual biocrise e destruição ecológica, proporcionando um conhecimento profundo da ciência dura da intervenção climática; The Quest — especulações criativas por trás da investigação assente na inovação que visa salvaguardar a nossa coexistência planetária; Collections — campo expandido da investigação em torno do significado e da concretização da prática museológica; maat # — conteúdos associados às nossas exposições: #thetruth #commoning #datamatters; Expanded Classroom – educação alternativa, pedagogias repensadas e aprendizagem disruptiva.

Todos estes assuntos produzem ressonâncias, ligações suplementares e reflexões indissociáveis dos eventos que o museu organiza presencialmente, ao mesmo tempo que acrescentam uma nova dimensão àqueles de que a instituição tradicionalmente se ocupa, em colaboração com indivíduos, instituições, festivais, em publicações físicas, digitais ou de outra natureza, entre muitas outras coisas mais.





FONTE: MAAT