Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


ALARGAMENTO DO MUSEU DO CHIADO AVANÇA DEZ ANOS DEPOIS

2009-09-25





A PSP vai sair do Convento de São Francisco, na Baixa de Lisboa, e mudar-se para o Parque das Nações. Para as suas instalações estender-se-á o Museu do Chiado, num projecto que contempla ainda a recuperação do espaço da Faculdade de Belas-Artes. Hoje, três ministros do actual Governo apresentam no local o projecto de alargamento daquele museu nacional de arte contemporânea, que se arrastava há já dez anos.

Desde que foi reconstruído, em 1994, os 700 metros quadrados daquele espaço museológico acolhem 4500 peças de mais de um século de arte contemporânea portuguesa. “O museu não tem um espaço digno e capaz para apresentar a sua colecção, mas apenas segmentos dessa colecção em exposições temporárias”, diz o seu director, Pedro Lapa, em declarações ao PÚBLICO.

Só há cem metros quadrados para guardar a reserva do museu, o que Lapa classifica de “ridículo”, observando que “mais de duas mil obras estão espalhadas por outras instituições”. Também “não há espaço para actividades educativas”, nota o director do museu.

Na sua opinião, o arrastar do projecto nos últimos dez anos revelou “um profundo desinteresse” das autoridades competentes. Por tudo isso, Pedro Lapa considera de “extrema importância” a ampliação do museu.

A expansão do Museu do Chiado permitirá que grande parte do espólio actualmente depositado nas reservas seja “finalmente exposto ao público”, refere uma nota do Ministério da Cultura (MC). No entanto, “não está nada definido” quanto aos custos que a operação vai implicar, diz o assessor de imprensa do MC, Rui Peças.

A acompanhar os ministros da Cultura (José António Pinto Ribeiro), Administração Interna (Rui Pereira) e Ensino Superior (Mariano Gago) na apresentação do projecto estará o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa. A transferência do Comando da PSP para o Parque das Nações será feita com base num protocolo a assinar entre o Ministério da Administração Interna e o município da capital.

As instalações da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa beneficiarão também do alargamento do museu, com a recuperação de um imóvel classificado.

Disponível em: ultimahora.publico.clix.pt