Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 

share |

BIENAL DE SÃO PAULO COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO

2010-09-21




É já no próximo sábado dia 25 de Setembro que começa a 29ª edição da Bienal de São Paulo, ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. Essa impossibilidade expressa-se no facto de que a arte, por meios que lhe são próprios, é capaz de interromper as coordenadas sensoriais com que entendemos e habitamos o mundo, inserindo nele temas e atitudes que ali não cabiam e tornando-o, assim, diferente e mais largo.

A eleição desse princípio organizador do projecto curatorial justifica-se, por um lado, por vivermos num mundo de conflitos diversos, onde são questionados paradigmas de sociabilidade, e no qual a arte se afirma como meio privilegiado de apreensão e simultânea reinvenção da realidade. Por outro lado, por ter sido tão extenso esse movimento de aproximação entre arte e política nas duas últimas décadas, torna-se necessário, novamente, destacar a singularidade da primeira em relação à segunda, por vezes confundidas ao ponto da indistinção.

É nesse sentido que o título dado à exposição, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar” – verso do poeta Jorge de Lima, da sua maior obra, Invenção de Orfeu (1952) – sintetiza o que se procura com a próxima edição da Bienal de São Paulo: afirmar que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela. É nesse “copo de mar” – ou nesse infinito próximo que os artistas teimam em produzir – que, de facto, está a potência de seguir adiante, como diz o poeta, “mesmo sem naus e sem rumos / mesmo sem vagas e areias”.

Com curadoria de Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, a 29ª Bienal de São Paulo conta, ainda, com um grupo de curadores convidados de procedências diversas: Fernando Alvim (Angola), Rina Carvajal (Venezuela / Estados Unidos), Yuko Hasegawa (Japão), Sarat Maharaj (África do Sul / Reino Unido) e Chus Martinez (Espanha).

A exposição contará com cerca de 160 artistas de diversas partes do mundo (www.fbsp.org.br/29_bienal_participantes.html) e pode ser visitada até ao dia 12 de Dezembro.

Disponível em: www.fbsp.org.br