Links


PREVIEW


CICLO DE CINEMA PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS DA MODERNIDADE DOS CLÁSSICOS AO CLASSICISMO DOS MODERNOS | 31 MAIO > 11 DE JULHO, ESPAÇO NIMAS, LISBOA

Artecapital

2018-05-29



 

PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS
Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos

 

De 31 de Maio a 11 de Julho, o Espaço Nimas recebe um ciclo dedicado ao cinema japonês, por ocasião do lançamento das caixas DVD de Kenji Mizoguchi (9 de Junho) e Yasujiro Ozu, da estreia de Esplendor, o novo filme de Naomi Kawase (14 de Junho), e da reposição, em cópia digital restaurada, dos filmes Primavera Tardia, de Yasujiro Ozu (28 de Junho) e Contos Cruéis da Juventude, de Nagisa Oshima (5 de Julho).

O ciclo estender-se-á depois ao Teatro Campo Alegre, no Porto.

 

OS AMANTES CRUCIFICADOS, de Kenji Mizoguchi

 

 

Caídas as flores
da cerejeira, eis o templo —
através dos ramos.

Yosa Buson [trad. Luísa Freire]


A cinematografia japonesa é das mais relevantes na história do cinema, apesar de muitos dos seus filmes se terem perdido (sobretudo do período do cinema mudo). Tardiamente descoberta no Ocidente, chegar-nos-ia, com o espanto e a admiração de quase todos, no início dos anos 50, quando Akira Kurosawa recebeu o Leão de Ouro no festival de Veneza com Rashomon, e logo de seguida com os prémios a Mizoguchi, por A Vida de O’Haru e Contos da Lua Vaga; depois na Inglaterra e EUA, em finais da mesma década, com as primeiras menções a Ozu, que ficou a ser mais conhecido já iam os 1970 bem avançados, quando Tokyo Monogatari/Viagem a Tóquio foi finalmente exibido comercialmente nos Estados Unidos e na Europa — a estreia comercial em Portugal, tal como a de outros filmes de Ozu, só aconteceria há poucos anos, pela mão da Leopardo Filmes (antes apenas estreara, em 1994, Primavera Tardia, distribuído pela Atalanta Filmes, também de Paulo Branco, e que agora veremos de novo, em cópia digital restaurada), começando aí o enorme culto do cineasta. Mizoguchi, realizador de cabeceira da nouvelle vague (Godard chamou-lhe “O melhor dos realizadores japoneses. Ou, simplesmente, um dos melhores realizadores do mundo”), teve a crítica francesa a seus pés, quando em 58 os Cahiers incluíram os Contos na lista dos melhores filmes de todos os tempos. São os três grandes mestres desta cinematografia imensa pela qual, temos, desde então, como escreveu Serge Daney (Maison cinema et le monde), “uma paixão devoradora”.

Mas não foram apenas estes os clássicos “modernos” (e se Mizoguchi era venerado pelos cineastas da nouvelle vague — Rivette escreveria, nos Cahiers, na altura da retrospectiva de Paris, um texto seminal em que falava da modernidade da sua mise-en-scène que era preciso aprender —, já Ozu, como diz Daney, foi uma “fonte de inspiração para os cineastas experimentais” [“e curiosamente o mais ‘familiar’ dos cineastas influenciou a vanguarda mais desenraizada”], e Kurosawa, talvez o mais popular no Ocidente, entre a espectacularidade e a aventura, com uma “mão no passado japonês”, embora com referências heterogéneas, e uma vertente introspectiva, mais íntima, perto da serenidade, sobretudo nas últimas obras (apud Sérgio Dias Branco) era amado por realizadores como Bergman ou Fellini, ou os americanos John Ford, Coppola, Scorsese, ou Spielberg); há, por exemplo, Mikio Naruse, a ser agora (re)descoberto, com uma obra que encena a família e o mundo das mulheres.

Veremos ainda filmes dos expoentes da Nouvelle Vague japonesa, a “Naberu Bagu”, Kôji Wakamatsu, Nagisa Oshima (entre outros, com a estreia, em cópia restaurada, de Contos Cruéis da Juventude, de 1960, retrato de uma juventude desencantada e rebelde, no meio das revoltas estudantis, que viria a alcançar um enorme sucesso entre o público jovem), ou Shoei Imamura. Esta “nova vaga” japonesa, mais do que influenciada pela francesa a que foi buscar o nome, correu a par e de forma completamente independente. Como escreveu Luís Miguel Oliveira (Público), “quando se vê, por exemplo, os primeiros filmes de Nagisa Oshima, rodados à volta de 59/60, chega a ser impressionante a espécie de ‘ar de família’ — e talvez até com algum avanço sobre os franceses, por exemplo no tratamento da cor e do formato ‘scope’.” Era um cinema extremamente subversivo onde o sexo e a violência “eram instrumentos (mais do que apenas ‘ingredientes’)” (LMO, ibid.). E se alguns, como Oshima ou Imamura, viriam também eles a tornar-se “mestres”, Wakamatsu, de quem veremos 7 filmes emblemáticos, e que produziu O Império dos Sentidos, de Oshima, continuou a causar polémica com os seus últimos filmes, ambos apresentadas no Festival de Berlim, O Bom Soldado (2010; Urso de Prata Melhor Actriz)) e Exército Vermelho Unido (2007), que vieram em muito contribuir para a redescoberta do seu “cinema da revolta”.

É a todas estas tradições que os novos realizadores nipónicos vão beber para as suas obras.

 

DOLLS, de Takeshi Kitano

 

Takeshi Kitano, cineasta e actor, afirma-se nos anos 90, com um cinema simultaneamente “brutal e cândido” (Vasco Câmara, Público), entre as histórias de gangsters (yakuzas) e uma espécie de vaudeville burlesco (por exemplo, em O Verão de Kikijiro, onde alguns viram influências de Buster Keaton, Kitano declara-se profundamente japonês), ao melodrama de Hana-Bi / Fogo-de- Artifício (Leão de Ouro de Veneza em 1997), ou ao “filme de fantasmas”, Dolls.

“Cineasta de aparições e fantasmagorias”, Kiyoshi Kurosawa, de quem acabámos de estrear O Segredo da Câmara Escura, “uma história de amor assombrada pelo espírito da fotografia oitocentista de Louis Daguerre” (Luís Mendonça, À Pala de Walsh), que o cineasta veio filmar em França, é, hoje um dos mais brilhantes cineastas do terror. “Um terror materialista, quase primitivo, que aspira a um eterismo enigmático (…) que se baseia num dispositivo extremamente rudimentar de efeitos para produzir a sua muito concreta dimensão ‘fantástica’. Os espectros são como gente, confundem-se connosco, porque andam, falam e… beijam como nós.” (LM, ibid.) Vamos também ver Rumo à Outra Margem (Cannes 2015, Prémio Melhor Realização da Secção Un Certain Regard), filme de fantasmas (Ysuke é um fantasma de uma “beleza solar”, vestido com as suas roupas, que fala, caminha, senta-se, come, suspira, abraça a mulher), filme que ruma às origens do cinema, esse “reino das sombras”.

Hirokazu Koreeda (que acaba de vencer a Palma de Ouro em Cannes), e que começou por ser documentarista, mas viria a afirmar-se na primeira década deste século com o filme Ninguém Sabe (2004, Prémio Melhor Actor em Cannes), é, podemos dizê-lo, um dos contemporâneos que tem vindo a afirmar-se como um dos mais evidentes herdeiros do cinema clássico japonês, sobretudo o de Ozu e Naruse, mas também o de Mizoguchi e Kurosawa.

Também Naomi Kawase, outra das cineastas nipónicas com presença habitual nos grandes festivais de cinema, a partir da segunda década deste século, começou no documentário, tendo depois passado à ficção, onde cruza, com uma sensibilidade poética única, o mais profundo da “alma japonesa” com o Japão contemporâneo. Estrearemos o seu novo filme Esplendor (Cannes 2017, Prémio do Júri Ecuménico), filme luminoso e delicado sobre uma jovem que escreve versões de filmes para invisuais e um fotógrafo mais velho que aos poucos está a perder a visão. São as fotografias deste que os aproximarão de forma muito particular.

Uma mostra onde veremos filmes de samurais, filmes de yakuzas, filmes de aventuras, filmes eróticos, filmes de família, filmes de fantasmas… Voltando a Daney (também no próximo parágrafo): “Belo percurso”, este.

 


Uma pessoa não se torna especialista do cinema japonês, ama-se o Japão, body and soul.”

Yôkoso

 

>>>

 

LISTA DE FILMES QUE INTEGRAM O CICLO

31 de MAIO a 4 de JULHO | Espaço Nimas / Teatro do Campo Alegre

A ENGUIA, de SHOHEI IMAMURA
A FLOR DO EQUINÓCIO, de YASUJIRO OZU
A IMPERATRIZ YANG KWEI FEI, KENJI MIZOGUCHI
A MULHER DE QUEM SE FALA, de KENJI MIZOGUCHI
A QUIETUDE DA ÁGUA, de NAOMI KAWASE
A SENHORA OYU, de KENJI MIZOGUCHI
ANDANDO, de KORE-EDA HIROKAZU
BOM DIA, de YASUJIRO OZU
BROTHER - IRMÃO, de TAKESHI KITANO
CONTOS CRUÉIS DA JUVENTUDE, de NAGISA OSHIMA
CONTOS DA LUA VAGA, de KENJI MIZOGUCHI
DERSU UZALA, de AKIRA KUROSAWA
DOLLS, de TAKESHI KITANO
DR. FÍGADO, de SHOHEI IMAMURA
ESPLENDOR, de NAOMI KAWASE
EXÉRCITO VERMELHO UNIDO, de KOJI WAKAMATSU
FESTA EM GION, de KENJI MIZOGUCHI
FOGO DE ARTIFÍCIO, de TAKESHI KITANO
MADADAYO - AINDA NÃO!, de AKIRA KUROSAWA
NINGUÉM SABE, de KORE-EDA HIROKAZU
O BOM SOLDADO, de KOJI WAKAMATSU
O CONTO DOS CRISÂNTEMOS TARDIOS, de KENJI MIZOGUCHI
O EMBRIÃO CAÇA EM SEGREDO, de KOJI WAKAMATSU
O ÊXTASE DOS ANJOS, de KOJI WAKAMATSU
O FIM DO OUTONO, de YASUJIRO OZU
O GOSTO DO SAKÉ, de YASUJIRO OZU
O IMPÉRIO DA PAIXÃO, de NAGISA OSHIMA
O IMPÉRIO DOS SENTIDOS, de NAGISA OSHIMA
O INTENDENTE SANSHO, de KENJI MIZOGUCHI
O MEU MAIOR DESEJO, de KORE-EDA HIROKAZU
O VERÃO DE KIKUJIRO, de TAKESHI KITANO
OS AMANTES CRUCIFICADOS, de KENJI MIZOGUCHI
OS SEGREDOS ATRÁS DAS PAREDES, de KOJI WAKAMATSU
PRIMAVERA TARDIA, de YASUJIRO OZU
QUANDO UMA MULHER SOBE AS ESCADAS, de MIKIO NARUSE
RAPAZES REGRESSAM, de TAKESHI KITANO
RUA DA VERGONHA, de KENJI MIZOGUCHI
RUMO À OUTRA MARGEM, de KIYOSHI KUROSAWA
TABU - GOHATTO, de NAGISA OSHIMA
UMA PASTELARIA EM TÓQUIO, de NAOMI KAWASE
VAI, VAI VIRGEM PELA SEGUNDA VEZ, de KOJI WAKAMATSU
VIAGEM A TÓQUIO, de YASUJIRO OZU
ZATOICHI, de TAKESHI KITANO


Pode consultar toda a programação em www.medeiafilmes.com

 




Outros artigos:

2018-12-04


Field Works - Triangle Network 7ª Edição | 2 a 16 Dez, Hangar
 

2018-11-27


Parallel Review Lisboa | 28 Nov - 16 de Dez, Campo de Santa Clara, Lisboa
 

2018-11-14


LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, 12ª edição | 16 a 25 Nov, Lisboa e Sintra
 

2018-11-06


The New Art Fest | 9 a 30 Nov, Lisboa
 

2018-11-02


FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 31 Out a 18 Nov
 

2018-10-22


LAB#1 – « For a Brave New Brussels » ARTISTIC VERSUS TECHNOCENTRIC APPROACHES TO SMART CITIES | 22 a 26 Out, MAAT, Lisboa
 

2018-10-10


1ª edição Drawing Room Lisboa | 10 a 14 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2018-09-26


Festival Olhares do Mediterrâneo | 27 a 30 Set, Lisboa
 

2018-09-19


9a EDIÇÃO DO BAIRRO DAS ARTES | 20 Set, Lisboa
 

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino