Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

Juntos | Eu Paisagem


Artur Rosa e Helena Almeida | Andreia Nóbrega
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Terceiro Round


Atelier Contencioso
Galeria Monumental, Lisboa

Al Tramonto


Ana Santos, Fala Mariam, Juliana Matsumura e Manuela Marques
Galeria Vera Cortês (Alvalade), Lisboa

WHO WHERE / QUEM ONDE


COLECTIVA
Espaço Coleção Arte Contemporânea - Lisboa Cultura, Lisboa

“Nada Foi Pós”. 50 anos da Independência dos PALOP


COLECTIVA
Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L. , Porto

Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente


COLECTIVA
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Through It All


Aidan Duffy
ADZ, Lisboa

O que nos Olha | lápis de pintar dias cinzentos – Obras da Coleção de Arte Fundação EDP


Miriam Cahn | Colectiva
MAAT, Lisboa

Matéria / Ação


Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970
Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

Continuidad de los Parques | Da Sebe ao Ser


Rubén Rodrigo | André Vaz
Galeria Fernando Santos (Porto), Porto

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


MANON DE BOER

Downtime / Tempo de Respiração




FUNDAçãO CALOUSTE GULBENKIAN
Av. de Berna, 45 A
1067-001 LISBOA

30 JAN - 13 ABR 2020


Inauguração: 30 de Janeiro, 18:30, Espaço Projeto – Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto da artista Manon de Boer propõe um olhar sobre a experimentação e o processo criativo. Os quatro filmes que apresenta centram-se na aprendizagem informal na infância e na juventude e no tempo de respiração que a criatividade e a imaginação exigem.

Parte de um projeto iniciado em 2018, a exposição apresentará pela primeira vez a trilogia completa From Nothing to Something to Something Else de Manon de Boer, filmada pela artista em três países diferentes – Inglaterra, Portugal e Bélgica.

Estes trabalhos, com a participação de jovens entre os 16 e os 20 anos, exploram os processos de aprendizagem fora do sistema formal de ensino artístico, os tempos de respiração que os processos criativos implicam, e a improvisação como um espaço/tempo de liberdade e de construção. Downtime / Tempo de Respiração apresenta ainda um quarto filme, The Untroubled Mind, realizado em 2016, que é um ensaio sobre o jogo, a experimentação e a criatividade na infância.

O projeto e a exposição aprofundam uma pesquisa de Manon de Boer e confirmam o seu fascínio pelos momentos em que o tempo suspenso e a liberdade de imaginar e de agir permitem criar, experimentar e explorar, fazendo nascer qualquer coisa a partir de coisa nenhuma.

Curadoria: Susana Gomes da Silva e Rita Fabiana