Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

A Casa de Francisca Dumont


COLECTIVA
Perspective Galerie Porto - Palacete Severo, Porto

Corpo em Ação (Body in Action)


Beatriz Albuquerque
Museu da Vila Velha, Vila Real

Chão Vermelho


Manuel Valente Alves
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Juntos | Eu Paisagem


Artur Rosa e Helena Almeida | Andreia Nóbrega
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Al Tramonto


Ana Santos, Fala Mariam, Juliana Matsumura e Manuela Marques
Galeria Vera Cortês (Alvalade), Lisboa

Terceiro Round


Atelier Contencioso
Galeria Monumental, Lisboa

WHO WHERE / QUEM ONDE


COLECTIVA
Espaço Coleção Arte Contemporânea - Lisboa Cultura, Lisboa

“Nada Foi Pósâ€. 50 anos da Independência dos PALOP


COLECTIVA
Ãrvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L. , Porto

Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente


COLECTIVA
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Through It All


Aidan Duffy
ADZ, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


STAN DOUGLAS

ISDN




FUNDAçãO DE SERRALVES
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 PORTO

29 MAI - 12 JAN 2025


INAUGURAÇÃO: 29 de Maio às 11h30 na Fundação de Serralves, Porto


:::


Serralves apresenta esta terça-feira, dia 28 de maio, pelas 11h30, uma nova e importante exposição do artista canadiano Stan Douglas (Vancouver, Canadá, 1960), que marca um dos momentos mais significativos da sua programação para o primeiro semestre de 2024, ano em que celebramos o 50.º aniversário da Revolução do 25 de abril em Portugal.

Centrada no filme ISDN (2022), inicialmente concebido para a 59.ª Bienal de Veneza, a exposição apresenta um vibrante diálogo entre diferentes culturas e movimentos sociais, retratado através de uma performance musical fictícia entre rappers de Londres e do Cairo, cujos versos abordam questões fundamentais como raça, classe, amor, identidade e justiça. ISDN é uma instalação vídeo de dois canais em grande escala que explora a música como forma de colaboração cultural transcontinental. Encena um relato ficcionado de dois coletivos musicais, a decorrer em 2011, um em Londres com os rappers de Grime, Lady Sanity e TrueMendous, e outro no Cairo com os rappers de Mahraganat Raptor e Joker, trocando versos improvisados (freestyle), supostamente transmitidos por linhas ISDN.

Para além do filme, a exposição inclui também fotografias de grande formato inspiradas em momentos cruciais de mudança social no turbulento ano de 2011, que continuam a reverberar nos dias de hoje - como a Primavera Ãrabe e os protestos em Londres.

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea.