Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

A Casa de Francisca Dumont


COLECTIVA
Perspective Galerie Porto - Palacete Severo, Porto

Corpo em Ação (Body in Action)


Beatriz Albuquerque
Museu da Vila Velha, Vila Real

Chão Vermelho


Manuel Valente Alves
Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira

Juntos | Eu Paisagem


Artur Rosa e Helena Almeida | Andreia Nóbrega
CAV - Centro de Artes Visuais, Coimbra

Al Tramonto


Ana Santos, Fala Mariam, Juliana Matsumura e Manuela Marques
Galeria Vera Cortês (Alvalade), Lisboa

Terceiro Round


Atelier Contencioso
Galeria Monumental, Lisboa

WHO WHERE / QUEM ONDE


COLECTIVA
Espaço Coleção Arte Contemporânea - Lisboa Cultura, Lisboa

“Nada Foi Pós”. 50 anos da Independência dos PALOP


COLECTIVA
Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, C.R.L. , Porto

Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente


COLECTIVA
Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Through It All


Aidan Duffy
ADZ, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de exposições é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando as mostras. Envie-nos informação (Press-Release e imagem) das próximas inaugurações. Seleccionamos três exposições periodicamente, divulgando-as junto dos nossos leitores.

 


ANDRé RUIVO

RETRATOS: OS ORIGINAIS




TINTA NOS NERVOS
Rua da Esperança 39 Madragoa


07 DEZ - 01 FEV 2025


INAUGURAÇÃO: 7 de Dezembro às 16h00 na Tinta nos Nervos, Lisboa


:::


Desenhador, ilustrador, realizador de filmes de animação e músico, André Ruivo (Lisboa, 1977) é um artista multifacetado que tem na edição e no livro de artista um esteio e um veículo principal da sua actividade criativa.

Retratos é um projecto de grande impacto no conjunto de trabalhos de André Ruivo. Nasce da vontade de conceber uma galeria de retratos que não sejam representações fieis de um modelo, mas antes exercícios plásticos onde a memória e a sua transformação, se tornam fundamentais.

Trata-se de uma série de onze desenhos realizados a pastel seco sobre papel Canson, datados de 2011 e nunca antes mostrados directamente ao público. Em cada folha, revela-se um retrato, a imagem expressiva de um rosto, numa dimensão considerável, a enfrentar o espectador. As faces não são reconhecíveis ainda que algumas partam de observações do artista metamorfoseadas pela lembrança.

Os desenhos foram digitalizados e editados em livro (pela Mmmnnnrrrg, em 2017) e este, concebido como um objecto artístico, procurou ser fiel aos originais, mantendo uma grande dimensão e qualidade gráfica, a intensidade cromática das figuras, a proximidade gerada pela tonalidade calorosa do papel e do manuseio, em escala desmedida, com o sugerido desdobramento entre quem vê e é visto. A estreita conexão que o artista estabelece entre desenhos e livros é reforçada pelo facto de sempre ter resistido a expor, e recusado vender originais das suas publicações.

É por isso com particular gosto que a Tinta nos Nervos, responsável pela 2ª edição do livro Retratos (2019) , acolhe os originais que lhe deram corpo, correspondendo à curiosidade e interesse do público, sempre seduzido e habituado a interagir com as imagens reproduzidas.


:::


André Ruivo (Lisboa, 1977) é formado em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e especializado em Animação, pelo Royal College of Art, em Londres, desenvolveu trabalho regular como ilustrador de imprensa (no Jornal Público, Independente, revistas Visão, Ler, entre outros). Tem colaborado em projectos gráficos diversos, mantendo activas, na web, páginas onde concentra, e diariamente publica, trabalho. Participa regularmente em exposições individuais e colectivas, festivais de cinema, contando com um extenso conjunto de livros já publicados (Vida de Artista, Vírus, Vota, Abraços, As Aventuras de Qualquer Coisa, Break Dance, Mistery Park, entre outros.) e filmes de animação realizados ( como a Páscoa, Circo, Campo à Beira Mar, Fantasista, etc.)