Anozero'25
Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra
ARQUIVO:
O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.
MANUAL PARA ENGANAR O CéREBRO: O CINEMA VISTO A PARTIR DA NEUROLOGIA
Conversas foto-fílmicas
ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA | FOTOGRáFICO
Rua da Palma, 246
LISBOA
30 JAN - 30 JAN 2020
A 30 de janeiro a Videoteca é anfitriã de mais uma edição das Conversas foto-fílmicas, uma iniciativa do ICNOVA – Cluster em Estudos Visuais e Arqueologia dos Media, do GI de Cultura, Comunicação e Artes.
“Manual para enganar o cérebro: o cinema visto a partir da neurologia” é o tema desta conversa, que tem como convidado Javier Sanz Aznar, professor associado de Teoria da Imagem no departamento de Biblioteconomia, Documentação e Comunicação Audiovisual da Universidade de Barcelona, e cuja investigação se centra na forma como a visualização fílmica é processada pelo cérebro do espetador (neurocinemática) e no estudo do fenómeno fandom desde a perspetiva do capital cultural. A conversa conta com a moderação de Vanja Milena Munjin Paiva, crítica, investigadora e programadora de cinema.
A neurocinemática é uma disciplina científica que analisa o filme a partir de medições biométricas realizadas no espetador. Procura compreender porque gostamos ou nos entusiasmamos quando vemos um filme e que recursos podemos aplicar para atingir determinado objetivo.
É nesta possibilidade de criar novas ferramentas e processos que se centrará a conversa com Javier Sanz Aznar, apontando também para os debates éticos que têm sido levantados em torno da finalidade, aplicações e limites desta recente disciplina.
Arquivo Municipal de Lisboa |Videoteca Largo do Calvário, 2 – 1300-113 Lisboa 30 de janeiro, 19h00-20h30 Entrada livre