Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA






Outras recomendações:

All This Green Makes Me Tired


São Trindade
ZDB - Galeria Zé dos Bois, Lisboa

Cotonígero


Vanda Madureira
CAPC - Círculo de Artes Plásticas, Coimbra

Seja dia ou seja noite pouco importa


Pedro Calapez e André Gomes
Museu Coleção Berardo, Lisboa

Living City


Inserir cidade aqui
Livraria Flâneur, Porto

Pandemic


Performances de António Poppe, José Marrucho e Flávio Rodrigues
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

Lavagem


Alice Ripoll
Lisnave, Almada

Cidadãos do Cosmos


Boris Groys
Rampa, Porto

Exposição comunidade


Cooperativa Rizoma
Plataforma Revólver, Lisboa

Hrönir ou Krönir


PIZZ BUIN
Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães

5.ª edição de Human Entities


Alexandre Estrela
Palácio Sinel de Cordes, Lisboa

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


PROGRAMAÇÃO: VASCO MENDONÇA

A Música e o Mundo - Encontros Sonoros Atlânticos




VÁRIOS LOCAIS



21 AGO - 18 SET 2021


A Música e o Mundo - Encontros Sonoros Atlânticos
21 de agosto a 18 de setembro de 2021
Lisboa, Fajã da Fragueira, Angra do Heroísmo, Ribeira Grande, Ponta Delgada



A 21 agosto estreia o ciclo A Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos que, até 18 de setembro, apresenta seis concertos em Portugal Continental e nos Açores, com três obras em estreia absoluta.

Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Francisco de Lacerda - a Música e o Mundo, Associação Cultural, o ciclo principia em Lisboa e percorre as ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel.

O ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos constitui-se como uma série de recitais em que obra do compositor, musicólogo e maestro açoriano Francisco de Lacerda (1869 – 1934) é o estímulo para a criação de novas peças musicais, intimamente relacionadas com os locais em que se apresentam.

O percurso pelo Atlântico mapeado pelo ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos tem início a 21 de agosto, no Castelo de São Jorge, em Lisboa, com o grupo Drumming GP e o contratenor Rodrigo Ferreira. O programa apresenta obras de Philip Glass e duas estreias mundiais, dos compositores Vasco Mendonça e Ângela da Ponte.

A 7 de setembro, na Fajã da Fragueira, na Ilha de São Jorge, o músico João Barradas apresenta obras de Johann Sebastian Bach, Astor Piazzolla e Keith Jarrett.

No local em que se localizou a casa de Francisco de Lacerda vai ser ainda possível escutar a transcrição para acordeão da Canção Triste, da autoria de João Barradas. Esta é a primeira audição mundial desta transcrição da Canção Triste, um original de Francisco de Lacerda, nascido em São Jorge e com uma notável carreira internacional.

A 10 de setembro, o terceiro concerto do ciclo a Música e o Mundo – Encontros Brasil, na ilha Terceira, onde a pianista Joana Gama interpreta ao ar livre obras de Hans Otte Otte.

No dia seguinte, a 11 de setembro, e também na ilha Terceira, o organista Gustaaf van Manen apresenta obras de Francisco Lacerda e do compositor holandês Jan Pieterszoon Sweelinck, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, em Angra do Heroísmo.

A ilha de São Miguel e o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, acolhem o concerto de 15 de setembro, em que a soprano Inês Simões e o pianista Daniel Godinho percorrem obras de Richard Wagner, Francisco de Lacerda e António Chagas Rosa.

O ciclo a Música e o Mundo – Encontros Sonoros Atlânticos encerra-se em São Miguel, a 18 de setembro, em Ponta Delgada. Aqui, na Igreja do Colégio dos Jesuítas – Museu Carlos Machado, a soprano Sandra Medeiros e o pianista Francisco Sassetti apresentam obras de Francisco de Lacerda, Freitas Branco e Vianna da Motta.



PROGRAMA

21/AGO Lisboa
19h30 Castelo de São Jorge
Programa: Drumming GP + Stephen Diaz (Contratenor)
Estreias de obras musicais de Ângela Ponte e Vasco Mendonça

07/SET Ilha de São Jorge
19h00 Fajã da Fragueira, Casa de Francisco de Lacerda
Programa: João Barradas

10/SET Ilha Terceira
19h30 Angra do Heroísmo
Ermida de Santo António da Grota, Monte Brasil
Programa: Joana Gama

11/SET Ilha Terceira
21h00 Angra do Heroísmo, Igreja de Nossa Senhora da Guia
Programa: Gustaaf van Manen

15/SET Ilha de São Miguel
19h30 Ribeira Grande
Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas
Programa: Inês Simões e Daniel Godinho

18/SET Ilha de São Miguel
21h00 Ponta Delgada
Igreja do Colégio dos Jesuítas – Museu Carlos Machado
Programa: Sandra Medeiros e Francisco Sassetti