Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


OS EUA DEVOLVEM 337 OBJECTOS SAQUEADOS PARA A ITÁLIA EM ESFORÇO DE REPATRIAMENTO

2026-05-04




Numa cerimónia realizada no quartel de La Marmora, em Roma, os Estados Unidos devolveram oficialmente 337 antiguidades saqueadas a Itália, numa cerimónia de repatriamento, segundo o New York Times.

Foram repatriados 221 objetos através da colaboração com o Ministério Público de Manhattan, enquanto os restantes 116 foram recuperados a 10 de abril de 2026, como resultado de esforços conjuntos do FBI, da Homeland Security Investigations, do Ministério Público e, num caso, com a assistência da leiloeira Christie's de Nova Iorque, informou o Ministério da Cultura italiano.

Os objetos repatriados, que datam da era Villanova (900 a 700 a.C.) até ao período helenístico (323 a 31 a.C.), incluem uma cabeça de mármore de Alexandre, o Grande, do século I d.C., originalmente encontrada no Fórum Romano, uma escultura de bronze roubada a Herculano e duas esculturas egípcias de basalto. O FBI ajudou a recuperar bronzes e terracotas que remontam à Idade do Ferro e ao período helenístico, enquanto uma investigação do Departamento de Segurança Interna ajudou a encontrar o leme de um navio e um conjunto de moedas romanas.

“Os Estados Unidos são, em todos os aspetos, o aliado mais próximo da Itália na luta contra o tráfico ilícito de bens culturais”, afirmou o ministro da Cultura italiano, Alessandro Giuli. “Os nossos dois governos estão bem cientes de que o roubo, as escavações ilegais e a exportação ilícita são crimes cometidos contra o bem público”, e ambos os países estão “comprometidos em combater esta ameaça ao património cultural mundial de formas cada vez mais inovadoras e eficazes”.

Este esforço de repatriamento é apenas o mais recente de uma série de devoluções realizadas entre os Estados Unidos e a Itália desde que assinaram um Memorando de Entendimento — um esforço para abrir caminhos legais para a devolução segura de objetos saqueados — há 25 anos. As autoridades italianas afirmaram que, no geral, esta parceria trouxe de volta ao país dezenas de milhões de euros em objetos antigos.


Fonte: Artforum