Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TEMPESTADE DE POEIRA DESTRÓI BURNING MAN

2025-08-27




Fortes ventos de tempestade no deserto varreram uma colossal obra de arte ucraniana poucas horas após a sua instalação no festival cultural anual Burning Man, no Nevada.

Uma metáfora visual para a ameaça iminente de guerra, a obra insuflável "Nuvem Negra", com 15,2 metros de altura, foi destruída pouco depois da sua estreia no evento Black Rock Desert, no Dia da Independência da Ucrânia, 24 de agosto. A obra consistia em 45 formas insufláveis ??interligadas com luzes estroboscópicas e uma paisagem sonora contínua criada a partir de áudio real da guerra na Ucrânia.

O produtor geral Vitaliy Deynega escreveu no Facebook que, embora a instalação fosse concebida para resistir a tais condições meteorológicas, foi destruída em menos de 15 minutos. “Foi uma sensação que experimentei apenas uma vez antes — em fevereiro de 2022, quando acordei com explosões e sirenes”, disse Deynega num comunicado partilhado com a Hyperallergic.

A forte tempestade de poeira, acompanhada por ventos de 80 km/h, terá causado pelo menos quatro ferimentos ligeiros no Burning Man até à data. Isto acontece dois anos depois de chuvas torrenciais terem transformado o festival cultural do deserto num enorme poço de lama que deixou mais de 70.000 participantes retidos no acampamento temporário. A Hyperallergic contactou o Burning Man para obter comentários. Apesar dos danos, a equipa por detrás de “Black Cloud” confirmou que a instalação será reconstruída para uma digressão europeia. Datas e locais ainda não foram anunciados.

“Black Cloud” não foi a primeira obra de arte do Burning Man a chamar a atenção para os horrores da guerra da Rússia contra a Ucrânia. No festival do ano passado, Deynega e outros artistas ucranianos inauguraram "I'm Fine" (Estou Bem), uma escultura com mais de 900 quilos feita com placas de rua de todo o país danificadas por balas e estilhaços.

Desde o início da invasão em grande escala da Rússia, há mais de três anos, a Missão de Monitorização dos Direitos Humanos das Nações Unidas na Ucrânia documentou 13.883 mortes de civis, incluindo 726 crianças. Os recentes encontros de Donald Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda não resultaram num cessar-fogo ou num acordo de paz.

"Talvez esta tempestade tenha levado consigo a ameaça", disse a equipa de construção de "Nuvem Negra" em comunicado. "Uma esperança silenciosa no Dia da Independência da Ucrânia... levada pelos ventos do deserto".


Fonte: HyperAllergic