Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


VÍDEO PROMOCIONAL DE EXPOSIÇÃO SOBRE SADE CONSIDERADO CHOCANTE

2014-10-31




O Musée d’Orsay inaugurou no passado dia 14 a exposição “Sade. Attaquer le soleil”, cujo vídeo de promoção está a suscitar críticas pelo seu alegado caráter provocador.

São 52 segundos de imagens com corpos nus de homens e mulheres numa orgia que forma com os seus corpos a palavra Sade. O objetivo era captar possíveis visitantes para a exposição, mas as reações do público levaram a que no Youtube este tenha sido considerado visível apenas para utilizadores registados e maiores de idade. Hoje o vídeo contava já com cerca de 500 mil visualizações.

Não é a primeira vez que o Musée d’Orsay é criticado pela presença de nus. Em 2013, na exposição “Masculin / Masculin. L'homme nu dans l'art de 1800 à nos jours” suscitou palavras do público devido a obras como “Vive la France” de Pierre et Gilles. Em Maio deste ano, a performer Deborah de Robertis sentou-se em frente a “L'Origine du monde” e recriou a pose do quadro de Gustave Courbet.

A exposição “Sade. Attaquer le soleil” tem curadoria de Annie Le Brun e Laurence des Cars e está patente até ao dia 25 de Janeiro de 2015.


Fonte: artnet News