Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


PRÓXIMO DOMINGO: CINEMA IDEAL CELEBRA OS PRÉMIOS AICA / 2014

2016-04-15




No próximo domingo, 17 de Abril às 17h, o Cinema Ideal celebra os prémios AICA / 2014 com a participação da artista Ana Jotta e do arquitecto José Neves e a projecção de 3 filmes-surpresa escolhidos pelos premiados.

Tendo sido este ano consagrados pelo Júri do Prémio AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte), Ana Jotta (Prémio Artes Visuais) e José Neves (Prémio Arquitectura) são dois artistas com uma muito particular relação com o cinema.

O Júri do Prémio AICA/SEC/Millennium BCP 2014 foi composto por Bruno Marchand, Catarina Rosendo, Luís Santiago Baptista e Susana Ventura e presidido por Sérgio Fazenda Rodrigues, e decidiu por unanimidade atribuir o prémio de Artes Visuais à artista Ana Jotta, pela exposição “A Conclusão da Precedente”, patente na Culturgest entre 15 de Fevereiro e 11 de Maio” e destacou “a capacidade que a artista tem demonstrado, ao longo do seu percurso, de assumir riscos e de reinventar sucessivamente as coordenadas do seu trabalho, situação comprovada de forma inequívoca nesta ocasião”.
E decidiu, também por unanimidade, atribuir o prémio de Arquitectura a José Neves, pela obra do Cinema Ideal na Rua do Loreto n.15 em Lisboa: “O Cinema Ideal é uma obra subtil, que não se impõe, e, no entanto, traz consigo esse poder de transformação (de revolução), que aos poucos tem de se fazer sentir na cidade, no espaço público, como lugar de encontro de vida cultural e social. José Neves tem desenvolvido uma actividade profissional consistente e sóbria, combinando a prática arquitectónica com uma reflexão sobre a cidade contemporânea. Neste sentido, a obra do Cinema Ideal surge como charneira entre um problema premente, a intervenção reabilitadora nos centros históricos, a definição e viabilização da encomenda, a proposta de um cinema de bairro com programação cuidada, uma determinada concepção disciplinar, assente na contenção formal e na solidez construtiva, e os seus interesses próprios, particularmente o cinema. Por tudo isto, este projeto adquire uma dimensão exemplar no contexto da prática do arquitecto e dos problemas arquitectónicos e urbanos do presente.”

A entrada é livre e os bilhetes podem ser levantados no próprio dia a partir das 14:30.



Fonte: Midas Filmes