Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


APÓS NOVAS PESQUISAS, FOI REVELADA A ORIGEM DAS LAJES GIGANTES DE STONEHENGE

2020-08-03




Cientistas da Universidade de Brighton dizem que descobriram um dos maiores mistérios da arqueologia - como as enormes lajes sarsen (arenito) que compõem o Stonehenge em Wiltshire, chegaram a este local.

Os megalitos de pedra - 52 no total - compoem um anel externo e o centro de Stonehenge (originalmente com 80). A nova pesquisa revela que os sarsens - que podem pesar até 30 toneladas e medir 7m - poderiam ter sido transportados por construtores da antiguidade de West Woods, uma área 24 Km a norte do local, perto de Marlborough, por volta de 2.500 aC. Os resultados foram publicados no início da semana passada na revista Science Advances. David Nash, professor de geografia física da Universidade de Brighton, liderou a pesquisa.

Análises anteriores determinaram que as pedras sarsen eram oriundas do norte de Wiltshire. Mas os esforços de pesquisa da equipa de Brighton foram reforçados depois que um homem ter enviado um “núcleo” cilíndrico à English Heritage, que supervisiona o local pré-histórico. O “núcleo” foi retirado de uma das pedras existentes há mais de 60 anos.

O homem em questão, ex-cortador de diamantes Robert Phillips, encontrava-se a trabalhar num projeto de restauro em Stonehenge em 1958, quando os arqueólogos ajudaram a reconstruir uma pedra que se encontrava deslocada. A amostra do núcleo foi removida quando Phillips e a sua equipa fizeram um furo para inserir suportes de parafusos de metal. Os cientistas tiveram subsequentemente uma rara oportunidade de analisar uma amostra de Stonehenge (a perfuração de material exploratório agora é proibida no local).

Os historiadores realizaram testes de raios-x ultravioleta nas peças de pedra monolíticas, através de uma "impressão digital geoquímica" das estruturas sarsen do monumento. Então analisaram que as sarsens eram provenientes de 20 locais no sul da Inglaterra; crucialmente, a composição química das pedras em West Woods combinava com todas, exceto duas das peças de Stonehenge. "Finalmente sabemos de onde vêm as gigantescas pedras de Stonehenge!".
“Porque a região com a maior densidade de pedras sarsen existentes na Grã-Bretanha, West Woods foi selecionada como a principal fonte para os sarsens de Stonehenge não é ainda claro. O significado é provavelmente derivado do tamanho e da qualidade das pedras ali presentes, tornando a área um local importante para o povo neolítico ”, diz o artigo na Science Advances. “A sua posição topográfica num terreno alto ao sul do Kennet e a sua relativa proximidade à planície de Salisbury também o tornariam um local provável para obter os sarsens. "

O relatório propõe possíveis rotas de transporte a partir de West Woods. As pedras sarsen podem, por exemplo, ter sido levadas “2 km a leste, ao longo do que é agora a White Horse Trail, descendo até ao vale de Pewsey e depois ao longo do rio Avon”. Outros estudos dizem, que as pedras menores dentro do círculo, conhecidas como pedras azuis, vêm das Colinas Preseli, no sudoeste do país de Gales.

Fonte: The Art Newspaper