Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


NAN GOLDIN RECEBEU O PRÉMIO KÄTHE KOLLWITZ

2022-05-24




Nan Goldin foi nomeada a vencedora do Prémio Käthe Kollwitz 2022. O prestigioso prémio, concedido pela Academia de Artes de Berlim, reconhece fotógrafos contemporâneos que fizeram contribuições importantes no seu campo. A fotógrafa, cineasta e ativista foi elogiada pelo seu trabalho íntimo e inovador focado na comunidade LQBTQ+. Ela receberá o prémio, acompanhado por um prémio de E12.000, no início de 2023; uma exposição do seu trabalho será realizada de janeiro a março do próximo ano.

Numa obra que abrange mais de quatro décadas, Goldin examina questões de género, domesticidade e sexualidade, geralmente através de obras compostas por inúmeras fotografias ou slides, muitas vezes com uma componente de áudio. A artista muitas vezes vive ou está intimamente envolvida com os seus temas. Entre os seus trabalhos citados pelos jurados como cruciais estão “The Ballad of Sexual Dependency”, 1986, uma apresentação de slides acompanhada de som nominalmente baseada numa música de Kurt Weill da “Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht, de 1928. Um instantâneo da cultura gay em Nova York na era pós-Stonewall, o trabalho presta homenagem aos inúmeros amigos, amantes e conhecidos que Goldin perdeu para a crise do HIV/AIDS na década de 1980. “O imediatismo nas suas fotografias deve-se à sua afiliação física e emocional e à falta de distância de um ambiente de vida fechado para muitas pessoas e aberto por ela como artista”, observaram os juízes num comunicado coletivo.

Goldin é a fundadora da P.A.I.N. (Prescription Addiction Intervention Now), que ela estabeleceu depois de se tornar viciada em OxyContin, que lhe foi prescrito após uma lesão. Os seus esforços com esse grupo tiveram um impacto significativo para trazer à luz e interromper a prática de “lavagem artística”, particularmente praticada por membros da família Sackler ligados à Purdue Pharma, fabricante do OxyContin.


Fonte: Artforum