Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


EMBAIXADOR DA RÚSSIA NA UNESCO RENUNCIOU

2022-11-28




O embaixador da Rússia na UNESCO renunciou ao cargo, encerrando o mandato da Rússia como presidente da 45ª sessão do Comité do Património Mundial. O anúncio seguiu-se a meses de mediação da administração geral da UNESCO.

“Tenho a honra de informá-los sobre o fim da minha missão como delegado permanente da Federação Russa junto à UNESCO”, disse o embaixador russo Alexander Kuznetsov em carta endereçada aos membros do comité, segundo a AFP. “Estou, na data desta carta, incapaz de continuar o meu mandato como presidente da 45ª sessão do Comité do Património Mundial”, continuou ele.

A renúncia de Kuznetsov é uma boa notícia para a UNESCO. A 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que a Rússia deveria presidir em Kazan, foi cancelada em junho porque 46 países – incluindo EUA, Reino Unido, França e Alemanha – assinaram uma carta aberta, alertando que boicotariam o evento, se tivesse lugar em solo russo ou se fosse presidido pela Rússia. O clamor pela invasão da Ucrânia pela Rússia impediu que a sessão prosseguisse.

Uma declaração no site da UNESCO diz: “Após uma consulta aos membros do Bureau do Comité do Património Mundial, foi decidido que a 45ª sessão do Comité do Património Mundial, inicialmente agendada de 19 a 30 de junho de 2022, é adiada”.

Agora que Kuznetsov deixou o cargo, um novo presidente pode ser nomeado, abrindo caminho para uma nova data e local para a 45ª sessão do Comitê do Património Mundial a ser definida. O evento serve para atualizar a lista de locais culturais, históricos e científicos, paisagens, monumentos e cidades inscritos na Lista do Património Mundial.

Um diplomata da ONU disse à AFP: “Esta mediação da direção geral da UNESCO está a ter um resultado positivo hoje. A renúncia do delegado permanente da Rússia permitirá nomear rapidamente um novo presidente”.

De acordo com os regulamentos da UNESCO, quando um presidente do comité se demite, o substituto será nomeado pelo país que segue o da parte demitida em ordem alfabética em inglês. Consequentemente, a Arábia Saudita deve assumir a presidência do comité.

Espera-se que Riad anuncie se aceita essa responsabilidade nos próximos dias e quem nomeará como sucessor. Dependendo desse resultado, deve ocorrer nas próximas semanas uma reunião “extraordinária” que determinará a data e o local da próxima sessão “ordinária”, que – segundo fonte da AFP na UNESCO – “poderá ser realizada no primeiro semestre de 2023”.


Fonte: Artnet News