Links

Subscreva agora a ARTECAPITAL - NEWSLETTER quinzenal para saber as últimas exposições, entrevistas e notícias de arte contemporânea.



ARTECAPITAL RECOMENDA


Outras recomendações:

SEMPRE


Luciana Fina e José Manuel Costa
Livraria Linha de Sombra, Lisboa

Silent Party


Djs Minerva e Echo Sound
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

The Colonies Will be Countries


Délio Jasse
Galerias Municipais - Pavilhão Branco, Lisboa

O NOSSO FUTURO AINDA HUMANO


Vários
São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Encontros entre arte e filosofia: Verdadeiro ou falso


Esther Leslie e Jihan El Tahri
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

O Colapso da Civilização


João Fonte Santa
FBAUL - Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa

HAVERÁ ALGUM ANTÍDOTO PARA O "INFERNO DO NOVO"?


Maria Filomena Molder
Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

X + Z


Sérgio Roque, Pedro Núñez e Gustavo Sumpta
Galerias Municipais - Galeria Quadrum, Lisboa

INTROSPECTIVA


João Fiadeiro
MAC/CCB - Museu de Arte Contemporânea, Lisboa

Tributo a Rui Sanches


Rui Sanches
Complexo Pedagógico - Campus da Penha, Faro

ARQUIVO:

O seguinte guia de eventos é uma perspectiva prévia compilada pela ARTECAPITAL, antecipando conferências, seminários, cursos ou outras iniciativas. Envie-nos informação (press-release, programa e imagem) dos próximos acontecimentos. Seleccionamos três eventos periodicamente, divulgando-os junto dos nossos leitores.

 


JOÃO FIADEIRO

INTROSPECTIVA




MAC/CCB - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Praça do Império
1449-003 LISBOA

05 MAI - 05 MAI 2024


CONFERÊNCIA/PERFORMANCE: Dia 5 de Maio às 12h00 no MAC/CCB, Lisboa


:::


INTROSPECTIVA é uma retroprospetiva do corpo de (e no) trabalho de João Fiadeiro, que terá lugar nas galerias do MAC/CCB e nos teatros do Centro de Espetáculos do CCB.

No Museu, o projeto ocupará três galerias e será composto por duas partes. Na primeira, durante o mês de maio, terá como eixo curatorial central o conceito de «estaleiro», onde a montagem da exposição estará acessível aos visitantes e será transformada em happening diário com apresentações de dispositivos dramatúrgicos e coreográficos, composições em tempo real e improvisações, reenactments, aulas abertas e visitas guiadas.

Num segundo tempo, a partir de 19 de junho, o visitante terá acesso à exposição RESTOS, RASTROS E TRAÇOS, que, como o nome indica, acolherá o que «ficou para trás» das experiências e experimentações produzidas em «modo ao vivo» durante a primeira parte do evento; e à exposição I AM (not) HERE, desenhada a partir da obra I AM HERE de João Fiadeiro (estreada em 2004 no CCB) e que, por sua vez, foi inspirada no imaginário da artista visual Helena Almeida. Por fim, este segundo momento contará com uma sala dedicada à exposição de vários objetos criados em colaboração com João Fiadeiro por artistas com quem este se cruzou ao longo dos últimos trinta anos.

No Centro de Espetáculos – na Black Box e no Pequeno Auditório –, entre 21 de junho e 6 de julho, terá lugar a programação DAR CORPO. Como o nome indica, consistirá na apresentação de uma seleção de peças do repertório de João Fiadeiro a ser dançada pelo próprio, por artistas convidados e por performers de novas gerações.