|
|
A Trienal de Arquitetura de Lisboa anunciou que Joaquim Moreno será o Curador Principal da sua oitava edição, que terá lugar no outono de 2028.
Joaquim Moreno (Luanda, 1973) é um arquiteto e curador com um extenso trabalho sobre as relações entre arquitetura e exposições, meios de comunicação, pedagogia e energia. O seu trabalho de investigação é concretizado em exposições e livros que as acompanham, tais como Radar Veneza: Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021 (Casa da Arquitectura, com Alexandra Areia), The University is Now on Air: Broadcasting Modern Architecture (Canadian Centre for Architecture), Classroom, a Teenage View (arc en rêve centre d'architecture, CCB Architecture Centre e Z33 House for Contemporary Art, Design & Architecture) e Storytelling Meters no MAAT—Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Moreno é professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e diretor do Mestrado Integrado em Arquitetura.
Refletindo sobre a sua nomeação, Joaquim Moreno comenta: «À medida que nos aproximamos da oitava edição, é essencial alimentar a levedura que tem fermentado silenciosamente há quase vinte anos na Trienal de Lisboa. Cada novo lote retoma o lento crescimento do propósito renovado de aumentar o compromisso da arquitetura com a cidade. É uma imensa alegria ser chamado para cuidar deste processo.»
Com o início deste novo ciclo, a Trienal de Arquitetura de Lisboa reafirma o seu compromisso com um programa voltado para o futuro, que serve como ponto de encontro para discutir estratégias disciplinares futuras. Joaquim Moreno foi encarregado de liderar um processo em que o prazo de três anos abre um espaço raro para experimentação e aprofundamento.
As edições anteriores incluíram várias exposições, uma série de projetos independentes, instalações urbanas, performances e conferências em alguns dos espaços culturais mais relevantes da capital portuguesa; três prémios — Realização, Estreia e Universidades; dezenas de atividades; e coleções de livros dedicados que aprofundam os temas abordados.
Sobre a Trienal de Arquitetura de Lisboa
A Trienal de Arquitetura de Lisboa é uma associação sem fins lucrativos dedicada a promover a investigação espacial, fomentar o discurso arquitetónico e catalisar a mudança. A cada três anos, realiza um importante fórum internacional para a reflexão, debate e divulgação da arquitetura que atravessa fronteiras geográficas e disciplinares.
Ao longo das últimas duas décadas, construiu um atlas diversificado, reunindo profissionais, decisores políticos, investigadores, universidades, instituições culturais e um vasto público internacional. Reinventando-se em cada edição, a sua principal constante é servir como uma plataforma coletiva mutável para explorar os desafios arquitetónicos contemporâneos.
Fonte: PR / e-flux