Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


TESOURO PESSOAL DO ADORADO AUTOR E ILUSTRADOR MAURICE SENDAK VAI A LEILÃO

2025-04-24




Mais de 60 anos depois da sua primeira publicação, o livro infantil ilustrado de Maurice Sendak, “Onde Vivem os Monstros”, continua tão popular como sempre. Após uma exposição reveladora dos seus figurinos e cenários na Biblioteca Morgan em 2019, no outono passado o Museu de Arte de Denver revelou “Coisas Selvagens: A Arte de Maurice Sendak”, marcando a maior retrospetiva do seu trabalho até ao momento.

Agora, a Christie’s está a surfar na atual onda de interesse ao oferecer uma coleção de obras de arte abrangentes que inspiraram o artista e autor ao longo da sua vida, bem como obras de arte do próprio artista. Um leilão ao vivo de mais de 100 objetos terá lugar no dia 10 de junho na sede da leiloeira no Rockefeller Center, no que seria o 97º aniversário de Sendak; decorrerá também um leilão online entre 29 de maio e 10 de junho.

Colecionador eclético, Sendak interessou-se por livros e gravuras da era romântica, mas não se limitou a materiais impressos e reuniu um acervo que incluía tecidos, brinquedos antigos, cerâmica chinesa e, claro, obras de arte. Entre os principais nomes da sua coleção estão Dürer, Rembrandt, David Hockney e Pablo Picasso, bem como George Stubbs e William Blake. “Através da coleção, conseguiu reunir uma riqueza de inspiração para o seu trabalho com um grupo de artistas que considerava os seus companheiros mais próximos”, explicou Lynn Caponera, diretora executiva da Fundação Sendak.

Desde cedo que Sendak era fascinado pelo Rato Mickey, e um dos pontos altos da venda é um brinquedo de lata multicolorido que representa o Mickey e a Minnie Mouse numa mota. O valor estimado é de 30.000 a 50.000 dólares. Uma rara edição de 1794 de “Songs of Experience”, de William Blake, descrita como um dos seus "bens mais preciosos", tem um preço mais elevado, de 1 a 1,5 milhões de dólares. A mesma estimativa foi feita sobre outro livro de Blake, “Songs of Innocence” (1789).

Para os mais interessados nas obras do próprio Sendak, há 30 lotes em oferta, incluindo uma rara capa da primeira edição do livro “Onde Vivem os Monstros”, de 1963, com um preço estimado entre os 6.000 e os 9.000 dólares. As vendas ajudarão a apoiar o Sendak Fellowship, um programa de residência na Sendak Foundation em Ridgefield, Connecticut, local da antiga residência do artista.

“Para os curiosos sobre Maurice Sendak, esta venda oferece uma resposta fascinante e surpreendente” sobre o que o inspirou, disse Richard Lloyd, chefe do departamento de gravuras e múltiplos da Christie’s. Grande parte da inspiração de Sendak veio de artistas pastoris ingleses que trabalharam há mais de dois séculos. As suas paisagens encantadoras e imaginativas, que cativaram gerações de leitores, estão profundamente enraizadas nestas belas, mas raramente vistas obras.


Fonte: Artnet News