Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


SHEPARD FAIREY - ARTISTA QUE CRIOU O FAMOSO POSTER DE OBAMA 'HOPE' - CRIA NOVO TRABALHO PARA A CAPA DA REVISTA TIME ANTES DAS ELEIÇÕES NOS EUA

2020-10-24




O artista Shepard Fairey volta a deixar a sua marca nas eleições presidenciais dos Estados Unidos ao revelar uma imagem para a capa da mais recente edição da revista Time que, segundo ele, destaca a "brutalidade policial e discriminação racial, repressão eleitoral e intensa divisão política" na véspera das eleições presidenciais dos EUA (3 de novembro). O trabalho, que mostra uma mulher com um lenço como cobertura do rosto, é feito no estilo gráfico de Fairey, e lembra o poster Hope de 2008 com o então candidato à presidência Barack Obama.

Fairey também ataca os ativistas anti-máscara e anti-vacinas da Covid-19, e escreveu no seu Instagram: “Nesta ilustração, o símbolo rebelde normalmente associado a um lenço a cobrir o rosto assume um significado diferente durante a Covid, tornando-se num emblema de segurança, respeito pelos outros cidadãos e um sinal de que a pessoa que o usa, acredita na ciência. ”

A imagem do lenço, incluindo o altifalante da urna, resulta de uma série criada por Fairey chamada As Nossas Mãos - O Nosso Futuro (Our Hands - Our Future 2020).. “Embora a pessoa no retrato saiba que há desafios adicionais à democracia durante uma pandemia, ela está determinada a usar a sua voz e poder de voto”, acrescenta.

Além disso, Fairey pede uma reforma eleitoral: “O futuro não é moldado apenas pelo voto, mas o voto é crucial para manter uma democracia saudável e funcional. Na minha opinião, aqueles que afirmam acreditar na democracia e pedem a honra de representar o povo deveriam encontrar formas de tornar a votação mais fácil, não mais difícil. Eu quero ver a implementação de um feriado eleitoral [no dia das eleições], bem como opções seguras de votação eletrónica.”

Pela primeira vez em 100 anos de história, o cabeçalho da Time foi removido por Fairey para acolher o seu design identitário, esta é a sua terceira capa para a revista. Edward Felsenthal, o editor-chefe da Time, escreve em comunicado: “Para marcar este momento histórico, possivelmente uma decisão tão importante quanto qualquer um de nós já tomou nas urnas, vamos pela primeira vez nos nossos quase 100 anos de história substituir o nosso logotipo na capa da nossa edição dos Estados Unidos com o imperativo para se exercer o direito de voto: VOTE.”

Fonte: The Art Newspaper