Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


QUATRO ARTISTAS INDICADOS PARA O PRESTIGIOSO PRÉMIO DEUTSCHE BÖRSE DE FOTOGRAFIA

2023-03-16




A capacidade da fotografia para representações complexas e multidimensionais está na mente de Bieke Depoorter, Samuel Fosso, Arthur Jafa e Frida Orupabo - os quatro artistas indicados para o prestigioso Prémio Deutsche Börse Photography Foundation 2023, na Photographers’ Gallery em Londres.

Agora na sua 27ª edição, o prémio anual de £ 30.000 (US$ 36.000) reconhece obras de arte ou exposições fotográficas excepcionais apresentadas no ano anterior. O vencedor, que será anunciado numa cerimónia marcada para 11 de maio, juntar-se-à a uma lista impressionante de vencedores anteriores, incluindo Deana Lawson (que venceu em 2022), Susan Meiselas (2019), Trevor Paglen (2016) e Paul Graham ( 2009). Os vice-campeões deste ano receberão £ 5.000 (US$ 6.000).

Depoorter, uma artista belga cujo trabalho frequentemente investiga a dinâmica de poder entre o fotógrafo e o assunto, foi escolhida pelo sua exposição de 2022 “A Chance Encounter” no C/O Berlin. Entre os dois projetos que ela apresentou, estava Michael (2015-presente), uma instalação que explora a vida interior de um homem que Depoorter conheceu nas ruas de Portland, Oregon em 2015.

A pesquisa da carreira de Fosso no ano passado na Maison Européenne de la Photographie em Paris qualificou-o para o prémio Deutsche Börse. Ao longo de cinco décadas, o influente fotógrafo africano voltou a câmera para si mesmo, vestindo trajes elaborados para auto-retratos codificados que refletem sobre o desempenho da identidade.

Uma série de esculturas fotográficas representa as contribuições de Orupabo, indicada pela sua exposição “I have seen a million pictures of my face and still I have no idea” no Fotomuseum Winterthur, na Suíça. Usando imagens selecionadas de arquivos coloniais e plataformas de partilha de imagens contemporâneas, a artista nigeriana norueguesa cria colagens de corpos femininos negros que são fragmentados e densos.

Jafa, que completa o grupo de criadores pré-selecionados, também utiliza fontes díspares para a sua própria biblioteca de imagens, embora a forma como esse material se manifesta no seu trabalho varie muito. A exposição de 2022 do artista americano “Live Evil” na LUMA em Arles, França, apresentou fotografias, esculturas e instalações em grande escala, bem como filmes de assinatura como The White Album (2018).

Os quatro artistas finalistas deste ano foram selecionados por um júri de cinco especialistas do setor: Anne-Marie Beckmann, diretora da Deutsche Börse Photography Foundation; Natalie Herschdorfer, diretora do Photo Elysee na Suíça; Mahtab Hussain, um artista radicado na Grã-Bretanha; Thyago Nogueria, chefe de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles no Brasil; e Brett Rogers, diretor da Galeria dos Fotógrafos.

“A nossa lista para o Prémio da Fundação Deutsche Börse Photography 2023 exemplifica o poder retumbante e a ressonância da fotografia no momento”, disse Rogers num comunicado. “Cada artista aborda assuntos que impulsionam o debate sobre a natureza do meio e o papel que desempenha na história e na sociedade.”


Fonte: Artnet News