Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


RELÓGIO DE 2,3 MILHÕES É AGORA O ARTEFACTO MAIS VALIOSO DO TITANIC

2025-11-25




Um relógio de ouro pertencente a um passageiro ilustre do “Titanic” tornou-se a relíquia mais valiosa resgatada do navio naufragado depois de ter sido vendido por 1,78 milhões de libras (2,3 milhões de dólares) na leiloeira britânica Henry Aldridge and Son, a 22 de novembro.

O relógio de bolso Jules Jurgensen de 18 quilates foi levado a bordo do “Titanic” por Isidor Straus, empresário e coproprietário da loja de departamentos Macy's, em Nova Iorque. Foi uma oferta da sua mulher, Ida, pelo seu 43º aniversário, em 1888. Quando o navio começou a afundar nas primeiras horas do dia 15 de abril de 1912, Straus recusou a oferta de um lugar num bote salva-vidas, dizendo que não teria prioridade sobre outros homens; Ida recusou-se a sair do seu lado. O casal foi visto pela última vez sentado lado a lado em cadeiras de convés. O relógio de Strauss foi posteriormente recuperado do seu corpo e devolvido à sua família, passando por gerações até ir a leilão. Antes da venda, o relógio, bem como uma carta que Ida escreveu e enviou do “Titanic”, foi exposto no Museu do Titanic em Pigeon Forge, Tennessee. Esta carta, com o raro carimbo postal TransAtlantic7, foi arrematada por 122.500 libras (160.320 dólares) no mesmo leilão.

"Os relógios de bolso são artigos incrivelmente pessoais", disse Andrew Aldridge, diretor-geral da leiloeira, em comunicado. “Cada passageiro ou tripulante, homem, mulher e criança, tinha uma história para contar, e essas histórias são contadas 113 anos depois através dos objetos que possuíam. Itens como este mantêm a história viva e aproximam-nos da memória de uma das maiores tragédias do século XX.”

"Alguns dos preços vistos neste leilão indicam o fascínio contínuo por esta história incrível", acrescentou Aldridge sobre o leilão, que arrecadou um total de 3 milhões de libras (3,9 milhões de dólares). "Estou muito satisfeito por continuarmos a ser a casa de leilões de referência para artigos de coleção icónicos deste tipo, e o nosso terceiro preço recorde em três anos consolida a nossa reputação neste ramo."


Fonte: Artnet News