Links

NOTÍCIAS


ARQUIVO:

 


CORNELIA STOKES NOMEADA CURADORA ASSISTENTE INAUGURAL DE ARTE DA DIÁSPORA AFRICANA NO SFMOMA E NO MOAD

2025-12-30




O Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA) e o Museu da Diáspora Africana (MOAD), também em São Francisco, anunciaram Cornelia Stokes como a primeira curadora assistente de arte da diáspora africana. Stokes traz consigo mais de uma década de experiência como curadora, educadora e investigadora com foco na diáspora africana. Assumirá o cargo nas duas instituições a 5 de janeiro. A Fundação da Família KHR McNeely está a financiar o período inicial de três anos da posição de curadora.

Stokes chega ao cargo vinda da Emblazon Arts LLC, onde trabalhava como consultora curatorial independente, e da Casa Arturo e da Locke Estate, onde trabalhou como assistente de produção e consultora curatorial, respetivamente. Anteriormente, trabalhou como assistente de investigação para a artista Amy Sherald. Stokes é mestre em Estudos Pan-Africanos pela Universidade de Syracuse e licenciada em arte com ênfase em história da arte e estudos curatoriais pelo Spelman College. Na sua nova função, Stokes trabalhará com Jenny Gheith, curadora e diretora interina de pintura e escultura do SFMOMA, e Key Jo Lee, diretora de assuntos curatoriais e programas públicos do MoAD, para desenvolver exposições colaborativas, programas públicos e projetos liderados por artistas. Ela também ajudará o SFMOMA a continuar a diversificar o seu acervo.

“A chegada de Cornelia Stokes a esta nova função reforça o nosso compromisso de colocar a Diáspora Africana no centro das conversas artísticas em todo o mundo”, afirmou Monetta White, diretora executiva e CEO do MoAD, em comunicado. “Estamos entusiasmados por trabalhar ao lado dos nossos vizinhos do SFMOMA para apoiar uma prática curatorial abrangente, que ultrapasse os limites e crie novas formas de nos envolvermos criativamente com os artistas negros.”

“Contar uma história da arte mais abrangente nas nossas galerias e apoiar uma vasta gama de vozes e perspetivas artísticas na nossa programação e coleção é essencial para o nosso trabalho no SFMOMA”, disse o diretor do SFMOMA, Christopher Bedford. “Estou entusiasmado com a oportunidade de colaborar com a Cornelia e o MoAD para desenvolver projetos altamente relevantes e significativos em conjunto.”


Fonte: Artforum