Links


PREVIEW


4.ª EDIÇÃO DA BOCA - BIENNIAL OF CONTEMPORARY ARTS | 2 SET A 15 OUT, LISBOA E FARO

Artecapital

2023-08-29



 

"Presente Invisível" é o mote da 4.ª edição da BoCA, que arranca no dia 2 de setembro e decorre até 15 de outubro, em Lisboa e Faro.

Mais de 30 propostas artísticas, do teatro à música, da performance ao cinema – passando, também, por momentos de convívios, workshops e debates –, desafiam-nos a apurar o olhar para aquilo que vive além do centro, do manifesto, da norma, do compreensível. A Bienal de Artes Contemporâneas faz vibrar as reflexões em torno do Presente Invisível – um espaço-tempo para deslocar das margens e do oculto aquelas matérias viventes que resistem à norma.

Ver o que se protege na invisibilidade – as estruturas de poder, as engrenagens racistas do capitalismo, os mecanismos de opressão – e o que se obriga a ela – os corpos apagados da história, as identidades dissidentes, os saberes ancestrais – é dar luz a um outro, urgente presente. Sempre em boa companhia, descobre alguns dos artistas que convidámos para a programação.

 

 

 

Presente Invisível

Privilegiando uma identidade de programação que se sustenta nas travessias, entre territórios artísticos, entre linguagens e geografias, entre tempos e espaços, a BoCA apresenta na sua 4ª edição uma programação que se expande, ao longo de 6 semanas, por 30 espaços culturais, patrimoniais e naturais das cidades de Lisboa e Faro. Entre teatros, museus, centros culturais, espaços patrimoniais, espaços naturais e discotecas, reunimos em torno do título Presente Invisível artistas, pensadores e comunidades que apresentam maioritariamente novas criações encomendadas, produzidas ou co-produzidas pela BoCA, afirmando a bienal como um espaço de circulação de novas ideias, imagens e discursos que dão a ver a polissemia do presente.

Habitamos um presente caraterizado pela vertigem da velocidade, ela própria geradora de invisibilidades que permitem ao nosso olhar um desprendimento do humano, ou seja, a possibilidade de ignorar a liberdade, a justiça e a igualdade. Aquilo que só é visível se nos permitirmos ver e cuidar, comprometidos com o presente.

Movimentos migratórios, apagamentos históricos, extrativismos, violência racial e de género. O Presente Invisível dilui fronteiras geográficas, físicas, temporais, identitárias, dá visibilidade e voz a quem e àquilo que não a tem tido. Encontra na tradição uma forma de resistência, de um modo de sentir, que passa pelas entranhas, ao qual estamos visceralmente ligados, para além das velocidades e dos tempos. E escutamos, potente, um eco da ancestralidade a que retornamos e que vivifica a sua presença na atualidade.

 

  

THE TALKING CAR, de Agnieszka Polska

 

Habitar as fronteiras

Como parte da identidade desviante da BoCA, em que convidamos artistas e pensadores a criar projetos noutros territórios artísticos, apresentamos as duas primeiras incursões do filósofo Paul B. Preciado no palco e no cinema. Na Culturgest, conhecemos a sua leitura encenada do texto biopolítico “Eu Sou o Monstro que vos Fala”, pela voz de um grupo de cinco intérpretes trans e não binários. Ante-estreamos em Portugal a primeira experiência cinematográfica de Preciado, adaptação da obra de Virginia Wolf, “Orlando, a minha biografia política”. Um filme que questiona quem são os novos Orlandos na contemporaneidade e invoca Orlandos históricos que lutaram por reconhecimento e visibilidade.

Atravessando identidades distintas, a humanidade e proximidade propostas pelo realizador e encenador Marcus Lindeen leva-nos a habitar uma espécie de anfiteatro humano, junto de intérpretes que só poderiam ser escolhidos por alguém que tem um olhar vindo do cinema. Os espetáculos “Orlando & Mikael”, que tem como ponto de partida o filme “Os Arrependidos”), aborda as escolhas e impactos na operação de mudança de género, e o espetáculo “L’Aventure Invisible” interroga a estabilidade das nossas identidades.

Continuando a sua pesquisa e especulação histórica em torno de identidades queer, Odete junta-se à desenhadora de luz francesa Caty Olive para o início de um projeto que evoca os castrati e explora o seu universo vocal e estético. Um projeto que quer valorizar a vibração das vozes que habitam territórios de travessia entre estados.

Já no Panteão Nacional, numa única apresentação, decorre o espetáculo que também reúne dois artistas pela primeira vez, o saxofonista Bendik Giske e o bailarino e ator Romeu Runa. O património imaterial da linguagem corporal de Runa, na sua habitual dialética que junta vulnerabilidade e visceralidade, é colocado em diálogo com a vibração e resistência de Giske, numa criação que evoca a memória do escritor Samuel Delany, cuja obra imagina futuros queer através da ficção científica afrofuturista.

Igualmente atravessados pelas fronteiras entre géneros, papéis, linguagens e estados emocionais encontramos as personagens de “The Talking Car / O Carro Falante”, dentro de um carro que se dirige aos passageiros e que não cessa a sua imparável velocidade. Com um elenco composto por Albano Jerónimo, Bartosz Bielenia, Íris Cayate, Aaron Ronelle e Vera Mantero, o texto original e a encenação da artista visual e realizadora polaca Agnieszka Polska marcam a sua estreia no teatro, uma das principais produções encomendadas pela BoCA.

 

Corpos, gestos e palavras hipervisíveis

Paulo, o mercenário que Salomé Lamas entrevistou em “Terra de Ninguém”, vemo-lo agora na Igreja de São Pedro de Alcântara. Relata-nos a sua história da violência na guerra colonial, transpondo para um presente invisível o testemunho objetivo, factual e paradoxal que fica a ecoar num espaço sagrado.

E se é através da palavra que cremos (ou não) nas imagens que nos dão a ver, com a justiça e a política num pacto em que protegem a invisibilidade daquele mercenário até ao fim da sua utilidade, também a nova criação de António Poppe, “Em Voz Alta”, nasce da palavra dita e de um imenso arquivo imaterial de palavras que Poppe guarda na sua memória, mas também de objetos cenográficos, para criar um projeto que é descendente da ópera, da ópera da memória.

A partir das palavras de Julio Cortázar e do seu conto “Las Babas del Diablo”, o músico e artista visual Pedro Alves Sousa estreia a sua primeira ópera, no Teatro Nacional São Carlos. Em “A Vaia Viva”, com uma cantora lírica e três máquinas reel-to-reel, o artista reconstrói uma narrativa a partir da memória fotográfica. Quer junto das palavras desta personagem fictícia, Robert, quer junto de Paulo, no filme de Salomé Lamas, subsiste a veracidade do real.

Na linha da memória e da celebração de figuras que se tornaram invisíveis, inscritas num relevante legado, Pedro Alves Sousa apresenta uma instalação no MAAT inspirada na vida do saxofonista Jerry True, propondo uma experiência sonora e física, numa dimensão quase industrial. Já em Faro, no Jardim da Alameda, o quarteto de cordas da Orquestra do Algarve tocará três peças do premiado compositor norte-americano John Lutter Adams, não só em memória de um amigo já ausente (“Three High Places”), mas sobretudo celebrando a beleza das paisagens e dos elementos naturais (“The Wind in High Places” e “Canticles of the Sky”).

Sobrenatual é a beleza com que a cantora e compositora Marina Herlop nos apresenta o concerto “Pripyat”, com as suas acrobacias vocais, de linguagem inventada e de sintetizadores, que terá lugar em dois espaços patrimoniais, o Panteão Nacional (Lisboa) e as Ruínas de Milreu (Faro), com a colaboração da criadora de moda Constança Entrudo.

A invisibilidade da memória inscreve-se no presente de mais de trinta jovens estudantes de artes visuais e de composição musical, no projeto “Corpo Visível”, que celebra 100 anos do nascimento de Mário Cesariny. A dramaturga, atriz e encenadora Keli Freitas coordena esta criação que cruza música, performance e artes visuais e partir do poema de Cesariny, cruzando também as geografias de Lisboa e Faro, a Escola Superior de Música de Lisboa e a Universidade do Algarve, o MAAT e o Museu Municipal de Faro, que acolhem as apresentações do concerto-performance.

Desde a invisibilidade da nossa identidade que o espaço virtual proporciona, Ana Borralho & João Galante estreiam a sua nova criação, “Chatrom”, no Teatro do Bairro. O público é convidado a trocar mensagens entre si, refletindo sobre a presença e a ausência, eu e o outro, a vulnerabilidade e a empatia, enquanto a linha que separa a realidade virtual e a experiência física no teatro se torna cada vez mais ténue.

 

 

ALCINDO MONTEIRO E AUTO-RETRATO, de Gabriel Chaile

 

O presente absoluto da tradição e da ancestralidade

No São Luiz Teatro Municipal estreamos um concerto que reúne intensidades, harmonias e ressonâncias acústicas de famílias distintas: as tradicionais cordas da viola campaniça, com Os Moços da Viola Campaniça, de Castro Verde, e a precisão com que a portuense Frederica Campos toca a sua harpa, confluem num conjunto de emoções que nos acordam para uma pulsão telúrica e ancestral, apoiadas nas palavras do cancioneiro tradicional alentejano.

Lisboa enquanto cidade de misturas e cruzamentos torna-se palco de várias práticas tradicionais e ancestrais que habitam o espaço público, que reclamam o “absolutamente presente” como unidade do presente, do futuro e do passado, abraçando a co-existência de identidades plurais. É o caso do mexicano Héctor Zamora, que inspirado num dos ofícios mais antigos do seu país, os “globeros”, vendedores de balões coloridos, presta homenagem às economias informais a que muitas pessoas estão sujeitas para sobreviver. Encontraremos, em Lisboa e Faro, pessoas migrantes a vender volumosos conjuntos de balões espelhados que preenchem o céu e o nosso olhar, formando palavras que aludem à migração, aos respetivos sonhos e desejos, mas traduzem também preconceitos de que estes corpos são alvo.

Caminhando pelo centro das ruas de Lisboa, enquanto gesto vital, de sobrevivência, de reterritorialização dos lugares invisíveis que a cidade comporta, encontraremos a ceramista cabo-verdiana Jacira da Conceição com um pote na cabeça. A sua performance-caminhada “Insularidade”, convida-nos a reimaginar o passado (e a tradição) a partir da unidade do presente, que se faz caminhando coletivamente.

Também especialista na criação de esculturas em cerâmica, que ligam a ancestralidade indígena a um tempo e humor contemporâneo, o tucumano Gabriel Chaile concebe um dos seus maiores projetos. Frente ao rio Tejo, na Praça do Carvão do MAAT, coloca em diálogo dois objetos distintos que se olham mutuamente: um forno de cerâmica em homenagem a Alcindo Monteiro, assassinado num crime racista em 1995, no centro de Lisboa, e uma escultura que consiste no seu auto-retrato. Chaile abre-se, como sempre, ao diálogo com o outro, ativando no espaço a combinação da dimensão prática e utilitária do forno e de um conjunto de ações que constitui um programa público (comida, debates, música, exibição de filmes), com a dimensão estética da cerâmica que alude à América indígena. A invisibilidade do racismo estrutural é convocada por Chaile através de um dispositivo visual e utilitário, aberto, inclusivo e participativo.

Do Porto para Alcáçovas, para Faro e para Lisboa – são as rotas que o percussionista e escultor João Pais Filipe e o coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira têm feito para a criação de “Terra Cobre”, uma instalação e performance que tem como ponto de partida os chocalhos de Alcáçovas, reconhecidos pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade, e que questiona as propriedades culturais e históricas dos objetos através da música e da dança.

  

O devir da história – reconstituída, reimaginada, questionada

Violência e extrativismo constituem a paisagem da região do Pará, na Amazónia. O filme “Fala da Terra” de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, desenvolvido em parceria com o coletivo de teatro Os Banzeiros do Povo, composto por militantes do MST (Movimento dos Sem Terra), dá a conhecer a reconstituição histórica e teatral do massacre de Eldorado dos Carajás, que ocorreu há 25 anos naquele território. Apresentado no Cinema Ideal e seguido de debate com os artistas, “Fala da Terra” dá voz àqueles que protagonizam a luta e a resistência na região amazónica, invisíveis aos olhos dos holofotes do poder, uma luta por direitos, terra e alimentação saudável.

Também implicados em acabar com o silêncio e visibilizar um período dramático da história de Portugal, “A Revolta do Milho” consiste também numa recriação histórica através do teatro. Ocorrido em 1942 na aldeia do Vale da Pedra, perto de Leiria, o espetáculo narra um episódio sobre um grupo de populares (12 homens e duas mulheres) que foi preso e condenado pelo crime de sedição, permanecendo um ano na cadeia de Peniche, por se opor à entrega de 1000 quilos de milho ao Grémio da Lavoura, num tempo de fome e de crise em Portugal. Atores, amadores e a comunidade da aldeia do Vale da Pedra vêm a Lisboa apresentar um documento histórico da identidade portuguesa, que só agora veio à luz do dia.

Motivado em contribuir para uma mudança efetiva da vida das pessoas, visibilizando problemáticas de justiça social e política, no filme “O Novo Evangelho” o encenador e realizador de cinema Milo Rau conta a história de Jesus através do ativista político camaronês Yvan Sagnet, que luta pelos direitos dos trabalhadores agrícolas ilegais no sul de Itália.

Já sabemos que a História não é fixa e se inscreve na memória do corpo e do espírito, e como tal o sagrado, tal como a tradição, é espaço para uma continuada flutuação interpretativa e de interpelações à luz do tempo e do sujeito que vamos habitando. A criadora brasileira Gaya de Medeiros adentra-se numa das mais sagradas peças de dança do séc. XX, “Café Müller” de Pina Bausch, não para a recriar historicamente mas para a questionar historicamente (com as mesmas perguntas que Pina usou no seu processo criativo), à luz da sua identidade queer.

Noutras geografias, questionando a capitalização da empatia e do extrativismo, os artistas Julian Hetzel e Ntando Cele trazem a Lisboa e Faro o espetáculo “SPAfrica”, que se foca na transação de recursos entre Europa e África. Na peça, a garrafas de água importadas desde a África do Sul são devolvidas, como moeda de troca, cheias de lágrimas de cidadãos europeus.

 

RETROSPETIVA: TORNAR-SE YVONNE RAINER

 

A imagem movida pelo corpo; o corpo movido pela voz

Num acontecimento histórico, associamo-nos ao Queer Lisboa e à Cinemateca para uma retrospetiva do trabalho cinematográfico de Yvonne Rainer, uma das mais influentes coreógrafas e bailarinas do séc. XX, elemento fundador do emblemático coletivo Judson Dance Theater, que revolucionou a dança e as artes performativas nos anos 60, em Nova Iorque. Os sete filmes exibidos são extraordinárias revelações narrativas, visuais e experimentais, objetos de longo fôlego sobre as questões que Rainer trata na dança enquanto coreógrafa: falam de feminismo, são politicamente comprometidos, abordam relações de poder, propõem uma visão crítica sobre a divisão de classes e tratam de todas as representatividades e respetivos abusos, violências e preconceitos a que estão sujeitas, seja identidade de género, racismo, idadismo, envelhecimento… O visionarismo de Yvonne Rainer ecoa um Presente Invisível que cria paralelismos com questões que estão hoje no centro do debate político, social e artístico. Juntamos então Gisela Casimiro, João dos Santos Martins e Jorge Jácome para uma conversa moderada por Claudia Galhós, após a exibição do documentário “Rainer Variations” de Charles Atlas, para indagarmos o impacto que a obra de Rainer tem nas práticas artísticas portuguesas.

Implicando o seu corpo na exploração do movimento, da música e apoiado por diversos adereços, com a colaboração de Eloïse Grace Winter e Rafael de Oliveira, Herlander estreia na BoCA um concerto teatral, “Trial”, que remete para uma viagem interior em busca da nossa origem.

Investindo também na materialidade dos objetos, dois arcos de ferro, e nas relações espaciais entre estes e os seus próprios corpos, em “Um Pequeno Exercício de Composição” Vera Mantero e Teresa Silva experimentam o encontro entre formas e conteúdos, onde elas próprias se inserem, geram movimentos e imagens que parecem testar as proporções do corpo humano, numa escala vitruviana. Este trânsito entre tempos e conceitos também se faz entre disciplinas artísticas, com a colaboração de Santiago Tricot. Este é precisamente um território de permanente metamorfose familiar de João dos Santos Martins, que estreia “Está Visto” com a artista visual Ana Jotta, a pianista Joana Sá e o coreógrafo e designer floral Filipe Pereira. Testando novas possibilidades de escrita de movimento, encontramos o canto como elemento coreográfico, com o corpo a ser atravessado por desencontros amorosos ao sabor de canções de estilo romântico. Por seu lado, os atores Cláudio da Silva e Carolina Dominguez, com o artista visual e realizador Pedro Paiva que se aventura pela primeira vez no teatro, abraçam Woyzeck, anti-herói romântico, numa nova criação que inaugura os antigos Armazéns Abel Pereira da Fonseca, o novo espaço da ZDB.

 

QUIMERA, de Héctor Zamora

 

O brilho das margens

Em Faro, a escala desafiante da Fábrica da Cerveja é o epicentro da programação da BoCA, a partir da qual se tece um conjunto de atividades que comporta instalações, performances, concertos, filmes e festas, e desenhando-se um ecossistema que liga equipamentos culturais, patrimoniais e naturais da cidade. O Teatro das Figuras, o Teatro Lethes, o Cub Farense, as Ruínas Romanas de Milreu ou o Jardim da Alameda.

A exposição Presente Invisível que ocupa a Fábrica da Cerveja apresenta instalações de artistas que evocam o fenómeno da migração e da representatividade das suas identidades: a cenógrafa e artista visual Neusa Trovoada, uma das vozes mais presentes do feminismo negro em Portugal, explora a matéria subterrânea enquanto espaço de escuta, de resistência, capaz de trazer à luz um outro futuro possível; Zia Soares performa “Coro dos Assombrados”, um texto de Djaimilia Pereira de Almeida que reflete sobre o silenciamento a partir da potência política da voz e do grito; Tiago Cadete, com a instalação sonora “Concerto”, confronta-nos com 20 colunas de som apontadas na nossa direção, uma orquestra de 30 vozes de pessoas migrantes que o artista entrevistou e que revelam processos migratórios e da história colonial; em paralelo às ações performativas no espaço público, Héctor Zamora apresenta-nos aqui e no Reservatório da Patriarcal (Lisboa), os tais conjuntos vigorosos de balões espelhados com palavras que encontraremos à venda nas ruas de Lisboa e Faro, agora numa espécie de cemitério de sonhos, de expectativas e desejos desfeitos, uma “Quimera” sem ar, entre a parede e o chão; por seu lado, a vídeo-performance de Rita GT, “Unearthing”, traz-nos o reconhecimento da história esquecida das mulheres que, no período colonial, eram obrigadas a emigrar junto dos seus maridos. Do lado de fora, os muros e as janelas da Fábrica da Cerveja são intervencionados pelo mais jovem artista desta edição da BoCA, João Melo / Glantosz, que com a sua pertinente irreverência questiona a sua própria representatividade e visibilidade, as margens que habita e que ilumina com a sua câmara fotográfica.

A Fábrica torna-se num espaço continuado de produção e reflexão do Presente Invisível. Contribuindo, para o mesmo fim, os debates, filmes e momentos de convívio criativo de A Noite das Ideias, uma parceria com o Instituto Francês de Portugal e no âmbito do programa MaisFrança, que irá refletir sobre fenómenos contemporâneos de proliferação, como é o caso do género, ou determinados por uma lógica do excesso, como é o caso da aceleração e velocidade. Com curadoria de António Guerreiro, esta noite de reflexão crítica junta Sinziana Ravini, P. Feijó, Cláudia Varejão, Laurent de Sutter, Jerôme Lèbre e Carla Baptista, após conferência-performance de Paul B. Preciado.

 

 

>> PROGRAMA COMPLETO




Outros artigos:

2024-07-16


Ciclo Imagens de Pensamento: Conferência Corpo rebelde, corpo vulnerável, de Stefania Fantauzzi | 25 Jul, Sismógrafo, Porto
 

2024-06-17


Semana Acesso Cultura 2024 | 17 a 23 Junho, Lisboa
 

2024-05-30


InArt – Community Arts Festival | 30 Mai - 29 Jun, Lisboa
 

2024-05-18


ARCOlisboa 2024 | 23 a 26 Maio, Cordoaria Nacional, Lisboa
 

2024-04-23


8.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança | 23 Abr - 5 Mai, Porto, Matosinhos e Gaia
 

2024-03-30


Ciclo Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril | 18 a 21 Abr, Cine-Teatro Turim e Cinema Fernando Lopes, Lisboa
 

2024-03-19


Transcinema Comum #01. Ciclo de cinema e lançamento do colectivo de Cinema Expandido | 22, 23, 24 março, Casa do Comum e Ler Devagar, Lisboa
 

2024-03-02


Ciclo Corpos Políticos: O corpo fora da norma nas artes performativas | 4–16 Mar, Culturgest, Lisboa
 

2024-02-20


Ciclo de seminários e Workshop Intimidades públicas, Performance, performatividades e hibridismo | 23 Fev a 19 Abr, Online
 

2024-02-12


Programa Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões | 16 Fev a 24 Mai, Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Porto
 

2024-01-30


13ª edição GUIdance | 1 a 10 Fev, Vários locais, Guimarães
 

2024-01-22


Ciclo de conferências Aqui, No Universo | 30 Jan a 30 Abr, Culturgest, Lisboa
 

2024-01-16


18º edição Festival Lisboa Mistura | 20 e 21 Jan, Capitólio, Lisboa
 

2024-01-09


Idiota, performance de Marlene Monteiro Freitas | 9 e 10 Jan, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2024-01-04


Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos | 5-7 Jan, Cinema São Jorge, Lisboa
 

2023-11-24


15.ª edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival | 9 Nov - 15 Dez, Vários locais, Lisboa
 

2023-11-13


A Visita e Um Jardim Secreto (2022), de Irene M. Borrego | Estreia 16 Nov, Cinemas Portugueses
 

2023-11-08


Instalação Side Trip, de Chim↑Pom from Smappa!Group | 11 a 19 Nov, Azinhaga dos Alfinetes, Marvila, Lisboa
 

2023-10-30


Dança não dança – arqueologias da nova dança em Portugal. (Re)performances, filmes e conversas | 30 out 2023 – 04 fev 2024, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
 

2023-10-22


6ª edição Drawing Room Lisboa | 25 a 29 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
 

2023-10-05


12ª edição Festival Materiais Diversos | 5 a 15 Out, Alcanena e Minde
 

2023-09-18


19.ª edição Circular Festival de Artes Performativas | 22 a 30 Set, Vila do Conde
 

2023-09-13


33ª edição Encontros da Imagem | 15 Set a 28 Out, Braga, Porto, Guimarães e Barcelos
 

2023-08-29


4.ª edição da BoCA - Biennial of Contemporary Arts | 2 Set a 15 Out, Lisboa e Faro
 

2023-08-21


15ª edição FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa | 22 a 27 Ago, Vários locais, Lisboa
 

2023-08-12


4ª edição Operafest Lisboa 2023 | 18 Ago a 9 Set, Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga
 

2023-07-21


45ª edição Festival Citemor | 21 Jul a 12 Ago, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e Coimbra
 

2023-07-08


31ª edição Curtas Vila do Conde | 8 a 16 Jul, vários locais em Vila do Conde
 

2023-07-03


Histórias do Cinema : P. Adams Sitney - Sexo e Espiritualidade na História do Cinema | 3 a 7 Jul, Cinemateca Portuguesa
 

2023-06-26


Semana Internacional Pensar e Celebrar a Festa: Party Studies | 3 a 8 Jul, Escola das Artes, Serralves, Passos Manuel e Cinema Batalha, no Porto
 

2023-06-17


1ª Edição DUSK Festival de Arte contemporânea | 18 e 21 Jun, Alentejo e Algarve
 

2023-06-12


Ciclo de cinema Lançaram-se ao assalto do céu, por Luciana Fina | 14 Jun a 5 Jul, ZDB
 

2023-06-01


35ª edição Festivais Gil Vicente | 1 a 10 Jun, CCVF e CIAJG, Guimarães
 

2023-05-24


ARCOlisboa 2023 - Feira Internacional de Arte Contemporânea | 25 a 28 Maio, Cordoaria Nacional, Lisboa
 

2023-05-17


Exposição Gris, Vide, Cris, de Rui Chafes e Alberto Giacometti | 18 Mai a 18 Set, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2023-05-04


4ª edição Cumplicidades – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 8 a 21 Maio, Vários locais
 

2023-04-25


3ª edição TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada | 29 Abr - 14 Mai, Almada
 

2023-04-10


7.ª edição DDD – Festival Dias da Dança 2023 | 18 a 30 Abr, Porto, Matosinhos e Gaia
 

2023-03-31


Festival Abril Dança Coimbra | 1 a 30 Abr, Vários locais, Coimbra
 

2023-03-21


Para o Gil - Programa de homenagem a Gil Mendo | 23-25 Mar, Culturgest, Lisboa
 

2023-03-13


Conferência-performance Olha o dia de ontem chegando - Samba: guardião da memória, de Luca Argel | 16 Mar, Escola das Artes da Universidade Católica, Porto
 

2023-03-06


2ª edição Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano | 7-12 Mar, Cinema São Jorge e FBAUL, Lisboa
 

2023-02-25


Congresso Nikias Skapinakis | 1-2 Mar 2023, MNAC e FBAUL
 

2023-01-30


12º GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea | 2-11 Fev, Guimarães
 

2023-01-23


S/título #8, por auéééu e Fernando Roussado | 27-29 Jan, TBA - Teatro do Bairro Alto, Lisboa 
 

2023-01-17


Performance Reflection de Davis Freeman | 19-26 Jan, Galerias do Museu de Serralves, Porto
 

2023-01-03


Ciclo Jean-Luc Godard, para Sempre | 4 a 17 Jan, Cinemateca Portuguesa, Lisboa
 

2022-12-27


Livro Confins, de Enric Vives-Rubio | Edição de autor
 

2022-12-20


Ciclo de Exposições e Conversas O Desenho como Pensamento - 2ª edição | 14 Jan a 30 Set 2023, Águeda, Albergaria-a-Velha e Aveiro
 

2022-12-07


Livro Ph.10 António Júlio Duarte | Apresentação 16 Dez, Biblioteca da Imprensa Nacional, Lisboa
 

2022-11-15


14º InShadow – Lisbon Screendance Festival | 15 Nov a 15 Dez, Vários locais, Lisboa
 

2022-11-07


BF22 Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira | 12 Nov 2022 a 26 Fev 2023, Vários locais, Vila Franca de Xira
 

2022-10-31


Festa Criola | 2 a 5 Nov, vários locais em Lisboa
 

2022-10-24


5ª edição - Drawing Room Lisboa 2022 | 26 a 30 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
 

2022-10-18


33ª edição do Amadora BD | 20 a 30 Out, vários locais na Amadora
 

2022-10-05


Temps d'Images - Momento II | 8 Out a 6 Nov, Lisboa
 

2022-09-15


3º Linha de Fuga - Festival e Laboratório Internacional de Artes Performativas | 16 Set - 9 Out, Coimbra
 

2022-09-06


18.º Circular Festival de Artes Performativas | 17 a 24 Set, Vila do Conde
 

2022-08-22


14ª edição FUSO - Festival Internacional de Videoarte de Lisboa | 23-28 Ago, jardins e claustros dos museus de Lisboa
 

2022-08-17


3ª edição do OPERAFEST LISBOA 2022 | 19 Ago - 10 Set, Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga
 

2022-07-28


Citemor - 44º Festival de Montemor-o-Velho | 28 Jul - 13 Ago, Montemor-o-Velho, Coimbra e Figueira da Foz
 

2022-07-16


AR - 6ª Festival de Cinema Argentino | 21-24 Jul, Cinema Trindade, Porto
 

2022-07-05


30º Festival Internacional Curtas Vila do Conde | 9 a 17 Jul 2022, Vila do Conde
 

2022-06-14


Um Corpo que Dança - Ballet Gulbenkian 1965 - 2005, de Marco Martins | Nos cinemas a partir de 16 de junho
 

2022-05-31


34ª edição Festivais Gil Vicente | 2 a 11 Jun, CCVF e CIAJG, Guimarães
 

2022-05-21


Pacto: projecto colectivo de Susana Mendes Silva com curadoria de Filipa Oliveira | Momento I. Laboratório, 21 Maio -17 Junho, Almada
 

2022-05-17


JUSTLX - Feira de Arte Contemporânea de Lisboa | 19 a 22 Maio, Centro de Congressos de Lisboa
 

2022-04-29


LAAF - Lisbon Art and Antiques Fair'22 | 30 Abr a 8 Mai, Cordoaria Nacional, Lisboa
 

2022-04-14


Festival Política: exposições de Pauliana Valente Pimentel, Viton Araújo e Diego Tórgo | 21 a 24 Abr, Cinema São Jorge, Lisboa
 

2022-04-08


AIRES Uma performance em três actos, Ciclo Sound and Future - Four Tools to Unblock the Present | 9 de Abril 18h, Plataforma Revólver, Lisboa
 

2022-03-12


Ciclo de Conferências Políticas da Estética: O Futuro do Sensível | Curadoria e Moderação: Jacinto Lageira, 17 Mar a 27 Out, CCB, Lisboa
 

2022-03-08


Exposição Traverser la nuit. Obras da Coleção Antoine de Galbert | 12 Mar a 29 Ago, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
 

2022-02-21


Festival Hans Otte : Sound of Sounds | 3 Março a 8 Abril, Teatro Viriato, Viseu.
 

2022-02-16


Fim de Semana Inquieto | 19 e 20 Fev, Casa da Arquitectura, Porto
 

2022-01-30


11ª edição GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea | 3-12 Fev, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
 

2022-01-19


Ciclo de Cinema 'Cineclube Campo Aberto' | 21 Jan - 27 Jun, Brotéria, Lisboa
 

2021-11-22


Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra / Meia-Noite. Parte 1 | 27 Nov 2021 a 15 Jan 2022, Sala da Cidade, Coimbra
 

2021-11-09


13.ª edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival | 15 Nov a 15 Dez, Vários locais, Lisboa
 

2021-11-01


Congresso internacional Na escalada do desejo — Julião Sarmento (1948-2021) | 4 a 6 NOV, MNAC e FBAUL, Lisboa
 

2021-10-27


4ª edição da Drawing Room Lisboa | 27 a 31 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
 

2021-09-29


Fracture Empire, de Samson Kambalu | 2 Out 2021 - 6 Fev 2022, Culturgest, Lisboa
 

2021-09-13


17ª edição do Circular Festival de Artes Performativas | 18 - 25 Set 2021, Vila do Conde
 

2021-08-17


2ª Edição Operafest Lisboa | 20 Ago a 11 Set, Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
 

2021-08-09


AR - 6° Festival de Cinema Argentino | 12 a 18 Agosto 2021, Cinema Ideal, Lisboa
 

2021-07-27


Ciclo Por uma canção | 2 a 21 Agosto, Cinemateca Portuguesa - Esplanada 39 Degraus
 

2021-07-15


29º Festival Curtas Vila do Conde | 16 a 25 de julho, Vila do Conde
 

2021-06-14


Ciclo Palavra, Ferro e Fogo - conversa de Rosa Maria Martelo com Rui Chafes | 14 Jun, 18h, Escola das Artes da Universidade Católica do Porto
 

2021-05-28


VOARTE – Dias de Dança, Cinema e Comunidade | 1 a 5 Jun, Teatro do Bairro, Lisboa
 

2021-05-10


19ª edição Temps d’Images - Momento I | 12 Mai - 6 Jun, Lisboa
 

2021-04-24


DIA DA LIBERDADE / DIA DO TRABALHADOR | 25 Abr - 29 Mai, MIRA, Porto
 

2021-03-23


Itinerários sonoros na performance art: processos de criação e recriação artística | 7-21 Abril, Seminário online, CITCEM
 

2021-02-12


Retrospetiva e conversa com Jonathan Meades | Garagem Sul - ONLINE
 

2021-01-15


18.ª edição KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 21-27 Jan, Online (Filmin.pt)
 

2021-01-01


Homem-agem, uma produção Bestiário | 7-10 Jan, Escola de Mulheres – Clube Estefânia, Lisboa
 

2020-12-11


Windows, de José Capela | 11 Dez 2020 a 28 Fev 2021, MNAA — Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
 

2020-12-02


Zona Fronteiriça, de Camila Lobos Díaz | 10 - 20 Dez, Carpintarias de São Lázaro, Lisboa
 

2020-11-19


Festival Porto/Post/Doc | 20 - 29 Nov, vários locais, Porto
 

2020-11-01


11ª Abertura de Ateliês de Artistas | 6, 7 e 8 Nov, vários locais, Lisboa
 

2020-10-21


FOCO MARLENE MONTEIRO FREITAS + Abertura, Impureza, Intensidade. Olhares em torno da obra de Marlene Monteiro Freitas | 21 a 30 Out, Teatro Municipal do Porto
 

2020-10-14


3ª edição Drawing Room Lisboa | 14 a 18 Outubro | Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa
 

2020-09-25


A Exposição Invisível | 26 Set 2020 a 10 Jan 2021, Culturgest, Lisboa
 

2020-09-15


Festa. Fúria. Femina. – Obras da Coleção FLAD. | 22 Set 2020 a 25 Jan 2021, Central Tejo, Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
 

2020-09-11


O Museu como Performance - 6ª edição | 12 - 13 Set, vários locais da Fundação de Serralves
 

2020-09-07


Film sanatorium “Doc’s Kingdom” - ou uma modesta celebração à la corona-vírus do 20º aniversário | 7 Set, 18h, Cinemateca Portuguesa
 

2020-08-26


FUSO - Anual de Videoarte Internacional de Lisboa | 27 a 30 Agosto, edição online
 

2020-07-22


O Teatro e a Peste - Um projeto de John Romão em colaboração com Salomé Lamas | 31 Jul até 16 Ago, em streaming a partir de diversos teatros
 

2020-06-12


Nada ficou no lugar, e agora? - ciclo de conversas online sobre o futuro das artes performativas | 18 Jun >16 Jul, Teatro Municipal do Porto
 

2020-03-22


Google Arts & Culture: Pausa num estado de potencial e eterno PLAY!
 

2020-03-01


Ciclo de Cinema ARTHUR JAFA: THE DARK MATTER OF BLACK CINEMA - 1ª Parte MADE IN AMERICA / MAKING AMERICA | 1 a 22 Mar, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Porto
 

2020-02-24


40ª Edição Fantasporto 2020 - Festival Internacional de Cinema | 25 Fev — 8 Mar, Porto
 

2020-02-18


Cattivo – da boca para fora, instalação de Marlene Monteiro Freitas | 18 a 23 Fev, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa
 

2020-02-04


10ª edição GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea | 6 a 16 fevereiro, Guimarães
 

2020-01-23


17.ª KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 29 Jan a 5 Fev, Cinema São Jorge, Lisboa
 

2020-01-08


Anarquismos e Habrás de ir a la guerra que empieza hoy, de Pablo Fidalgo | 9 a 18 Jan, Teatro do Bairro Alto, Lisboa
 

2019-11-12


11ª edição InShadow – Lisbon ScreenDance Festival | 12 Nov a 18 Dez, Lisboa
 

2019-10-29


O Fio Invisível: Arte Contemporânea Portugal – Macau, China | 30 Out 2019 a 20 Jan 2020, UCCLA, Lisboa
 

2019-10-24


Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada - 30ª edição | 24 Out a 3 Nov, Fórum Luís de Camões, Amadora
 

2019-10-09


2a Edição Drawing Room Lisboa | 10 a 13 Outubro, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2019-09-10


13.ª edição MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror | 10-15 Set, Cinema S. Jorge, Lisboa
 

2019-09-06


Exposição Indústria, Arte e Letras. 250 Anos da Imprensa Nacional | 6 Set - 24 Nov, Picadeiro Real do Antigo Colégio dos Nobres, Lisboa
 

2019-06-28


Blank, de Irma Blank | 29 Jun a 8 Set, Culturgest
 

2019-06-17


AR - Festival de Cinema Argentino | 5ª edição: 20-23 Jun, Cinema São Jorge Lisboa + 1ª edição: 28-30 de Jun, Cinema Trindade, Porto
 

2019-06-03


Fernando Lemos – exposições e eventos | 4, 5, 6 Junho, vários locais, Lisboa
 

2019-05-27


Artavazd Pelechian - retrospetiva integral e masterclass | 27-31 Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2019-04-19


DDD – Festival Dias da Dança 2019 | 24 Abr - 12 Mai, Porto, Matosinhos, Gaia
 

2019-04-10


Constelações: uma coreografia de gestos mínimos, Curadoria de Ana Rito & Hugo Barata | Inauguração 10 de Abril, 19h, Museu Colecção Berardo, Lisboa
 

2019-03-09


Lançamento do livro Atlantica: Contemporary art from Angola and its diaspora, Hangar Books | 9 Março, 16h-2h, MAAT & Espaço Espelho d’Água
 

2019-02-12


Retrospectiva "O Cinema de Michael Snow" | 16 a 28 Fev, Cinemateca
 

2019-02-06


9ª edição GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea | 7 a 17 Fev, Guimarães
 

2019-01-08


7ª edição - Encontros para Além da História | 12 e 13 Jan, CIAJG
 

2018-12-04


Field Works - Triangle Network 7ª Edição | 2 a 16 Dez, Hangar
 

2018-11-27


Parallel Review Lisboa | 28 Nov - 16 de Dez, Campo de Santa Clara, Lisboa
 

2018-11-14


LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, 12ª edição | 16 a 25 Nov, Lisboa e Sintra
 

2018-11-06


The New Art Fest | 9 a 30 Nov, Lisboa
 

2018-11-02


FIDANC - Festival Internacional de Dança Contemporânea pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora | 31 Out a 18 Nov
 

2018-10-22


LAB#1 – « For a Brave New Brussels » ARTISTIC VERSUS TECHNOCENTRIC APPROACHES TO SMART CITIES | 22 a 26 Out, MAAT, Lisboa
 

2018-10-10


1ª edição Drawing Room Lisboa | 10 a 14 Out, Sociedade Nacional de Belas Artes
 

2018-09-26


Festival Olhares do Mediterrâneo | 27 a 30 Set, Lisboa
 

2018-09-19


9a EDIÇÃO DO BAIRRO DAS ARTES | 20 Set, Lisboa
 

2018-09-13


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 14 a 22 Set, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa
 

2018-09-04


12ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 4 a 9 de Setembro
 

2018-08-27


FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 10.ª edição, 28 Ago > 2 Set
 

2018-08-14


Mostra Mulheres Cineastas Latino-Americanas | 7 de Agosto a 26 de Setembro no Sesc Vila Mariana
 

2018-07-16


Citemor — 40º Festival de Montemor-o-Velho | 19 Jul a 11 Ago, Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz
 

2018-07-02


Pieter Hugo, Between the Devil and the Deep Blue Sea - Entre a Espada e a Palavra | Inauguração 4 Jul, Museu Colecção Berardo
 

2018-05-29


Ciclo de Cinema PRIMAVERA TARDIA — (RE) VISITAÇÃO DO CINEMA JAPONÊS Da modernidade dos clássicos ao classicismo dos modernos | 31 Maio > 11 de Julho, Espaço Nimas, Lisboa
 

2018-05-24


18ª edição da Feira do Livro de Lisboa | 25 de maio a 13 de junho no Parque Eduardo VII
 

2018-05-07


24 IMAGENS – CINEMA E FOTOGRAFIA (I) | 7 a 30 de Maio, Cinemateca Portuguesa
 

2018-05-03


18.ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas l 3 a 20 de Maio, Lisboa
 

2018-04-23


15ª edição do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema | 26 de Abril a 6 de Maio
 

2018-04-16


Ciclo de Encontros O que é O Arquivo? - 2º Laboratório | 18, 19 e 20 Abril, Cinemateca Portuguesa
 

2018-04-09


8.ª edição Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra | 11 a 18 Abril, Sintra e Lisboa
 

2018-04-04


Encontro Silencioso (2017) de Miguel Clara Vasconcelos | Estreia 5 Abr, Cinemas
 

2018-03-25


11ª edição da Festa do Cinema Italiano | 4 a 12 Abril, Lisboa
 

2018-03-22


Conversa com Sammy Baloji e Filip de Boeck | Urban Realignments: Ethnographic and Artistic Ventures into Congo’s Cityscapes | Hangar | 24 de Março
 

2018-03-15


Lançamento Electra, revista da Fundação EDP | 17 Mar, 17h, MAAT
 

2018-03-07


CUMPLICIDADES´18 - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa | 10 a 16 de Março
 

2018-02-28


X6 - Experiments for a non submissive body, de Túlio Rosa | 2 e 3 Março, 21h30, Rua das Gaivotas 6, Lisboa
 

2018-02-20


ARCOmadrid 2018 | 21 a 25 Fev, Feira de Madrid
 

2018-02-12


Fernando Lemos – «como, não é retrato?», antestreia do filme de Jorge Silva Melo | 15 Fev, 18h30, Fundação Calouste Gulbenkian
 

2018-02-06


Conversa sobre “Desobediência Epistémica”: Bonaventure Ndikung e Paul Goodwin | 
10 Fev, 18h, MAAT
 

2018-01-25


Pedro Cabral Santo apresenta Endless no Centro Cultural Vila Flor | 27 Janeiro, às 18h
 

2018-01-14


Ciclo de conversas Em Montagem: José Costa | 19 Jan, 21h30, Appleton Square
 

2018-01-10


Emily Wardill na Galeria Quadrum | 12 Jan, 17h-18h
 

2017-12-13


Estreia Nacional: Yvonne Rainer em Serralves | 16 e 17 de Dezembro
 

2017-11-23


Ciclo A Gulbenkian e o Cinema Português | 25 Nov a 3 Dez, Gulbenkian
 

2017-11-14


PLATAFORMA REVÓLVER | Inauguração: 16 Nov, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-11-02


FÓRUM DO FUTURO | 5 a 11 de Novembro, vários locais no Porto
 

2017-10-24


IV MOSTRA DE CINEMA OLHARES SOBRE ANGOLA | 25 e 26 de Outubro, HANGAR
 

2017-10-16


4.º Colóquio A DANÇA NA ARTE: PERSPETIVAS ESTÉTICAS, HISTÓRIA E ESTÓRIAS DA DANÇA NO CONTEXTO CRIATIVO DA MODERNIDADE (SÉC. XVI-XVIII) E CONTEMPORANEIDADE (XIX-XXI) | 21 Out, Escola Artística​ d
 

2017-10-10


METABOLIC RIFTS I | 14 Out, 14h30, Auditório de Serralves
 

2017-10-02


18ª edição Festa do Cinema Francês | 5 Out > 12 Nov, Vários locais
 

2017-09-25


Festival Silêncio | 28 Set > 1 Out, Zona do Cais do Sodré
 

2017-09-19


Plataforma Revólver - Novo ciclo de exposições | Inauguração: 21 Set, 22h, Edifício Transboavista, Lisboa
 

2017-09-11


Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer | 15 a 23 de setembro, Cinema São Jorge
 

2017-08-29


VICENTE´17, Do silêncio dos Corvos, Animal Vicente | Inauguração: 2 Set - 18h, Ermida Nossa Senhora da Conceição em Belém, Lisboa
 

2017-08-21


FUSO 2017 - ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA, 22 a 27 Agosto
 

2017-07-12


XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 15 Jul a 16 Set, Vila Nova de Cerveira
 

2017-06-28


AR - 3° Festival de Cinema Argentino | 30 Jun > 9 Jul, Lisboa
 

2017-06-19


4ª edição da Semana Acesso Cultura | 19 > 25 Jun, Lisboa
 

2017-06-14


UNDERSCORE - Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo | 13 a 17 de Jun, Lisboa
 

2017-06-06


InArt - Abertura oficial: Concerto e Performance | 6 a 11 Jun, Teatro São Luiz
 

2017-05-31


Seminário InArt - Intersecção de Experiências Práticas e Teóricas na Arte Participativa | 2 Jun, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-05-23


Ciclo de Conferências da exposição O mais profundo é a pele | 27 Mai, 18h30, Palácio Pombal, Lisboa
 

2017-05-17


ARCOlisboa 2017 | 18 a 21 de maio, Cordoaria Nacional
 

2017-05-03


IndieLisboa 2017 | 3 a 14 Maio
 

2017-04-28


“A Desmontagem” da exposição de Los Carpinteros | 1 Maio, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-18


Lançamento do Catálogo LOS CARPINTEROS | 21 Abril, Carpintarias de São Lázaro
 

2017-04-10


Projecto P! Performance na Esfera Pública | 10>14 Abr, Lisboa
 

2017-04-05


documenta 14 | 8 Abr, Atenas
 

2017-03-28


Terra Incógnita, de Inez Teixeira | Inaugura 30 de Março, 18h30, Fundação Portuguesa das Comunicações
 

2017-03-20


Ciclo de encontros O que é o Arquivo? | 23 a 25 de Março, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-03-15


BoCA – Biennial of Contemporary Arts | Abertura 17 Mar, Lisboa e Porto
 

2017-03-07


Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra | Inauguração 7 Mar, Biblioteca de Serralves
 

2017-02-28


Conferência Curatorial Practices at Moderna Museet, Stockholm, Sweden, 1956-2016 Curators, Collections, Exhibitions and Architecture | 8 Mar, 18h, FCSH
 

2017-02-21


ARCOmadrid 2017 | 22-26 Fev, Madrid
 

2017-02-14


Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra | 16>19 Fev, Centro Cultural Olga Cadaval
 

2017-02-08


"Visão Yanomami" de Claudia Andujar | 11 Fev 17h, Arquivo Municipal de Lisboa - Fotográfico
 

2017-01-31


José de Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno | 3 Fev>5 Jun, Museu Calouste Gulbenkian
 

2017-01-24


1º ciclo expositivo de 2017 | 28 Jan, Centro Internacional das Artes José de Guimarães
 

2017-01-17


14.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 19 Jan-3 Fev
 

2017-01-09


ROI SOLEIL, Performance e exposição individual | 13 Jan, Galeria Graça Brandão
 

2017-01-04


Este Lugar Lembra-te Algum Sítio? | Inauguração 7 Jan, Círculo Sereia, Coimbra
 

2016-12-20


The Legendary Tigerman, Fuck Christmas Baby, I got the Blues | 23 e 25 Dez
 

2016-12-14


Seminário Harun Farocki e a Visualidade Pós-Media – Entre a Percepção Sintética e a Neocibernética | 14, 15 e 16 Dez, FBAUL
 

2016-12-06


RED AFRICA - Things Fall Apart, na Galeria Avenida da Índia | Inauguração: 7 de Dezembro, 19h
 

2016-11-23


Estética, Propaganda e Utopia no Portugal de António Ferro | Inauguração: 26 Nov, Livraria Sá da Costa
 

2016-11-15


From A to C; This Being B | Inauguração: 17 Nov, Manchester
 

2016-11-07


Miguel Branco em Paris - 2 exposições | Inauguração 8 Nov
 

2016-10-31


ESTÓRIAS: PORTUGAL-ÁFRICA - Natureza Morta. Visages d’une Dictature, de Susana de Sousa Dias | 1 Nov, CAPC
 

2016-10-25


14ª edição do Festival Temps d´Image - 27 Out > 10 Dez, Lisboa
 

2016-10-18


14ª edição Doclisboa – Festival Internacional de Cinema | 20 a 30 Out
 

2016-10-11


7.ª edição da «Abertura de Ateliês de Artistas» | 14>16 Out, Lisboa
 

2016-10-03


MAAT - inauguração do novo edifício | 5 Out
 

2016-09-20


26ª edição Encontros da Imagem | 20 Set>5 Nov
 

2016-09-13


Queer Lisboa 20 – Festival Internacional de Cinema Queer | 16>24 Set
 

2016-08-30


MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa | 1>11 Set
 

2016-08-23


8ª edição de FUSO – Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa | 23>28 Ago
 

2016-08-03


CITEMOR: Festival de Montemor-o-Velho arranca a 5 de Agosto em Coimbra
 

2016-07-14


Estudos para um céu, de Michael Biberstein | 16 Jul, FASVS
 

2016-07-05


Eu não evoluo, viajo, retrospectiva de José Escada | Inauguração: 8 Jul, 18h30, Museu Calouste Gulbenkian
 

2016-06-29


MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia | Apresentação e inauguração de 4 exposições, 29 Jun - 19h
 

2016-06-21


Loveable, de Plataforma285 | 24>28 Jun, Culturgest
 

2016-06-15


Dragon´s Lair, de Pedro Cabral Santo | 18 Jun, Travessa da Ermida
 

2016-05-30


PHotoEspaña 2016 | 1 Jun>28 Ago
 

2016-05-24


ARCOlisboa | 26-29 Maio, Cordoaria Nacional
 

2016-05-18


NOVO BANCO Photo 2016 - Inauguração: 18 Mai, 19h, Museu Colecção Berardo
 

2016-05-17


A saltar do livro. Livros Pop-Up | Inauguração: 17 Mai, 18h30. Biblioteca Nacional de Portugal
 

2016-05-03


Não te faltará a distância. Uma exposição em quatro passos - Rui Chafes | 5 Mai > 1 Jul, Igreja de São Cristóvão
 

2016-04-27


Gala de Jérôme Bel | Teatro Maria Matos | 27 a 29 de Abril, às 21h30
 

2016-04-25


Maxamba, de Suzanne Barnard e Sofia Borges | Indie Lisboa 2016: 30 Abr
 

2016-04-22


You disappeared in complete silence, de Christiane Peschek / Inauguração: 22 Abr, 19h
 

2016-04-12


Inquéritos ao Território: Paisagem e Povoamento | Museu Nacional de Etnologia, 14 Abr>16Out, 2016
 

2016-04-05


Um apartamento à Estrela - Mobiliário de Miguel Jacobetty | Inauguração 7 Abr, Galeria Bessa Pereira
 

2016-03-28


preso por ter cão / preso por não ter | Conferências, 1>29 Abr, fundação carmona e costa
 

2016-03-16


Michael Clark Company, 19 e 20 Mar, Casa de Serralves
 

2016-03-08


FACA 2016 - Festa de Antropologia Cinema e Arte, 10>12 Março
 

2016-03-01


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 4>19 Mar
 

2016-02-23


ARCOmadrid 2016 Edição | 24-28 Fev
 

2016-02-18


veículo de intimidade – hoje Programação especial Ernesto de Sousa | 19 e 20 Fev, Museu Colecção Berardo
 

2016-01-26


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã | 27 Jan > 4 Fev
 

2016-01-12


JOSÉ OITICICA FILHO - Retrospectiva, 16 Jan > 12 Mar, Galeria Índica, Rio de Janeiro
 

2016-01-06


A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA LUÍS, de Miguel Bonneville | 8>10 Jan, Teatro Taborda
 

2015-12-16


GENTILEZA DE UM GIGANTE, de Gustavo Ciríaco | 18 > 19 de Dez
 

2015-12-08


4ª Edição dos Encontros para Além da História | 10 > 12 Dez
 

2015-11-30


Festival Porto/Post/Doc | 1 a 8 de Dezembro, Porto
 

2015-11-23


6ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa - Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, 27 a 29 Nov
 

2015-11-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 18 Nov
 

2015-10-28


Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra | 31 Out > 29 Nov
 

2015-10-21


Interregnum, de Stan Douglas | Inauguração: 21 Out, 19h
 

2015-10-13


HELENA ALMEIDA: A MINHA OBRA É O MEU CORPO, O MEU CORPO É A MINHA OBRA | Inauguração: 16 OUT 22h, Serralves
 

2015-10-07


16ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS | 8 Out > 29 Nov
 

2015-09-29


Festival Internacional Filmes sobre Arte em Portugal | ZDB, 1>4 Out
 

2015-09-22


Festival Internacional de Fotografia Encontros da Imagem 2015 | 23 Set a 1 Nov
 

2015-09-16


Novas exposições na Plataforma Revólver | Inauguração 17 Set
 

2015-09-09


Disorder, Caio Reisewitz | 9 Set>31 Out, Maison Européenne de la Photographie
 

2015-08-24


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA | 25 AGO > 30 AGO
 

2015-07-14


XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira - 18 Jul > 19 Set
 

2015-07-06


Colecção Jardins da Vitória | Inauguração 8 de Julho
 

2015-06-30


Festival Silêncio, 2>5 de Julho, Cais do Sodré
 

2015-06-22


Colóquio O QUE É A ARTE? | 26 de Jun
 

2015-06-16


ART BASEL | 16 a 21 Jun
 

2015-06-02


MARLENE DUMAS - 31 Mai > 6 Set | Fundação Beyeler, Suiça
 

2015-05-25


28 DE MAIO, NOVAS EXPOSIÇÕES NA PLATAFORMA REVÓLVER
 

2015-05-18


Inauguração: HANGAR, Centro de Investigação Artística – 22 Maio
 

2015-05-12


AR - Festival de Cinema Argentino | 14 a 17 de Maio, Cinema S. Jorge
 

2015-05-05


GENDER TROUBLE, Performance, Performatividade e Política de Género | 5 Maio a 24 Junho
 

2015-04-27


Tesouros da Fotografia Portuguesa do Século XIX, Museu do Chiado
 

2015-04-20


Art Brussels | 24 a 27 de Abril, Bruxelas
 

2015-04-14


POGO: A Oeste nada de novo | 15 a 18 Abr, Caldas da Rainha
 

2015-04-06


O Homem que Emprestava Sorrisos, de António Saragoça | 10 a 24 de Abril, Pickpocket Gallery
 

2015-03-30


Coleção Design Português - 8 volumes
 

2015-03-23


OS CINEMAS DAS INDEPENDÊNCIAS AFRICANAS - 25 e 26 Mar, FLUL
 

2015-03-16


IMAGENS MIGRATÓRIAS #2 - BENJAMIN VERDONCK | Rivoli, Porto, 21 Mar
 

2015-03-10


CUMPLICIDADES - Festival Internacional Dança Contemporânea de Lisboa, 13>29 Mar
 

2015-03-02


You Love Me, You Love Me Not - Arte contemporânea na Coleção Sindika Dokolo, 5 Mar a 10 Mai, Porto
 

2015-02-25


ARCOmadrid 2015 - 25 Fev a 1 Mar
 

2015-02-24


Lançamento do livro Pogo - um ajuste de contas com o futuro, 24 de Fev, Livraria Ler Devagar
 

2015-02-17


A TECEDURA DO CAOS, de Tânia Carvalho - TAGV e Teatro Maria Matos
 

2015-02-09


Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, 12>15 Fev
 

2015-02-03


Lançamento: partir por todos os dias, de José Maçãs de Carvalho - Ler Devagar
 

2015-01-26


Como se pronuncia design em português? - Exposição MUDE
 

2015-01-19


KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ, Lisboa, Porto e Coimbra
 

2015-01-13


O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL - Hospital Júlio de Matos
 

2015-01-05


O QUE É A ARTE? 2.ª EDIÇÃO - Museu Coleção Berardo
 

2014-12-30


ÁJAX POR EXEMPLO e outros textos de Heiner Müller - Teatro da Politécnica
 

2014-12-22


Mr. Turner, de Mike Leigh - Estreia 25 de Dezembro
 

2014-12-15


Ro.ger, de Carlota Lagido - Teatro da Politécnica
 

2014-12-09


Uma Noite na Praia, de São José Correia - Estreia 11 Dezembro
 

2014-12-02


InShadow - 6.0 Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias - Lisboa
 

2014-11-24


Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAVerão 2015
 

2014-11-17


FESTA DO CINEMA ROMENO - Culturgest
 

2014-11-11


GALERIA DAS SALGADEIRAS: INAUGURAÇÃO DO NOVO ESPAÇO
 

2014-11-04


Lisbon & Estoril Film Festival | 7 e 16 de Novembro
 

2014-10-27


O GRANDE KILAPY DE ZÉZÉ GAMBOA - ESTREIA CINEMA CITY ALVALADE
 

2014-10-20


I CONGRESSO INTERNACIONAL ARTE E GÉNERO? | 22 a 24 Out
 

2014-10-13


Abertura dos Ateliês de Artistas (AAA) - 5ª Edição
 

2014-10-06


NA SUPERFÍCIE: FOTOGRAFIA E ARQUITECTURA, ATRAVESSANDO FRONTEIRAS E DESLOCANDO LIMITES
 

2014-09-30


PRÓXIMOS LANÇAMENTOS DA DAFNE EDITORA - PORTO
 

2014-09-23


CIRCULAR FESTIVAL DE ARTES PERFORMATIVAS - 10ª EDIÇÃO, VILA DO CONDE
 

2014-09-15


ART EDIFÍCIO TRANSBOAVISTA APRESENTA SETE NOVAS EXPOSIÇÕES
 

2014-09-08


FESTIVAL TODOS – CAMINHADA DE CULTURAS, LISBOA
 

2014-09-02


31ª BIENAL DE SĀO PAULO
 

2014-08-25


FUSO – ANUAL DE VÍDEO ARTE INTERNACIONAL DE LISBOA
 

2014-08-18


Novas exposições no Inhotim | Brasil
 

2014-07-30


EDINBURGH FESTIVAL FRINGE - Edimburgo, Escócia
 

2014-07-22


O RESPEITO E A DISCIPLINA QUE A TODOS SE IMPÕE. MOBILIÁRIO PARA EDIFÍCIOS PÚBLICOS EM PORTUGAL (1934-1974) | MUDE
 

2014-07-15


Walk&Talk– Festival Internacional de Arte Pública dos Açores
 

2014-07-07


Est Art Fair – International Contemporary Art Fair | Centro de Congressos do Estoril
 

2014-07-03


Dissecção, de Alexandre Farto | Museu da Electricidade
 

2014-06-19


Manifesta 10 | São Petersburgo
 

2014-06-10


14ª Bienal Internacional de Arquitectura de Veneza
 

2014-06-02


Metropolitana - Temporada 2014-2015
 

2014-05-27


BES Photo: Délio Jasse, José Pedro Cortes e Letícia Ramos | Museu Colecção Berardo
 

2014-05-19


CHOICES Collectors Weekend - Palais de Beaux-Arts, Paris
 

2014-05-05


Revista Marte #5: Colóquio Os Processos da Arte
 

2014-04-22


IndieMovingImage - Indie Lisboa 2014
 

2014-04-15


Ângela Ferreira, Indépendance Cha Cha
 

2014-04-08


Jean Paul Gaultier no Barbican Centre
 

2014-03-31


A Visão Incorporada: Performance para a Câmara - MNAC
 

2014-03-26


GEORGES DIDI-HUBERMAN: Universidade de Coimbra e Museu de Serralves
 

2014-03-18


ARTISTA NA CIDADE: Forced Entertainment na Culturgest
 

2014-03-13


Ciclo Paulo Rocha e Fernando Lopes - Uma Espécie de Gémeos Diferentes
 

2014-03-03


FACA – Festa de Antropologia Cinema e Arte
 

2014-02-26


IN MEDIAS RES, de Luciana Fina - Cinemateca
 

2014-02-17


ARCO Madrid 2014 – Feira Internacional de Arte Contemporânea
 

2014-02-12


Sobre o trabalho da montagem em artistas que usam o filme - Culturgest
 

2014-02-05


Cabaret Vicente - São Luíz Teatro Municipal
 

2014-01-30


Carla Filipe – Museu Berardo
 

2014-01-24


Joan Fontecuberta – Maison Européenne de la Photographie
 

2014-01-09


Harvard na Gulbenkian – Pensar através do cinema
 

2013-11-28


EXD'13 - LOUNGING SPACE EM DESTAQUE
 

2013-10-25


DOCLISBOA’13
 

2013-10-01


CICLO DE CONFERÊNCIAS NOVAS PERSPETIVAS EM SERRALVES
 

2013-09-24


LISBON WEEK: EXPOSIÇÕES, CONCERTOS E PALESTRAS
 

2013-09-12


Doc’s Kingdom - Seminário Internacional sobre Cinema Documental
 

2013-08-27


Bienal Internacional de Curitiba
 

2013-08-05


“Corta Luz”, de Luiza Baldan - Pivô
 

2013-07-04


Três novas exposições em Serralves
 

2013-06-03


O Consumo Feliz: o século XX pelos “olhos” da publicidade
 

2013-05-07


EXD’13 - As novidades da 8ª edição
 

2013-05-04


'Thumbnails e Modelos' de Eduardo Batarda
 

2013-04-12


‘Fausto’, de Aleksandr Sokurov
 

2013-03-05


'Laurence para sempre', de Xavier Dolan
 

2013-02-05


Sobre Julião Sarmento
 

2013-01-28


'Freak Out' de Ricardo Angélico
 

2013-01-14


'Um chá para Alice'
 

2013-01-02


A imagem técnica e as suas crenças. A confiança visual na era digital
 

2012-12-11


‘Amor’, de Michael Haneke
 

2012-12-05


'César deve morrer', de Paolo e Vittorio Taviani
 

2012-11-26


10 anos de Baginski
 

2012-11-20


‘Poética da dança contemporânea’, de Laurence Louppe
 

2012-11-13


Riso: Uma exposição a sério
 

2012-10-29


Lisbon & Estoril Film Festival: e já lá vão seis anos...
 

2012-10-18


De Sensu et Sensato
 

2012-09-27


Hélio Oiticica – Museu é o Mundo
 

2012-09-26


Do real ao metafórico: assim é Verde
 

2012-09-25


Usura de Paulo Nozolino